Como trabalhar e estudar na China


Tudo que você precisa saber antes de sair do Brasil rumo ao oriente

Muitas pessoas que pensam em estudar fora, escolhem a China como o local favorito dentre as opções de estudar no exterior. Mas por quê?

Bem, a China tem investido muito em educação nos últimos anos e desenvolveu parcerias com universidades do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Viver na China é definitivamente uma experiência única para qualquer estrangeiro, principalmente se ele é do Ocidente ou da América Latina.

Figura 1 - Crédito de imagem Pixabay - China/Buda
Figura 1 – Crédito de imagem Pixabay – China/Buda

A cultura e a culinária chinesa atraem muitos turistas, mas também existem outros aspectos positivos, como segurança e educação, que fazem com que muitos imigrantes busquem oportunidade neste país tão interessante.

Primeiro, vamos te explicar como morar na China

Ao contrário de muitos países, a China exige vistos e comprovações até para turistas. Para permanecer no país por mais de 30 dias os estrangeiros precisam obter estudo, trabalho, autorização de residência e até mesmo visitar familiares.

Esteja ciente ao receber os documentos, pois o visto pode permitir uma entrada, duas entradas ou múltiplas entradas. Isso significa que a pessoa pode sair e entrar no país sem ter que retirar a autorização novamente.

O tipo de visto para residência permanente é D. Nesse caso, o requerente deve solicitar uma autorização de residência ao Departamento de Administração de Saída de Entrada do Ministério de Segurança Pública no prazo de 30 dias após sua chegada à China.

Com essa autorização, ele pode solicitar o visto de residência na embaixada. Os documentos que devem ser enviados à embaixada incluem um formulário completo de solicitação de visto, passaporte e fotocópia, foto 3 × 4 para passaporte e comprovante de residência na China.

Você pode gostar:  Porque você deveria comprar um Kindle em 2021

Quem deseja estudar na China pode solicitar três tipos de visto. O visto F é para estrangeiros que pretendem realizar intercâmbios, visitas de estudo e outras atividades.

O visto X1 é para estudantes que ficarão no país por mais de seis meses. O visto X2 permite que você permaneça na China por até 180 dias. O preço da autorização é o mesmo para todos os tipos de visto.

Para providenciar a sua permissão é preciso entregar o seu passaporte, formulário de solicitação e carta de admissão.

Como conseguir um emprego e trabalhar na China?

O tipo de visto exigido para estrangeiros que trabalham na China é Z. Nas áreas de alta demanda do país, autorizações especiais (R) também são fornecidas para profissionais altamente qualificados.

Antes de desembarcar em território chinês, você deve ter uma vaga de trabalho garantida e uma autorização de trabalho emitida pela empresa para contratá-lo e ao governo.

A boa notícia é que o país contrata regularmente profissionais que falam português, inglês e outros idiomas para ampliar seu potencial de negócios.

Depois disso, você deve apenas entregar uma série de documentos no consulado, sendo eles:

  • 1 foto atual 3×4;
  • Passaporte válido;
  • Permissão de trabalho;
  • Registro de exame físico para estrangeiros;
  • Formulário de pedido de visto.

O preço do visto varia de acordo com o número de vezes que o país exige a entrada. As inscrições com validade de três meses custam 160 reais, e as entradas múltiplas com prazo de validade de um ano custam no máximo 480 reais.

Hoje vale a pena morar na China?

A resposta é sim, se essa pessoa estiver disposta a abrir sua mente e sua vida e respeitar uma nova cultura, diferentes idiomas e estilos de vida.

Você pode gostar:  10 melhores sites para ganhar dinheiro online

Na China, as leis são mais rígidas, as interações entre as pessoas também diferem e o idioma é mais difícil de aprender. Porém, é inegável que a cultura chinesa tem uma grande influência em todo o mundo (você parou para calcular quantas comunidades chinesas existem no país?).

Portanto, pode ser necessário dominar o mandarim, aprender sobre um país que está a apenas quatro horas de distância de vários destinos asiáticos incríveis como Tailândia, Cingapura e Japão e explorar as oportunidades de negócios que podem existir nesta nova tentativa.

Além das questões econômicas, a China também despertou a curiosidade de muitas pessoas por causa de uma das culturas mais antigas do mundo.

Em certo sentido, a China é magnética, atraindo cada vez mais simpatizantes e fanáticos da cultura chinesa. Isso não difere da Europa medieval e da grande vela, quando os europeus eram muito fascinados pela China.

É importante que ser você decidir morar e trabalhar na china ser prepare para isso, busque obter conhecimento em mandarim e inglês para que você consiga ser virar na China.

É bom que você escolha algumas universidades e vá vendo os seus propósitos por lá, providencie o seu visto de estudante e depois de tudo pronto, arrume as malas e bora viajar.

Alguns estrangeiros obtêm vistos de trabalho na China. Muitos alunos podem trabalhar meio período durante os estudos de faculdade e pós-graduação. Para estudantes universitários, uma tarefa comum é ensinar inglês ou atuar como tradutor e intérprete.

Aqueles que estão estudando para uma graduação ou mestrado na China e podem falar mandarim fluentemente têm uma grande chance de encontrar um emprego na China após concluir o curso.

Você pode gostar:  Como trabalhar e estudar no Japão

É crescente o número de estrangeiros, inclusive brasileiros, que querem morar na China por motivos de trabalho, pois veem as empresas chinesas como uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal.

Para muitos brasileiros, a China ainda é uma incógnita. Em circunstâncias normais, muitas pessoas têm visões exóticas e distorcidas da realidade, e às vezes até têm preconceitos contra o país e os chineses.

O mandarim não é uma língua fácil de aprender porque seu tom e caracteres às vezes enfraquecem a interação entre brasileiros e moradores locais.

Outra coisa é a enorme distância cultural entre o Brasil e a China. A maioria dos estrangeiros sofre um choque cultural quando vai pela primeira vez à China, mas com o tempo eles se acostumam.

Se você está pensando em mudar de vida radicalmente e ir morar e estudar na China prepare-se para apreciar essa nova cultura.

Leia nossa resenha sobre O Sabor da Juventude e aprenda um pouco mais sobre a cultura chinesa.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Marcos Mariano

Tenho 28 anos de idade e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia e literatura. Atualmente estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Postagens recentes