Fiverr vs Upwork: Qual a melhor opção para freelancers iniciantes

Esse texto foi publicado em 04/10/2022 01:45 e modificado pela última vez em 29/12/2022 13:20, escrito por Marcos Mariano.

Hoje, o Fiverr é provavelmente o maior mercado para serviços online do mundo (inclusive em Portugal e no Brasil). No entanto, muitas pessoas ficam confusas, pois existem milhares de outras opções disponíveis na internet para que freelancers se cadastrem e ofereçam seus trabalhos. Uma dessas opções seria o site Upwork, mas qual entre os dois pode atender melhor suas necessidades?
Fiverr vs Upwork: Qual a melhor opção para freelancers iniciantes
Photo by Aiden Frazier / Unsplash

Claro que isso pode depender de sua própria necessidade e preferência, no entanto, há um consenso que o Fiverr é o site ideal para oferecer e comprar serviços freelancers. Seja você um freelancer na área do marketing, design, artes criativas ou qualquer outra, é ideal compreender as vantagens e os como funciona a plataforma em que você está se inscrevendo.

Sendo assim, continue lendo nosso artigo e saiba se, entre Fiverr e Upwork, qual é a melhor opção para freelancers iniciantes? Veja como ambos funcionam e cada uma de suas vantagens. Dessa forma, podemos decidir com mais segurança qual é a plataforma mais vantajosa que pode ajudar você a criar uma renda extra ou até principal online de forma segura, realística e concisa.

Entenda as principais diferenças entre o Fiverr e o Upwork

Entenda as principais diferenças entre o Fiverr e o Upwork
Photo by Kaleidico / Unsplash

Escolher muito bem a plataforma onde focará seus esforços é essencial, mas você entende a razão por isso? O fato é que é muito fácil se cadastrar em sites de freelancing como esses, porém crescer o seu nome e autoridade dentro dele leva tempo. Portanto, é essencial entender qual site realmente vale a pena seu tempo gasto e qual pode estar tomando muito tempo de seu dia, sem oferecer resultados.

Na briga entre Fiverr vs Upwork, devemos notar que ambos os sites possuem vantagens consideráveis. Por isso, iremos apresentar as principais abaixo e, dessa forma, vamos obter uma conclusão mais exata da questão: Entre Fiverr e Upwork, quais dos dois é a melhor opção para freelancers iniciantes no mercado digital?

Como funciona o Fiverr

Fiverr é um site que conecta freelancers com clientes. É um site projetado para pessoas que procuram serviços na área de design, desenvolvimento e marketing. O freelancer pode optar por cobrar mais se quiser. O site cresceu e se tornou um dos sites mais populares do mundo, com mais de 1 milhão de usuários e mais de 10 milhões de projetos postados.

Um serviço oferecido no Fiverr é chamado de Gig, pronunciado “guig”. Os gigs são oferecidos por preços a partir de U$ 5 dólares. Seu nome é uma referência ao valor inicial, pois ‘five’ é cinco em inglês e os cinco dólares são necessários para comprar um trabalho de um freelancer no Fiverr. O marketplace hospeda uma grande gama de serviços, desde serviços profissionais de marketing a edição de vídeos, arte criativa, design de logos, etc.

O site funciona em um sistema de escrow onde o cliente paga primeiro e depois libera os fundos quando estiver satisfeito com o trabalho realizado pelo freelancer. Para se registrar no Fiverr, você precisa criar uma conta com seu endereço de e-mail e uma senha. Para fazer isso, visite a página de registro em https://fiverr.com/.

Você será solicitado a fornecer informações pessoais, como seu nome, data de nascimento, país de residência e número de telefone. Você também terá que verificar seu endereço de e-mail clicando no link no e-mail de verificação que será enviado a você automaticamente após o registro.

Após criar uma conta, você pode postar ofertas em várias categorias, como animação, produção de áudio e vídeo, redação e tradução ou qualquer outra categoria que lhe interesse. Além disso, devemos lembrar que você pode tanto comprar quanto vender um trabalho através do Fiverr. Agora que você já compreende a dinâmica por trás dessa plataforma, que tal entender suas principais vantagens?

Vantagens do Fiverr

Primeiro e mais importante, não é mais um requisito para iniciar ordens Fiverr com o baixo preço de venda de $5. Para freelancers, isso significa não ter mais que dividir serviços em pequenos componentes para tentar fazer valer a pena. Ou seja: você pode construir pacotes no valor de centenas de dólares.

Além disso, em um esforço para atrair mais freelancers especializados para a plataforma, o Fiverr anunciou recentemente uma nova versão do seu mercado: Fiverr Pro. Ao contrário dos vendedores Fiverr na versão principal do mercado, os vendedores Fiverr Pro são controlados individualmente pelos funcionários da Fiverr.

Uma das maiores vantagens do Fiverr é o contato direto com o cliente. No Fiverr não existem também negociações ou “leilões” de trabalhos. Sendo assim, cabe ao freelancer fixar um determinado preço pelo seu serviço e esse preço fica não negociável. Isso é uma grande diferença entre outras plataformas de freelancing, pois é um problema sério que outros sites apresentam.

