Fiverr vs PeoplePerHour: Melhor opção para freelancers iniciantes

Esse texto foi publicado em 09/10/2022 14:18 e modificado pela última vez em 29/12/2022 13:19, escrito por Marcos Mariano.

Saber qual é o melhor site onde você pode oferecer seus serviços como freelancer é ideal para ter uma rotina saudável e iniciar sua carreira no meio digital. Um site pode ajudar você a alcançar seus primeiros clientes, ser conhecido na sua área de atuação e também aumentar o nível de suas habilidades trabalhando para vários clientes diferentes. Sendo assim, é ideal entender qual é a melhor opção para freelancers iniciantes atualmente.
Fiverr vs PeoplePerHour: Melhor opção para freelancers iniciantes
Photo by Bench Accounting / Unsplash

Nesse artigo compararemos dois grandes players do mercado de plataformas para freelancers: o Fiverr e o PeoplePerHour. Ambos são muito conhecidos, especialmente fora do Brasil, por conta de sua segurança e qualidade, seja pela satisfação de quem compra ou pelas vantagens que os prestadores de serviço encontram ali. Porém, é ideal entender seus pontos fortes e fracos para compreender qual é a melhor plataforma para você.

Sendo assim, antes de se cadastrar em um site como esse, leia nosso artigo até o final e entenda como cada um deles funciona, quais são suas vantagens e como eles podem lhe auxiliar para que você ganhe lucro e mais experiência. Tudo isso sem precisar passar dor de cabeça com o leilão de preços ou clientes que não enxergam seu valor. Continue lendo e descubra a melhor opção para você!

Entenda as principais diferenças entre o Fiverr e o Freelancer.com

Entenda as principais diferenças entre o Fiverr e o Freelancer.com
Photo by Headway / Unsplash

Como já mencionado, escolher um bom site para praticar e vender seus serviços online é essencial. Nem todos são de qualidade ou seguros e muitos sofrem com preços abusivos, além de não permitirem que os vendedores coloquem o preço ideal que possuem em mente. Sendo assim, continue lendo e veja abaixo como funciona o Fiverr e o PeoplePerHour e quais vantagens cada um desses sites oferece.

Como funciona o Fiverr

O nome Fiverr remete ao modo como funciona a plataforma, uma vez que é possível vender ou comprar um serviço a partir de 5 dólares americanos. Dessa forma, você faz uma oferta a partir de 5 dólares, encontrar alguém interessado no serviço e fecha o negócio. Então, em suma, esta é uma plataforma online na qual é possível vender e comprar serviços digitais, podendo fechar um negócio de forma simples e direta.

O contratante pode aceitar um serviço, clicar em comprar e fazer o pagamento. Após esse processo é necessário que o cliente mande as informações para o freelancer executar o trabalho, e por último, aguardar a entrega do serviço. As informações são muito claras e o valor dos serviços ficam disponíveis e podem ser encontrados facilmente.

O sistema de busca de serviços e freelancers é bastante intuitivo, e nele, por exemplo, é possível procurar pela categoria desejada e pela modalidade de serviço. Na página do freelancer deve constar suas habilidades e quais tipos de serviços ele realiza. Os contratantes podem utilizar o sistema de pesquisa para encontrar o freelancer ideal para a realização do trabalho.

A plataforma coloca o freelancer em contato direto com o contratante, e em muitos casos você conseguirá conversar imediatamente, pois é possível ver quando a pessoa está ativa no site naquele instante através do sinal verde, significando online. O freelancer determina um preço fixo pelo serviço e o preço determinado não fica negociável. Sendo assim, não há leilões ou negociações no site.

Devemos notar que o Fiverr é uma plataforma gratuita para cadastros, consultas e criações de perfis profissionais, mas é cobrada uma taxa tanto para o contratante quanto para o freelancer na hora do acerto do pedido. Sendo assim, 20% é a taxa da qual o Fiverr precisa a cada trabalho realizado, portanto não é ideal vender por preços muito baixos.

Vantagens do Fiverr

O Fiverr foi lançado em 2010 e é, até hoje, uma das plataformas mais utilizadas por Freelancers ao redor do mundo. A plataforma oferece serviços a partir de US $5,00, e é extremamente fácil contratar e oferecer serviços. Sendo assim, é uma das plataformas de freelancing mais seguras e populares do mundo todo. Além disso, você não precisa de nenhum tipo de crédito para começar a postar seus serviços, apenas se lembre da taxa de 20%.

