Conheça 3 animes desconhecidos dos anos 90

Animes dos anos 90 desconhecidos pelo público brasileiro

A década de 90 foi importantíssima para o cenário cultural mundial, impulsionada pela economia em plena expansão e pelo “boom” da tecnologia, a produção de filmes, séries e games foi alçada a patamares nunca imaginados, e a indústria japonesa dos animes não ficou de fora disso.

Na verdade, os anos 90 foram essenciais para a popularização dos animes ao redor do globo. Sem dúvida, foi uma época de ouro para a indústria da animação.

Centenas de animes foram produzidos ao longo desse período, a maioria deles com temporadas longas e episódios bem trabalhados, o público tornou-se sedento pelos títulos cada vez mais diversos e não demorou muito para que os animes se tornassem um produto de exportação do Japão.

No Brasil, por exemplo, foi justamente nos anos 90 que ocorreu a entrada das primeiras levas de animes que realmente se tornaram populares no país: Cavaleiros do Zodíaco, Samurais Warriors, Shurato, dentre vários outros.

Porém, muitos são os animes que permanecem desconhecidos do público brasileiro até hoje, muito embora três décadas já tenha se passado desde então.

Por isso, com objetivo de aproximar você um pouquinho mais dessa década tão incrível, a seguir estão três sugestões de animes desconhecidos dos anos 90 que você deveria assistir imediatamente.

#1: OUTLAW STAR

Outlaw Star (1998)
Outlaw Star (1998)

Outtlaw Star é um anime que foi produzido e exibido originalmente no Japão ao longo do ano de 1998 e foi um sucesso desde a sua estreia.

A trama se passa em um universo futurista pós-apocalíptico após um asteroide destruir parte do planeta terra. Todavia, nos detritos desse asteroide, foi encontrada uma pedra especial capaz de fornecer energia para naves espaciais.

Como consequência disso, grupos rivais começaram a colonizar o espaço, sempre a bordo de naves espaciais gigantescas, onde travam batalhas pelo poder.

O herói da trama, Gene Starwind é um “faz tudo”, que vaga pelo espaço em sua nave fazendo trabalhos de todos os tipos em troca de dinheiro.

A história conta com personagens cativantes, possui uma narrativa pouco cansativa e um clima “bem anos 90” que faz qualquer um se sentir de volta àquela década, onde a popularização dos computadores e máquinas estava em plena ascensão, tendo sido um elemento bastante explorado pelos autores.

Além disso, o anime conta com uma trilha sonora impecável, sendo a música de encerramento do anime, “Hiro no Tsuki”, considerada uma das mais belas de todo o anime. Definitivamente é uma canção que captou a essência do anime.

Fato curioso sobre o anime é que, no ocidente, o anime foi licenciado pela Cartoon Network, que adquiriu o direito de exibição do anime para os EUA, onde exibiu um anime no início dos anos 2000 no bloco Toonami e, posteriormente, no Adult Swim, tendo feito bastante sucesso com o público.

Em razão disso, havia expectativa de que o anime também foi exibido no Brasil (estratégia comum do CN era a de repetir a grade do canal nos EUA), mas, por algum motivo não esclarecido, o anime nunca chegou ser exibido no Brasil.

Um possível motivo para isso talvez tenha sido a censura, que ocorreu em algumas cenas do anime nos EUA e em alguns países do Ocidente.

Sem dúvida algum, Outlaw Star é um dos grandes animes dos anos 90, seus personagens cativantes e divertidos captam a essência da trama e transmitem ao público uma história que prende o público e você não deve deixar de assisti-lo.

#2: TOKYO BABYLON

Tokyo Babylon (1992)
Tokyo Babylon (1992)

O anime de Tokyo Bbylon tem sua origem no mangá homônimo que foi produzido e lançado no mercado japonês no formato de OVA entre 1992 e 1994.

Detalhe importante é que a obra é de criação do aclamado grupo CLAMP, o que dá um toque de qualidade especial ao anime.

Quanto ao enredo, a obra teve um objetivo específico: misturar, numa mesma trama, elementos de ocultismo e esoterismo em um contexto moderno, e não numa história que se passa em período medievais, como era o mais comum.

Nesse contexto, o anime nos traz a história de Subaru Sumaragi, um adolescente de 16 anos de idade, que é uma espécie de mago japonês e leva uma vida comum de estudante, apesar de ter um trabalho secreto: resolver mistérios paranormais quando contratado por alguém.

Outros personagens cativantes e que ajudam a construir a trama são, também, a irmão e o irmão de Subaru, Hokuto e Sheshiro.