Ademais, o Fiverr é uma plataforma que aceita trabalhos de freelancers de todos os tipos. Portanto, dentro dela você pode anunciar:

  • Serviços de Design Gráfico como logos, design de personagens, design de criativos em geral, etc.;
  • Serviços de Marketing Digital como redação de conteúdo, SEO, entre outros;
  • Mídias Sociais;
  • Edição ou Produção de Vídeo para YouTube, ou para as redes sociais;
  • Tarefas do WordPress como lidar com o Elementor e outros plugins, HTML, CSS ou JavaScript;
  • Escrita e Revisão de textos variados, seja para redação SEO ou escrita criativa, como roteiros fictícios, poesias, livros e até mesmo a produção de livros eletrônicos;
  • Entrada de dados.

Sendo assim, o Fiverr oferece um mar de oportunidades, seja para um vendedor ou para quem está precisando adquirir serviços de todos os tipos de forma fácil, segura e 100% online, sem que haja nenhum leilão de preço envolvido.

Como funciona o Upwork

O site da Upwork é uma das alternativas que os freelancers podem escolher para trabalhar na internet de forma autônoma. Trata-se de um dos maiores sites no ramo, com milhões de usuários cadastrados e anúncios em diversas áreas, como:

  • Programação;
  • Design;
  • Escrita e revisão;
  • Suporte administrativo;
  • Entre outras áreas.

A Upwork é resultado da fusão de duas empresas distintas. A Enance foi fundada em 1998, na Califórnia, e a oDesk surgiu em 2003, na Grécia. Em 2015, a empresa foi renomeada como Upwork, conforme anúncio divulgado, e atua com essa designação desde então. Assim como outras plataformas do segmento, a Upwork oferece uma mediação facilitada entre clientes e freelancers.

Por exemplo, clientes em busca de um profissional podem ver a lista dos mais bem colocados e comentários de projetos anteriores. Enquanto isso, os trabalhadores contam com uma área para montar seu perfil, enviar um portfólio e fazer testes de habilidades para aprimorar sua biografia. Além disso, a Upwork oferece as chamadas “Connects”, necessárias para o freelancer enviar uma proposta de trabalho.

Ou seja, se quiser concorrer a determinado projeto, precisa ter conexões suficientes para entrar em contato. Dessa forma, o cliente poderá acessar sua proposta e analisar o perfil para depois escolher a pessoa ideal para o projeto. Além de promover o contato entre freelancers e contratantes, a Upwork também faz o intermédio dos pagamentos.

Vantagens do Upwork

Um dos grandes diferenciais da Upwork é a quantidade de categorias que ela disponibiliza para os freelancers se cadastrarem. Para atender as demandas, a plataforma traz uma série de oportunidades para diversos profissionais de diferentes áreas. Além disso, devemos notar que essa plataforma é americana, portanto os pagamentos são feitos em dólares. Ou seja, o freelancer também ganha em dólar.

Essa é uma grande vantagem, especialmente para profissionais de outros países que atuam na Upwork. Por exemplo, para brasileiros, o dólar está valendo 5 vezes o valor do real. Assim, suponha que o freelancer consiga um projeto de 10 dólares que acaba rendendo cerca de 50 reais para o freelancer brasileiro.

Além disso, a Upwork atua como intermediária na relação do freelancer com o cliente, além de ser responsável pelas garantias do projeto. Com isso, ela retém o pagamento até que ambas as partes fiquem satisfeitas com a proposta. Portanto, a Upwork possui um foco na segurança para que ambas as partes da negociação estejam felizes.

Qual vale mais a pena para um freelancer iniciante: Fiverr ou Upwork

Afinal, qual vale mais apenas para um freelancer iniciante? Devemos notar que, apesar de oferecer boas vantagens, o Upwork possui um site que ainda não foi traduzido para o português, o que pode ser uma dificuldade para muitos freelancers brasileiros. Além disso, o Upwork possui a funcionalidade de ‘Connects’, o que é feito para aumentar a credibilidade de freelancers, porém isso pode ser muito complicado para freelancers iniciantes.

Quem está começando não pode crescer rapidamente no site da Upwork, pois é necessário criar muitas conexões no site e o meio ideal de fazer isso é trabalhar mais e mais. Mesmo o seu perfil completo, ainda é difícil ter qualquer acesso na Upwork. Portanto, para freelancers iniciantes, o Fiverr é ideal, pois não há leilão de preços e é muito mais fácil ser notado quando você está começando na plataforma.

Agora você já entende cada vantagem de ambas as plataformas, portanto faça a escolha ideal para sua carreira como freelancer. Se gostou desta postagem, compartilhe ela com amigos que podem achar ela útil. Além disso, que tal se inscrever em nossa newsletter? Assim você fica sabendo sempre que nosso blog tiver um novo post.

Referências

  1. Dicas de Como Ganhar Dinheiro Pela Fiverr – Código Y
  2. Fiverr: é possível ganhar renda extra como freelancer no site?
  3. Fiverr é confiável? Saiba tudo sobre o site – Kingo Labs
  4. Como usar o Fiverr para comprar e divulgar os seus serviços?
  5. Upwork: Como conseguir os primeiros clientes e trabalhos
  6. Upwork: Aprenda como utilizar a plataforma
  7. Serviços oferecidos por Bits Monetizados
Fiverr vs Upwork: Qual a melhor opção para freelancers iniciantes

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/