Economia doméstica: Como organizar seus gastos em casa

Do ponto de vista financeiro, 2021 foi um ano difícil para administrar as contas, mas também foi um ano de muito aprendizado, pois nós tivemos que aprender a lidar com o dinheiro, principalmente com a sua escassez.

Após um ano de 2020 que foi muito difícil, 2021 foi a prova disso, nós tivemos que aprender a lidar com a falta de dinheiro, sem a cultura de criar uma reserva de emergência que grande parte da população não tinha. Seja por falta de educação financeira ou por falta de recursos.

Economia doméstica: Como organizar seus gastos em casa
Economia doméstica: Como organizar seus gastos em casa

De fato, muitas pessoas agora pensam em construir uma reserva de emergência e poupar mais para que essa reserva atenda a uma necessidade futura. Pensando em te ajudar a construir essa mentalidade financeira, montamos esse post que vai te dar um horizonte dos próximos passos.

Tudo que você precisa saber para não gastar mais do que necessário

O primeiro passo você já deu quando decidiu economizar e poupar dinheiro. Com os gastos anotados você vai conseguir ter uma visão geral das coisas que você gasta desnecessariamente, parece bobo né? É importante que você tenha ciência de onde o seu dinheiro está indo.

Depois de anotado, chegou a hora de cortar gastos desnecessários, tais como compras extras, planos de TV, internet e celular mais caro, a não ser que o mesmo seja usado como ferramenta de trabalho.

Tenha em mente que você precisa apenas se organizar financeiramente, e a melhor maneira de dar o primeiro passo para isto é revendo os seus conceitos e o seu planejamento financeiro.

Anote tudo e comece os cortes, você verá uma grande diferença no seu orçamento. Sabe aquele gasto desnecessário?

Comece a cortar todos, você vai notar que esse dinheiro gasto sem necessidade, pode ser bem útil para você quando começar a fazer a sua reserva.

É importante começar devagar e não ser extremamente radical, poupar dinheiro não quer dizer que você não vá uma vez ou outra no restaurante que gosta, ocasionalmente não faz mal, desde que você tenha um controle maior da sua vida financeira, pois não adianta comer no restaurante que gosta sempre e sempre estar precisando de dinheiro para manter as coisas de casa.

Como manter suas contas organizadas

Como manter suas contas organizadas
Como manter suas contas organizadas

Se você chegou até aqui é porque decidiu mudar de vida financeiramente, esse primeiro passo é extremamente importante para o futuro próximo, saiba que organização e planejamento é a chave para manter sua vida financeira em dia e garantir assim mais conforto de modo em geral.

Tente aplicar somente o uso do débito automático, isto vai te ajudar a não usar o cartão de crédito e no final comprar somente o que você tem condições financeiras para adquirir.

Cuide do seu dinheiro, escolha o investimento certo segundo o seu perfil, isso vai te ajudar a trabalhar bem o seu capital e assim pensar em uma reserva segura para o futuro.

Use uma agenda para anotar todas as suas despesas, entradas e pagamentos, dessa forma você vai conseguir ter controle total do seu financeiro.

O legal é que a agenda vai funcionar como um grande lembrete, onde você vai conseguir visualizar todas as suas dívidas que estão prestes a vencer, dessa forma você consegue realizar o pagamento das mesmas no vencimento.

Outra dica importante para manter suas contas organizadas é definir com sabedoria as datas de vencimento das suas contas, dessa forma você vai conseguir manter o controle do que foi pago e do que falta pagar.

Esse será o primeiro passo para que você tenha uma vida financeira mais equilibrada, lembre-se sempre que o importante é começar.

Separando o dinheiro do lazer e das contas

Um dos nossos maiores erros é não saber separar o dinheiro de cada coisa, é o mesmo que juntar suas despesas pessoais com as contas do seu negócio.

O seu planejamento financeiro vai te ajudar a definir a quantia para cada coisa, é é importante definir um gasto mensal destinado ao lazer, nem só de trabalho vive o homem, como é dito no ditado popular.

Tire uma porcentagem mensalmente do seu salário e destino para lazer, seja ele sair com sua família, comer no restaurante que você gosta ou simplesmente fazer um passeio.

O importante é que você tenha em mente esses valores separados sempre.

Economias básicas que você precisa fazer

Se você quer aprender a poupar, é importante saber o valor das coisas, defina suas prioridades, veja o que é realmente necessário, compre e adquira no momento somente o que você precisa.

Caso isto esteja fora da sua lista de desejos urgentes, planeje-se para obter em breve, mas é importante que isto não desfalque o seu orçamento.

Comece a ver onde você pode fazer um corte de despesas, sabe aquele plano de TV acaba super turbinado que você tem? Que tal diminuir, reduzir o mesmo ou suspender. Pense se você realmente precisa dele.

Porque é importante ter uma reserva de emergência?

Porque é importante ter uma reserva de emergência?
Porque é importante ter uma reserva de emergência?

Poupar é basicamente renunciar ao consumo hoje para ter um futuro mais confortável, fazer uma reserva de emergência é importante justamente, por isso, te dará um conforto e respiro maior, caso aconteça algo com você ou com um familiar, ter uma reserva te tira de determinadas situações nas quais você faz dividas por estar precisando de dinheiro.

Foi basicamente o que aconteceu com o mundo na pandemia de Covid-19, uma doença que chegou do nada e nos pegou desprevenidos, com a economia do mundo parada, muitas pessoas não conseguiram dar conta dos seus negócios, e com isso que houve a onda de demissão em massa.

Grande parte dessas pessoas não tinham uma reserva de emergência, a nossa cultura de deixar tudo para depois é o que acaba prejudicando o sistema que vivemos. Isso aliado aos baixos salários pagos e os altíssimos preços de aluguéis e alimentos torna tudo mais difícil.

Então se você não quer ser pego desprevenido, e se deseja se preparar para um futuro financeiro mais confortável, chegou a hora de começar a poupar, mudar a sua mentalidade financeira. Esperamos que você tenha gostado das dicas e comece hoje mesmo a poupar.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

https://www.pousadanerd.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.