Como vender no Mercado Livre! Tudo que você precisa saber

Hoje em dia, devido a fácil acessibilidade da internet, as pessoas podem aproveitar de uma série de benefícios. Para quem tem algum tipo de negócio, é uma grande chance de alavancar o número de vendas, uma vez que o seu público tende a se tornar muito maior.

Através de boas estratégias e aplicando algumas dicas, torna-se ainda mais fácil fazer as suas vendas. A verdade é que existirá sempre alguma pessoa interessada em comprar aquilo que você vende, basta saber onde anunciar.

Como vender no Mercado Livre! Tudo que você precisa saber
Como vender no Mercado Livre! Tudo que você precisa saber

E, quanto a esse quesito, o que não falta são opções. Afinal de contas, há várias opções de marketplaces e demais plataformas de compra e venda. Mas, de todas elas, com certeza a que mais se destaca é o Mercado Livre.

Afinal de contas, trata-se de uma ferramenta que já caiu no gosto de grande parte dos brasileiros. Por lá, você pode investir em coisas para vender fácil, uma vez que o público é bem diverso e com certeza vai se interessar pelo que você tem.

Mas como vender no Mercado Livre? Devido ao fato de ser uma plataforma online, que detém algumas regras de usabilidade, é normal que se tenha essa dúvida. Então, no artigo de hoje, falaremos sobre todos os detalhes a respeito desse assunto. Confira!

O que é o Mercado Livre?

Antes de falarmos sobre como vender no Mercado Livre, é interessante que você entenda um pouco mais da plataforma em que deseja anunciar os seus produtos. Em suma, trata-se de um marketplace, isto é, um site de compra e vendas, o qual funciona como um shopping center digital.

Então, na ferramenta, há diversos produtos catalogados, onde os vendedores podem expor os seus produtos. Mas nem sempre foi desse jeito. Na verdade, no início, a plataforma atendia com mais frequência, vendedores únicos ou ocasionais.

Ou seja, pessoas que queriam vender algo que não tinham mais tanta utilidade, semelhante a um classificado online. Mas, à medida que o tempo passou, algumas coisas foram se adaptando de acordo com a necessidade de cada cliente.

Não é à toa que hoje o Mercado Livre detém tanto lojas pequenas quanto grandes marcas. E isso só demonstra o quanto a plataforma consegue dar visibilidade aos produtos. Por isso, saber como vender no Mercado Livre é essencial para manter a sua taxa de vendas ainda maior.

De início, pode até aparentar ser um pouco difícil ou complicado, mas a verdade é que vender pela plataforma é muito mais fácil do que talvez esteja imaginando. Mas, ainda assim, a fim de fazer com que entenda tudo sobre o assunto, a seguir falaremos sobre como vender no Mercado Livre. Confira!

Como vender no Mercado Livre?

Cadastrar e vender um produto pelo Mercado Livre é muito mais fácil do que você imagina. Mas, para facilitar ainda mais esse procedimento, detalharemos todo o passo a passo a seguir.

1. Crie uma conta no Mercado Livre

A primeira coisa que você deve saber sobre como vender no Mercado Livre é a necessidade de ter uma conta para poder cadastrar os seus produtos na plataforma. Para fazer isso, basta acessar a página de registro do marketplace e preencher as suas informações pessoais.

Assim que criar a sua conta, você será redirecionado para a página inicial. É a partir daí que você vai poder colocar seus produtos à venda.

Para dar início, é só apertar em “Vender”.

2. Cadastre o primeiro produto

Assim que apertar em “Vender”, você terá acesso à página inicial dos seus anúncios. Para dar continuidade, basta pressionar em “Começar a anunciar”. Ao fazer isso, é só selecionar o tipo de artigo que venderá pelo Mercado Livre.

Informações sobre o produto

Nessa etapa, você terá que fornecer as informações do seu produto. Então, para aumentar as chances de vendas, não deixe de colocar o máximo de detalhes possíveis, além de se certificar de que todas as informações correspondem de fato com o seu produto.

Além disso, tenha a certeza de que o seu produto está na categoria certa. Caso não, as chances de fazer a venda serão bem menores.

Fora isso, o título deve ter as palavras-chaves que melhor descrevam o seu produto. Evite algo genérico. Busque fazer com que o seu se destaque de todos os outros. Isso será determinante para que o comprador clique no seu produto.

3. Defina o preço do produto

Assim que preencher todos os dados do produto, é hora de definir o preço. Lembre-se que, nesse caso, você deve considerar as taxas que o Mercado Livre cobra sobre cada venda.

4. Configurar tipo de anúncio

Caso você queira que o seu anúncio tenha mais visualização, existe a possibilidade de optar pelo tipo de exposição que seu produto terá. No entanto, ao optar pelo tipo de anúncio, saiba que há algumas taxas.

5. Preencher informações de entrega

Outra coisa que é necessário saber sobre como vender no Mercado Livre é na hora de preencher as informações de entrega. Nesse caso, você pode oferecer ao comprador a possibilidade de retirar os produtos em mãos ou não.

Caso habilite essa função, o comprador tem a chance de retirar o produto direto do seu endereço, sem que haja a necessidade de arcar com o valor do frete, algo que pode ser um tanto atrativo.

Feito isso, a página seguinte será para você preencher o seu endereço, a fim de que a plataforma possa calcular o frete. O envio é feito, dentre outras opções, pelo Mercado Envios.

6. Completar informações adicionais sobre os produtos

Para finalizar, basta colocar algumas informações adicionais a respeito do produto. Nesse caso, envolve se ainda está ou se você oferece alguma garantia, descrição personalizada ou mesmo os vídeos do produto.

É interessante salientar que, ao fazer compras pela internet, o cliente não tem como tocar no produto. Por conta disso, quanto maiores os detalhes que você oferece, melhor, pois o comprador vai ter a certeza de que o produto corresponde com aquilo que ele precisa.

Taxas de vendas do Mercado Livre

Já falamos sobre como vender no Mercado Livre, no entanto, outra coisa que você deve saber diz respeito às taxas que a plataforma cobra.

A tarifa de venda varia de acordo com o valor do seu produto, haja vista que a porcentagem varia de zero a 16%, acrescido de um custo por transação.

Como vender no Mercado Livre! Tudo que você precisa saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/