Entenda como ganhar dinheiro sendo Vtuber

Atualmente, existem muitas formas de ganhar dinheiro online. Muitas pessoas buscam uma forma de trabalhar remotamente ou fazer algo que gostam e ainda assim lucrar com isso. Porém, várias atuações precisam de muita experiência ou cursos. Enquanto é ideal buscar educação técnica sobre assuntos que você gosta, também é válido considerar formas que não precisam de cursos ou aprendizado prévio. Uma das formas de ganhar dinheiro atualmente é se tornar um Vtuber, ou seja, um criador de conteúdo online com seu próprio avatar virtual.

Entenda como ganhar dinheiro sendo Vtuber
Entenda como ganhar dinheiro sendo Vtuber

A melhor vantagem de ser um Vtuber é que não é preciso mostrar sua cara, apenas usar sua voz e criatividade ou carisma. Portanto, até as pessoas mais tímidas podem apostar nessa área. Porém é preciso entender que o investimento inicial pode ser alto se você não saber por onde começar, além disso o lucro provavelmente não chegará tão cedo. No entanto, a comunidade Vtuber segue crescendo a cada ano e ela teve um enorme boom em 2020. Com a pandemia, muitas pessoas fizeram seus próprios canais como Vtubers ou começaram a assistir um criador de conteúdo virtual.

Será que vale a pena ser um Vtuber no Brasil? Essa é uma grande questão para quem busca não apenas se divertir, mas também obter formas de ganhar dinheiro online e fazendo coisas que gosta como jogar seus jogos favoritos, reagir a vídeos ou comentar sobre assuntos variados em transmissões ao vivo ou vídeos. 

A resposta, em resumo, é que vale a pena ser um Vtuber. Porém, é preciso conhecer dicas, macetes e saber como ter um público para ganhar dinheiro criando conteúdo. Nesse artigo iremos detalhar os primeiros passos para você monetizar seu conteúdo ou lucrar com ele como um Vtuber de sucesso.

O que são os Vtubers?

Como sempre, é bom se contextualizar sobre o assunto antes de se juntar ao ramo. Temos um artigo completo sobre esses criadores de conteúdo virtuais, porém podemos resumir Vtubers como pessoas que fazem vídeos e transmissões ao vivo, normalmente usando o Youtube ou a Twitch, usando um avatar virtual. É comum que seus avatares sejam em 3D ou 2D e com um traço em estilo de anime

Atualmente existem até mesmo Vtubers com contratos em agências de talentos que recrutam esses Vtubers para produzir seu conteúdo online, serem pagos para isso e até mesmo receber treinamentos ao passarem pelo processo seletivo. Vale notar que também existem vários Vtubers independentes que conseguem lucrar muito sem nenhum contrato.

O que é preciso para ganhar dinheiro sendo Vtuber?

Se você quer ganhar dinheiro sendo um Vtuber, é preciso se lembrar que esses criadores de conteúdo devem ter algumas características. Caso você não se encaixe em uma ou mais delas, é preciso estar disposto a aprender para melhorar seu conteúdo online. Algumas das habilidades necessárias seriam:

  • Disposição para criar conteúdo mais de 1 vez por semana em seu canal principal ou fazer mais de 1 transmissão ao vivo por semana;
  • Ter vontade de conversar, socializar e interagir com seu público;
  • Possuir noções básicas sobre como fazer o marketing pessoal de sua personalidade como Vtuber;
  • Poder investir tempo planejando conteúdo, fazendo estratégias de postagens nas redes sociais, etc.;
  • Fazer eventos ou colaborações com outros Vtubers, sempre tente pensar no networking com outros criadores.

Mantenha essas questões em mente, pois é preciso pensar que ser um Vtuber, como uma forma de carreira ou ganho pessoal, não deve ser uma brincadeira. Você deve levar sua atuação um pouco mais a sério e até apostar em estratégias de marketing para atrair um público maior.

Como começar a ganhar dinheiro sendo Vtuber?

Antes de mais nada, vale mencionar que as principais plataformas que um Vtuber precisa usar seria o Youtube e a Twitch. Você pode optar em usar um ou outro, porém usar ambos pode ajudar a alcançar um público maior. Sabendo disso, podemos oferecer algumas dicas para começar a ganhar dinheiro nesse meio.

Conheça outros Vtubers brasileiros

Uma das melhores formas de crescer até um ponto que ser um Vtuber possa se tornar um lucro seria o networking. A criação de conexões profissionais ou pessoais entre Vtubers é essencial, pois eles devem ser tratados como qualquer profissional. Para encontrar outros Vtubers brasileiros, é ideal criar uma conta no Twitter e se conectar com essas figuras. Você pode conversar com eles e até combinar colaborações entre si como uma forma de ajudar um ao outro.

Se tornar um parceiro da Twitch

Uma forma para lucrar e que se torna essencial com o passar do tempo é se tornar um afiliado ou parceiro da Twitch. Para fazer isso, seu canal na Twitch precisa se encaixar em certas regras, sendo elas as seguintes:

  • 500+ minutos de transmissão em 30 dias;
  • Sete transmissões únicas em 30 dias;
  • Média de ao menos três espectadores simultâneos em 30 dias;
  • 50+ seguidores.

Um Vtuber precisa focar principalmente na Twitch, pois a maioria dos Vtubers independentes estão ali. Além disso, existe uma categoria exclusiva para Vtubers na Twitch desde 2021.

Faça questão de interagir com o público

Ninguém gosta de assistir um criador de conteúdo, seja ele uma pessoa comum ou um Vtuber, que não oferece atenção, gratidão e amor por seu público. Uma das formas de conquistar cada vez mais seu público alvo é mostrar gratidão, ter eventos e prêmios para os melhores inscritos que interagem e contribuem mais, etc.

Busque uma agência de talentos

Atualmente, existem várias pequenas e grandes agências de talentos que trabalham junto de Vtubers para criar streams, vídeos e até música. O melhor e mais famoso exemplo disso seria o Hololive. No Brasil não existe algo do tipo ainda, porém existem pequenas agências que estão em busca de talentos e podem ser encontradas através do Twitter. 

Vale notar que essas empresas já ajudaram muitas pessoas a tornar seu trabalho como Vtuber algo que funciona em tempo integral, com contrato, direito a férias, salário e até treinamentos e equipamentos oferecidos pelas agências. Agora você sabe que é realmente possível ser Vtuber e ganhar dinheiro! E aí, vai começar? Fale para gente abaixo!

Entenda como ganhar dinheiro sendo Vtuber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/