Como minerar Bitcoin: Entenda como ocorre o processo!

Você sabe como funciona o processo de minerar Bitcoin ou BTC? O BTC é uma criptomoeda descentralizada que não precisa de terceiros para que você a utilize. Ou seja, nenhum órgão intermediário é incluído na transação. Nenhum Banco Central ou órgão do governo pode regulamentar o BTC. Sendo assim, Bitcoins possuem transações feitas de pessoa para pessoa, ou seja, peer-to-peer. Mas o monitoramento e a validação dessas transações são feitos por pessoas muito importantes da comunidade de criptomoedas: os chamados mineradores.

O BTC é a primeira e maior moeda digital do mundo e sua popularização desde 2020 fez com que muitas pessoas ficassem curiosas sobre como funciona a mineração dessa criptomoeda. Como funciona? Será que é complicado? Será que oferece lucro? Existem várias questões que as pessoas se perguntam antes de começar a minerar Bitcoin. Por isso, neste artigo abordaremos as principais questões do assunto.

Como minerar Bitcoin? Entenda como ocorre o processo!
Como minerar Bitcoin? Entenda como ocorre o processo!

A criptomoeda mais badalada possui como um de seus principais atrativos a acessibilidade, já que qualquer pessoa pode investir uma quantidade mínima de dinheiro nela, ou mesmo decidir apostar na mineração do ativo por conta própria. Se você deseja entender como é feito o processo e que tipo de equipamento é utilizado para fazer a mineração de Bitcoin, continue lendo e descubra se esse processo oferece algum tipo de lucro para os mineradores?

O que seria a mineração do Bitcoin?

O que seria a mineração do Bitcoin?
O que seria a mineração do Bitcoin?

Pode parecer estranho para quem não está ligado no Bitcoin, no entanto, a mineração é muito como um problema matemático. O computador ou outra máquina montada para a mineração tenta resolver esse problema matemático para minerar o Bitcoin. Dessa forma, a mineração é como uma corrida contra o tempo e contra outros usuários. A recompensa ao conseguir resolver a equação é uma fração de Bitcoin. Isso vale para as altcoins da mesma forma, ou seja, para outras criptomoedas que não são o Bitcoin.

Para fazer a mineração, a pessoa precisa de um dispositivo que seja capaz de deduzir e resolver várias equações por segundo. No entanto, mesmo que o minerador não consiga obter essa recompensa, ele ainda ganha uma parcela do Bitcoin, apesar de menor que a fração de quem consegue resolver o problema matemático. Isso acontece por conta do fato do Bitcoin ser descentralizado e, dessa forma, o processo e todos seus dados estão gravados em todas as máquinas envolvidas nessa mineração.

Fora isso, devemos mencionar que por conta dessa mineração, a blockchain é mantida em segurança. Isso por conta dos mineradores que conferem a validade das informações de um novo bloco. Cada novo bloco é criado ao registrar as informações de uma transação entre usuários e eles são conectados em uma cadeia de forma cronológica.

Qual é o lucro de pessoas que mineram Bitcoin?

Qual é o lucro de pessoas que mineram Bitcoin?
Qual é o lucro de pessoas que mineram Bitcoin?

Por fazer esses serviços de validação de transações, os mineradores recebem em troca uma taxa de transação que pode variar a cada bloco. Atualmente, a média seria 6,25 Bitcoins. No entanto, nem todo mundo ganha essa taxa. É preciso que você seja rápido e um profissional no assunto para realmente receber algum lucro por minerar Bitcoin.

Além disso, devemos notar que o preço dessa taxa continua diminuindo pela metade a cada 4 anos. Em 2009, quando o primeiro Bitcoin foi minerado, o preço da taxa era de 50 Bitcoins. Sendo assim, em alguns anos o preço irá diminuir para 3 e então para algo próximo de 0. A mineração de Bitcoin se tornou um dos processos que mais atraem usuários interessados na criptomoeda.

O que é preciso para minerar Bitcoin?

O que é preciso para minerar Bitcoin?
O que é preciso para minerar Bitcoin?

Já que a atividade envolve agilidade, para realmente minerar rapidamente e resolver a equação proposta, é preciso ter uma máquina, ou seja, um computador que seja capaz de suportar quase tudo. Os computadores mais rápidos são os mais adequados para minerar Bitcoin. Fora isso, um detalhe muito importante seria que países com taxas de cobrança altas em relação à energia não possuem vantagem nessa corrida. 

Brasileiros interessados em minerar Bitcoin muitas vezes se decepcionam: A máquina deve estar ligada 24 horas e o processo toma uma quantidade enorme de energia, portanto é possível que os ganhos não cubram os gastos feitos durante a mineração.

Outro detalhe a se notar é que países com climas frios dominam o ramo da mineração de criptomoedas. O fato é que o clima frio ajuda com que as máquinas funcionem melhor, pois isso evita seu superaquecimento. Sendo assim, é possível ver que países no Hemisfério Norte, como Rússia e EUA, são líderes desse ramo.

Conheça 4 dicas para minerar Bitcoin

Conheça 4 dicas para minerar Bitcoin
Conheça 4 dicas para minerar Bitcoin

Sabendo sobre como o processo funciona, ofereceremos 4 dicas básicas que todo mundo precisa entender antes de começar a minerar Bitcoin. Confira abaixo!

Invista em uma boa máquina

Tenha um computador com uma alta velocidade de processamento, sendo que ele precisa ser capaz de fazer várias tentativas em um mesmo segundo. Atualmente, o mais famoso é o ASIC, pois consome menos energia e possui uma performance melhor e mais ágil. Vale notar que esses equipamentos podem custar milhares de reais.

Tenha uma carteira de Bitcoin

Configurar uma carteira deve ser um de seus primeiros passos. Isso por conta dela ser a forma do usuário armazenar seus ganhos e realizar transações de criptomoedas.

Se junte a um pool de mineração

Um pool de mineração se trata de grupos de pessoas que se juntam para minerar criptomoedas como o BTC. O fato é que, mesmo com o melhor equipamento, é difícil fazer o processo sozinho. Quando uma quantidade determinada de BTC é extraída, os membros dividem os ganhos entre si.

Obtenha um programa de mineração

Por fim, é importante que você conheça os principais programas que permitem que a mineração de BTC seja feita. Entre eles, devemos mencionar:

  • CGMiner;
  • BFGMiner;
  • EasyMiner;
  • Awesome Miner.

Ao instalar os softwares, basta começar sua mineração! Agora que você sabe como o processo ocorre e o que é necessário para tornar ele possível, está pensando em começar a investir nesse ramo? Comente abaixo sua opinião e, se gostou deste artigo, confira outros conteúdos informativos sobre criptomoedas e anime em nosso blog.

Como minerar Bitcoin: Entenda como ocorre o processo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/