Dicas para aumentar a produtividade no home office

Ter excelente produtividade no home office é algo desafiador e exige muita dedicação e algumas dicas práticas para que os colaboradores se mantenham engajados nesse modelo de trabalho, oferecendo o seu melhor nas atividades.

O home office era uma modalidade de serviço pouco explorada pelas empresas, mas por conta da pandemia de Covid-19, diversas empresas de diferentes segmentos se viram impedidas de realizar o trabalho presencialmente e foi neste cenário que o home office ganhou mais espaço.

Dicas para aumentar a produtividade no home office
Dicas para aumentar a produtividade no home office

Os funcionários em isolamento social começaram a trabalhar no sistema de teletrabalho, tendo que lidar com os desafios de adaptar a rotina de trabalho estando em casa. Contudo, também experienciaram os benefícios que essa prática traz à rotina. 

Por isso, é importante saber como aproveitar melhor o home office para manter a produtividade.

O trabalho em home office

O ano de 2020 foi muito significativo para o trabalho em home office, envolvendo muitos desafios para as empresas e seus funcionários.

Afinal, a prestação de serviços para as empresas pôde ser mantida conforme o horário de funcionamento da companhia ou ao horário de atuação, mas com o auxílio de um trabalho remoto – o que trouxe desafios e vantagens diversas.

A produtividade em home office costuma ser mais flexível comparada ao modelo presencial, mas algumas pessoas não conseguem se adaptar ao sistema, seja por ausência de cuidados essenciais, de orientação adequada ou por questões relacionadas à rotina – que necessita de adaptações.

Isto posto, pesquisar dicas sobre como ser mais produtivo no home office e colocar tudo em prática é um jeito de ter ótimo desempenho e se surpreender, tendo um melhor proveito do teletrabalho.

Dicas para melhorar a produtividade no home office

As dicas podem ser aplicadas para diversos trabalhadores que atuam em home office, promovendo mais organização, disciplina e resultados, promovendo um melhor aproveitamento do dia e o alinhamento com a vida pessoal. 

Confira as principais práticas para alcançar esse equilíbrio nas dicas a seguir:

Mantenha uma rotina de vida

Para ter alta produtividade no home office é importante manter a sua rotina diária.

Se você é uma pessoa que levanta cedo para se exercitar e tomar um bom café da manhã antes de ir à empresa, por exemplo, é interessante manter essa sequência de atividades trabalhando de casa.

Para as pessoas que atuavam presencialmente e já realizavam essas ações, dar continuidade é uma maneira de manter o organismo apto a rotina, fazendo-o compreender a dinâmica diária.

Deste modo, independentemente de você ficar em casa para trabalhar ou ter de se deslocar até a empresa, manter os seus horários de expediente em que eram prestados o trabalho no escritório é uma maneira de ter organização e se manter mais ativo.

Essa dica é importante para ajudar o cérebro a entender que mesmo em casa, você terá o horário de trabalho, ou seja, estar em casa não significa que você está de folga.

Tenha um único espaço para trabalhar em casa

Um ponto importante para a produtividade no home office é ter um local adequado para trabalhar. 

Muitas pessoas não possuem um escritório próprio para trabalhar, dificultando que se isolem do resto das pessoas da casa e de outras tarefas cotidianas, podendo dispersar a atenção.

Algumas mudanças simples podem fazer a diferença, por exemplo, escolher uma cadeira confortável e uma boa mesa que possam ser utilizadas diariamente permitem que os colaboradores se concentrem mais na produção.

Além disso, é preciso considerar um espaço dedicado ao escritório e alinhar com os demais moradores da casa os horários em que a atenção deverá se voltar para a atividade profissional, para que não haja interrupções.

Mantenha o local sempre organizado

O espaço utilizado para o home office precisa estar sempre bem organizado, porque este é um detalhe que ajuda a otimizar tempo e ter uma boa performance no trabalho. 

Esse ponto da organização vale tanto para o escritório presencial quanto o da sua casa e determina a fácil localização de documentos, por exemplo, dinamizando a rotina.

Não trabalhe de pijama

Um erro muito comum de várias pessoas é querer trabalhar de pijama o dia todo só porque está em home office. 

Independentemente da área, seja administrativo, marketing, vendas ou qualquer setor, é importante que o funcionário esteja bem apresentável para participar de reuniões e para estimular a sensação de trabalho.

É fundamental se vestir normalmente como se fosse encontrar os colegas. 

Aos que trabalham de terno e gravata, por exemplo, essa vestimenta não é necessária no home office, mas cuidar da roupa é um detalhe importante para manter os hábitos e reforçar a produtividade e boa apresentação caso precise realizar reuniões.

Entenda a hora de parar

Os profissionais de home office prestam vários serviços e, com isso, não se dão conta da hora, ou seja, passam do horário visando dar conta de todas as atividades laborais.

Isso é algo prejudicial, pois atrapalha a noção de expediente e aumenta o cansaço do colaborador.

A produtividade no home office exige respeitar horário de começo e término, além dos intervalos que devem ser feitos.

Faça uma tarefa de cada vez

A organização das atividades é um ponto importante para que os funcionários entendam melhor quais atividades tem mais urgência ou despendem mais atenção, distribuindo melhor esses afazeres ao longo do dia. 

É importante separar os momentos de trabalho e lazer para não ter problemas durante a produtividade e para focar realmente na atividade, concluindo-a com mais agilidade e qualidade. 

Essa distribuição também permite direcionar ações que demandam mais tempo ou são mais trabalhosas para o momento em que o colaborador está mais disposto, tornando o resultado da tarefa melhor e ampliando a produtividade.

Colocar em prática dicas que ajudam a organizar melhor a rotina no home office é uma maneira de manter-se produtivo e, principalmente, separar os momentos de trabalho da vida pessoal, algo que faz a diferença no lado profissional e amplia a qualidade de vida.

Dicas para aumentar a produtividade no home office

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/