Como criar um blog colaborativo?

A importância de um blog colaborativo

Sem dúvidas, ter um blog colaborativo é essencial para garantir a sua presença na web. Além disso, o blog tem o poder de fortalecer a sua marca e de transformar sua empresa em uma autoridade. Se você pretende desenvolver uma carreira faça um blog hoje mesmo.

Porque participar de um blog colaborativo?

Com um blog colaborativo, você mantém contato com seus clientes e os mesmos podem sugerir novas ideias e assuntos, é uma excelente troca de experiência que se transforma em uma ótima estratégia de marketing digital.

Este modelo de blog é uma tecnologia que está a favor do marketing digital, é uma solução para empresas e profissionais que buscam os melhores resultados do mercado de internet. Também, não devemos nos esquecer que a colaboração é uma tendência mundial que está atingindo todos os segmentos da economia.

A ideia de colaboração, abriu espaço para o consumo sustentável devido a troca de bens e de serviços entre os consumidores. Manter uma presença no marketing digital ajuda as empresas e profissionais que querem atender às exigências do mercado atual.

Para ter sucesso com blog, você deve fazer investimento em marketing de conteúdo, ou seja, é necessário criar estratégias de conteúdo que agreguem valor aos seus clientes para atraí-los de maneira espontânea e não por uma obrigação.

Guest post

Escrever como convidado(a) é uma prática antiga na internet, e está sendo mantida até hoje porque podemos encontrar bons resultados para empresas de vários segmentos. É possível ainda, conseguir guest post em grande escala.

Você pode criar conteúdos como convidado(a) para blogs de vários nichos, para quem possui produtos e serviços para oferecer esta é uma sugestão favorável para aumentar o tráfego de sua página de maneira orgânica. Abaixo, mostraremos alguns benefícios dessa prática famosa na web:

1- Alcance sua audiência

Você é capaz de escolher um dos veículos para ter um grande número de pessoas falando abertamente sobre sua marca, e um desses veículos é o guest post.

2- Seja uma autoridade

Ser uma autoridade na internet requer a construção de conteúdos de excelente qualidade, dessa forma, seus consumidores vão lembrar de sua empresa na hora de adquirir um produto ou serviço. Lembre-se, você tem que manter uma boa comunicação com seu público em todos seus canais.

Obtenha links para o seu site

Conseguir links para seu site também está incluído nas estratégias de blog colaborativo e de guest post. Dentro do SEO, esta é a melhor forma de garantir um bom posicionamento orgânico. Se o seu link for de ótima qualidade, é possível conquistar as melhores posições e utilizar as palavras-chave mais concorridas para a sua estratégia.

Hoje em dia, existem várias maneiras para criar links relevantes, não é recomendado a compra de links, pois, seu site não será reconhecido como uma autoridade e ainda pode ser penalizado. Para conseguir links, podemos oferecer algumas dicas abaixo:

  • Inclua recursos gratuitos para download;
  • Utilize técnicas de relações públicas;
  • Não esqueça dos infográficos;
  • Faça monitoramento de backlinks dos concorrentes.

Obter tráfego é uma tarefa árdua que necessita de empenho e você tem que tomar cuidado com técnicas de Black Hat que não são nada agradáveis para especialistas de SEO e para web designers que são comprometidos com a ética e as leis.

Como evitar punições no Google?

Para não correr o risco de ser penalizado, procure utilizar o calendário editorial e estudar sua persona, isso permite que você crie conteúdos direcionados para cada etapa do funil de maneira intuitiva e sempre utilizando o SEO com sabedoria.

Pessoas gostam de blogs corporativos educativos, que orientam os clientes para sua decisão de compra a respeito de um produto ou serviço. Atualmente, você tem à disposição diversas sugestões de conteúdo tanto para o blog, como para as redes sociais.

Você pode utilizar, por exemplo, landing pages para incentivar os clientes a realizarem algum download em suas páginas, ou deixar links disponíveis no decorrer do post para que o cliente possa saber mais sobre seu produto ou serviço.

Seja original quando for elaborar o conteúdo de seu blog colaborativo, tenha muito cuidado com plágios, sabemos que o Google está extremamente rígido e isso afeta inclusive as imagens. Você tem acesso a muitos bancos de imagens que proporcionam qualidade e profissionalismo, basta utilizar a criatividade.

Este tipo de blog deve ser sempre alimentado com bons conteúdos, e você pode variar conforme a necessidade de seu público-alvo, procure saber de sua audiência quais são os modelos de conteúdos que os mesmos têm interesse em ver em seu blog. Crie pesquisas com o Google Surveys para conhecer a opinião do público.

Quer saber mais sobre blogs?

Para conhecer um pouco mais sobre blogs colaborativos, e também sobre animes e demais temas, acompanhe os demais artigos de nosso blog e fique atualizado(a) com as notícias mais recentes do mercado de animação. Aqui na Pousada Nerd, você encontra sugestões de presentes de livros e outras literaturas para seu fim de semana.

Carinhosamente
Marcos Mariano

One thought on “Como criar um blog colaborativo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *