O que é Dropshipping?
Com o mundo diferente que estamos vivendo, 2020 foi marcado pelo empreendedorismo, apesar de eu odiar essa palavra.
Se você chegou até esse post é porque quer saber como funciona o Dropshipping, quais as vantagens e desvantagens de atuar neste mercado que só cresce e tem ganhado cada vez mais espaço nas lojas eletrônicas.
Afinal, o que é Dropshipping?
Dropshipping nada mais é do que uma técnica de atendimento de pedidos em que o comerciante online não armazena ou despacha seus próprios produtos. A mágica consiste em vender produtos que você não tem, pelo menos não no momento da venda.

No dropshipping são firmados acordos com fornecedores que já atuam neste mercado como atacadistas e fabricantes que fazem todo o processo de logística até que o produto chegue ao cliente.
Depois que o comerciante recebe um novo pedido em seu site, ele simplesmente notifica o fornecedor e o item é enviado diretamente ao cliente, sem você precisar manter um estoque.
Quem trabalha com dropshipping nem precisa ter contato com o produto diretamente para vender, na realidade a única coisa que precisamos é ter parcerias de compromisso para enviar o produto direto ao cliente.
A sua loja fica lá funcionando, com um mix bem variado de produtos, porém você que é o proprietário, não armazena, nem guarda nada.
Seu papel é apenas de fazer a venda, após feito o resto do processo é feito pela sua empresa parceira que trabalha nesta modalidade de Dropshipping.

Parece vantajoso, não é mesmo? Ficar em casa, somente vendendo e todo aquele processo trabalhoso de separação, conferência e envio quem faz é a empresa parceira.
Pensando em tirar todas as suas dúvidas, montamos a seguir uma lista comum de perguntas e resposta de quem está começando no mercado com dropshipping.
A primeira coisa que você deve ter em mente é que o dropshipping não é fácil, nem isento de riscos.
Por isso, é importante você fica atento as dicas que iremos te dar a seguir a respeito deste mercado.
O que você precisa saber antes de montar sua loja
1. Dropshipping não é fácil
A primeira coisa é que o dropshipping não é um mercado que funciona como uma máquina de dinheiro, ou seja, jamais ingresse pensando que será fácil.
Há uma gestão imensa de negócio online por trás do mesmo é ser você não ser organizar e nem planejar esse processo, será um desastre é assim você perderá a sua credibilidade no mercado.
2. Dropshipping é competitivo
Para começar a atuar no dropshipping não é preciso de muito dinheiro, por isso é uma modalidade de trabalho autônomo que atrai muitas pessoas.
A concorrência é desleal, independente do nicho que você escolha, com os baixos preços de alguns concorrentes, às vezes o seu lucro é o mais baixo possível.
3. Você corre um risco mesmo que pequeno
E é verdade que o risco inicial é muito baixo porque você não precisa comprar estoque antes de começar a vender. No entanto, o risco financeiro é inerente a todos os negócios e o dropshipping não é exceção.
4. Teste a qualidade
Como você basicamente terceiriza o armazenamento, a única coisa que fica aos seus cuidados é o atendimento na hora da venda, pois seus produtos irão diretamente para os seus clientes, sem mesmo que passe pela sua mão.
Isso é ótimo para conveniência, mas não tão bom para controle de qualidade.
Você não será capaz de inspecionar produtos para ter certeza de que são bons. O que recomendamos é antes de fechar qualquer parceria de dropshipping procure saber as referências e produtos ofertas pela empresa, digo isso com relação à qualidade do produto.
Resumindo, enviar produtos diretamente do fornecedor para o cliente pode ser conveniente, mas também coloca a imagem da sua empresa em apuros, já que a qualidade do produto influencia muito na opinião do cliente.
5. Devoluções são comuns
Interligando ao que mencionamos anteriormente a qualidade do produto é o causa um grande índice de insatisfação dos clientes, então neste quesito você deve ter uma atenção redobrada.
Pense como cliente, faça pesquisas bem elaboradas sobre a empresa, verifique a qualidade dos itens que você vai anunciar, e muito cuidado com isso.
Pois, isso pode colocar a imagem do seu negócio de maneira negativa no mercado.
6. Foque em trabalhar com poucos fornecedores
Uma dica importante para quem vai começar neste ramo é focar em qualidade, atendimento, preço atrativo e bons fornecedores. Esses devem ser seus alicerces para se manter ativamente neste mercado.
Então ser esse processo não for bem feito, vai resultar no insucesso do seu negócio. Planeje todas essas etapas e depois controle, pois, esse será seu fluxo de trabalho dentro deste negócio.
Orientamos que trabalhe com poucos fornecedores, e que te atendam de maneira cautelosa, cuidadosa, proativa e confiável.
7. Estoque do dropshipping
Com é um sistema de negócio online é difícil garantir que você tenha todos os produtos em estoque, e pode haver indisponibilidade dos mesmos, o ideal é que você tenha esse controle ativamente.
No dropshipping é difícil ter certeza da disponibilidade de estoque no dropshipping.
Sua capacidade de atender aos pedidos dos clientes depende do estoque de seus fornecedores.
Se por algum motivo os níveis de estoque caíram drasticamente e você não souber disso, pode acabar vendendo produtos que não tem em mãos.
Esse já é um motivo para gerar insatisfação nos seus clientes, por isso esteja sempre em contato com o seu fornecedor a respeito dos estoques, ser ele tiver um sistema onde você possa verificar esses níveis melhor ainda.
Agora só começar seu novo negócio com Dropshipping
Deu para perceber que trabalhar com dropshipping é um grande desafio, mas com planejamento, capital necessário e alinhado, todo o processo é um ramo promissor, visto que você se isenta de vários custos que o negócio tradicional tem.
Dropshipping é o mercado do futuro que vale muito apena investir, desde que você seja uma pessoa que conheça todo o processo, por isso estude muito bem o modelo negócio antes de sair aplicando e escolha bons fornecedores.
Carinhosamente
Marcos Mariano