O anime explora, em determinados momentos, temas pesados, como fé, morte, filosofia de vida, a razão de pessoas buscarem no ocultismo e no paranormal algo para acreditar, e, principalmente, a benevolência e o perdão.

Quanto à qualidade técnica do anime, por ter sido produzido bem no início dos anos 90, a qualidade do anime ainda possui um pouco do “traço dos anos 80”, o que dá um verdadeiro diferencial à obra.

Ao longo das duas OVAs produzidas, esse traço marcante é repetido com maestria e podemos observar a delicadeza típica das produções da CLAMP.

Quanto à distribuição, em razão do formato do anime (OVA), que nos anos 90 era vendida em fitas VHS, e do gênero do anime (principalmente o tema obscuro do ocultismo), fez com que o anime fosse pouco distribuído fora do mercado japonês.

O anime foi licenciado em poucos países do Ocidente (EUA, Reino Unido, Espanha e França), o que obviamente prejudicou sua distribuição mundial, o que explica o seu “desconhecimento” pelo público em geral, sobretudo no Brasil.

Porém, Tokyo Babylon é uma obra única, com um visual marcante, com uma trama capaz de conquistar os fãs de anime, e sendo, definitivamente, um dos animes dos anos 90 que você deve dar uma chance e assisti-lo o quanto antes.

3# FLAME OF RECCA

Flame of Recca (1997)
Flame of Recca (1997)

Diversos animes do gênero shonen foram produzidos ao longo dos anos 90, e foi nesse contexto que Flme of Recca foi produzido.

A história gira em torno de um assunto que foi bastante explorado ao longo dos anos 80, e foi revivido pela trama no final da década seguinte, os ninjas.

Flame of Recca conta a história do adolescente Recca Hanabishi, que tem o sonho de ser um ninja completo. A história já começa com que Recca se envolvendo em brigas na escola onde desafia rivais em busca do poder.

A trama ganha um “destino” quando Recca decide dedicar sua vida e seus serviços de ninja a Yanagi Sakoshita, uma garota que ele conhece quando estava envolvido em uma de suas batalhas.

O contexto místico e paranormal adentra na história justamente por meio de Yanagi, que possui a capacidade de curar ferimentos. Ela possui um dom especial, mas parecer não entender bem o porquê desse poder.

A partir dessa amizade, Recca também descobre possuir poderes paranormais, a capacidade “controlar chamas”, e justamente daí que surge o título do anime, que poderia ser traduzido como “As chamas de Recca”.

Seguindo a tendência que existia na época, Flame of Recca contou com 42 episódios, um número razoavelmente grande para uma única temporada. Tendo sido exibido entre 1997 e 1998.

A história se Recca não ficou apenas no anime, tendo sido produzidos, também, dois games ao longo da década seguinte, além do mangá homônimo, de onde se originou o anime, que foi publicado por doze anos no Japão.

O anime foi distribuído no mercado americano pela poderosa Viz Media, tendo sido lançado no formato DVD ao longo dos anos 2000. Todavia, o anime não ganhou muita repercussão mundial, tendo sido distribuído apenas na França, alguns países do Oriente Médio e Filipinas.

É de se lembrar que, nos anos 90, os animes tinham como único lugar de exibição as televisões e distribuição em VHS, por isso o teor do anime tinha de estar de acordo com as diretrizes de exibição, e a violência contida no anime, sobretudo nas cenas de luta, certamente contribuiu para o baixo impulsionamento do anime.

No Brasil, nenhuma empresa chegou a distribuir o anime, de modo que Flame of Recca faz parte do conjunto de milhares de animes dos anos 90 que nunca chegaram a ser distribuídos por aqui.

Atualmente a Crunchyroll distribui o anime para algumas regiões do mundo, mas o título não está disponível para o público brasileiro.

Se você curte um anime com muita luta, aventura, misticismo e com o clima dos anos 90, sem dúvidas Flame of Recca é uma ótima sugestão para você.

Conclusão

A década de 90 foi uma época sem igual, e os animes produzidos neste período reproduzem o cenário de inovação, aprimoramento da tecnologia e expansão da criatividade dos produtores japoneses.

E, embora poucos animes da época tenham se tornado populares no Brasil, hoje, graças à internet, tornou-se fácil não só conhecer como consumir os diversos títulos produzidos e que ainda permanecem desconhecidos do público brasileiro.

Por isso, caso você queira sentir o gostinho dessa década tão especial, conectando-se com o espírito da época, assistir a qualquer um dos títulos sugeridos é uma oportunidade perfeita para se deliciar na nostalgia dos anos 90.

Artigo escrito e enviado por J.R.
Conheça mais do meu trabalho acessando o ComoViver.net

Conheça 3 animes desconhecidos dos anos 90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/