Os serviços da Fiverr, processo de pedidos, pagamentos, remuneração e suporte ao cliente obtém uma resposta de satisfação amplamente positiva e consolidada. Sendo uma plataforma que reúne milhares de usuários de todo o mundo, é possível encontrar trabalhos de muitos brasileiros ali, além de vários usuários do Brasil que buscam prestadores de serviço no mesmo país.

Fora isso, você ganha em dólares, o que é um lucro muito maior do que ganhar em reais e ainda é possível atuar em vários nichos. No Fiverr existem milhares de categorias de serviços que você pode oferecer, desde Marketing até SEO ou programação, a escolha é totalmente sua e você pode oferecer vários tipos de serviços simultaneamente.

Como funciona o PeoplePerHour

O trabalho na PeoplePerHour funciona de forma muito semelhante a de outras plataformas de serviços freelancers. No site, a empresa se cadastra para divulgar uma proposta ou para encontrar o freelancer através dos filtros de perfis da plataforma. O freelancer, ao encontrar uma oportunidade dentro de sua área, pode enviar uma proposta para a empresa, que irá avaliar a oferta.

Um diferencial destacado na plataforma é a possibilidade de selecionar os freelancers por localização. Dessa forma, os contratantes conseguem encontrar pessoas da sua área local, permitindo até mesmo, futuramente, uma contratação na empresa. Esse filtro é um ótimo diferencial se o projeto exigir o profissional fisicamente, mas em atividades remotas, talvez não seja a opção mais interessante para ambas as partes. No site, as ofertas aparecem em valores predefinidos pelos profissionais, a partir de  £10.

A empresa pode optar por escolher a oferta do profissional, para testar e avaliar o trabalho do freelancer. Ao gostar e ficar satisfeito, ele também pode solicitar o profissional em um projeto de acompanhamento mais duradouro.

Para as empresas, o PeoplePerHour é uma plataforma vantajosa porque permite encontrar profissionais qualificados, avaliar o portfólio e negociar uma parceria para projetos pontuais, sem precisar contratar um profissional temporário ou contratar uma agência.

Vantagens do PeoplePerHour

Como freelancer, uma estratégia interessante para conseguir sempre mais oportunidades é estar ativo em mais de uma plataforma. Por isso, vale a pena conhecer a PeoplePerHour se você deseja ter mais uma janela de oportunidades para trabalhar para empresas do exterior e receber em outra moeda. Porém, é ideal que você entenda que é um site predominantemente internacional e, por isso, é complicado se destacar sendo brasileiro quando há um foco em freelancers com inglês nativo.

Uma queixa comum é que o site gera muito Spam, assim como outras plataformas do segmento, o que acaba dificultando para os profissionais e empresas. Outro ponto a ser considerado é que a plataforma possui uma avaliação inferior em relação aos concorrentes, como o Upwork, Fiverr e Guru.

Fora isso, existem várias áreas da qual você pode aplicar seus serviços, como Marketing, programação, tecnologia em geral, design e mais. Sendo assim, são categorias variadas para todo o tipo de freelancer oferecer seus serviços.

Qual vale mais a pena para um freelancer iniciante: Fiverr ou PeoplePerHour

Após essa análise completa do Fiverr e do PeoplePerHour, temos uma noção maior de qual é a opção mais correta para um freelancer iniciante. Devemos dizer que o Fiverr é mais recomendável, pois está com uma plataforma traduzida e presente no Brasil desde novembro de 2020, enquanto a outra possui um foco muito maior para fora do país. Apesar de ganhar moedas fora o real, você acaba tendo complicações para encontrar contratantes que querem lhe pagar sem um inglês nativo.

Sendo assim, o Fiverr continua sendo a melhor opção para freelancers iniciantes. Agora que você já sabe disso, faça a melhor escolha e comece a oferecer seus serviços online. Gostou do conteúdo deste artigo? Compartilhe com amigos e comente abaixo sua opinião. Além disso, não se esqueça de assinar nossa newsletter exclusiva para ficar por dentro de cada post novo.

Referências

  1. Como funciona o pagamento no Fiverr? – Thalles Tutoriais
  2. Como ganhar dinheiro no Fiverr? [GUIA COMPLETO]
  3. Como usar o Fiverr para comprar e divulgar os seus serviços?
  4. O PeoplePerHour é bom em 2022
  5. 7 plataformas para quem quer seguir carreira como freelancer
Fiverr vs PeoplePerHour: Melhor opção para freelancers iniciantes

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/