38 livros parecidos com Harry Potter

Livros para quem gostou de Harry Potter

Trago aqui algumas coleções de livros parecidos com Harry Potter que acredito ser de grande valor para quem já leu toda a coleção e deseja continuar sua viagem por mundos mágicos e encantadores. Espero que gostem dessas sugestões de livros, não há maneira melhor do que ler livros parecidos com os que já gostamos para viajarmos no  Universo da leitura.

Oksa Pollock

Oksa Pollock é uma série de seis romances jovem adulto de fantasia escritos pelas autoras francesas Anne Plichota e Cendrine Wolf .

Títulos da série Oksa Pollock publicados no Brasil:

Oksa Pollock e o mundo invisível (2012)
Oksa Pollock e a floresta dos desgarrados (2012)
Oksa Pollock e o coração dos dois mundos (2013)

Restante da saga Oksa Pollock:

Les liens maudits (2012)
Le règne des félons (2012)
La dernière étoile (2013)

A temática inicial é bem parecida com a história de Harry Potter; Pré adolescente descobrindo superpoderes e um mundo à parte do nosso mundinho comum. Infelizmente a série ainda está na lista de próximas leituras e não tenho muito a dizer no momento.

Sinopse: A jovem Oksa Pollock, de 13 anos, era uma estudante que acreditava ser igual a todos os outros. Em certo momento, aflita com o início das aulas na escola nova, Oksa percebe ser a causa de fenômenos estranhos em seu quarto. Um canto da escrivaninha pega fogo, caixas explodem. Ela, que sempre sonhara ser uma ninja, descobre que possui dons sobrenaturais.

Confusa e aterrorizada, evita comentar esses fatos com outras pessoas. Estes estranhos acontecimentos vêm acompanhados do aparecimento de uma misteriosa marca em sua barriga. Muito assustada, Oksa conta tudo à avó, a excêntrica Dragomira, que lhe confessa o segredo de suas origens: a família Pollock vem de Edefia, um mundo invisível, escondido em algum lugar na Terra. Oksa descobre ser a Inesperada, a única esperança dos exilados de Edefia de voltarem à terra de origem. À medida que a série avança, Oksa deve se unir aos “Runaways”

Série Oksa Pollock

Artemis Fowl

Artemis Fowl é uma série de livros escrita pelo irlandês Eoin Colfer, mais um livro complemento chamado “Arquivo Artemis Fowl”. Artemis Fowl é um misto de policial, ação e fantasia.

Mais uma saga contando a vida de um pré adolescente que descobre um mundo mágico, o diferencial é que Artemis não tem poderes nem magia e sim um super Q.I.

A primeira coisa que me chamou à atenção quanto a similaridade com a saga da deusa J.K. foi a capitã Holly Short, que imediatamente identifiquei com Ninfadora Tonks, uma das minhas personagens prediletas em Harry Potter.

Fiquei encantada ao ler essa saga e admirada pelo fato de a mesma não ter mais visibilidade. Recomendo a leitura de Artemis Fowl à todos que se dispõem a ler séries com mais de três livros. E mais, no momento estou à espera do lançamento do filme Artemis Fowl: O Mundo Secreto, com grandes expectativas. Aguardemos até maio e volto para falar sobre minhas impressões à respeito.

Sinopse: A história conta a vida de Artemis Fowl, um garoto de 12 anos, único herdeiro da família Fowl, que tem o maior Q.I. da Europa e uma frieza perceptível. Ele usa essa inteligência fora do comum para fins pouco nobres.

Caso vocês tenham se interessado pela série Artemis Fowl, clique aqui para acessar a resenha completa dos livros. Com o lançamento próximo do filme, a resenha serve também para que você não fique “boiando” no cinema!

Artemis Fowl

Percy Jackson & Os Olimpianos

Percy Jackson & Os Olimpianos é uma saga de cinco livros mais os complementos, Os arquivos do Semideus, Semideuses e monstros, e O Guia Definitivo, escrita pelo estadunidense Rick Riordan e é um misto de mitologia e aventura.

O sucesso da série Percy Jackson acabou culminando em uma outra série, uma continuação, intitulada Os Heróis do Olimpo, que além de mitologia grega, envolve também mitologia romana em seu enredo, que contém entre os personagens, alguns de Percy Jackson & Os Olimpianos.

Títulos da coleção Percy Jackson & Os Olimpianos:

O ladrão de raios (2005)
O mar de monstros (2006)
A maldição do Titã (2007)
A batalha do labirinto (2008)
O último Olimpiano (2009)
Semideuses e monstros (2009)
Os arquivos do Semideus (2010)
O Guia Definitivo (2010)

Infelizmente só li os três primeiros volumes, mas enquanto há vida há esperança. Voltamos ao nosso tema; Adolescente, esquisito, mundo mágico secreto… Nunca perde a graça! E Percy Jackson é uma magnífica contribuição ao gênero, e a comparação com Harry Potter vai além, temos uma Hermione; a semideusa Annabeth e um Ronny; o sátiro Grover. Em relação aos filmes só digo que deixaram muito à desejar.

Sinopse: Os deuses do Olimpo continuam vivos, em pleno século XXI! Eles ainda se apaixonam por mortais e têm filhos que podem se tornar grandes heróis, mas que acabam, na maioria das vezes, encontrando destinos terríveis nas garras de monstros sem coração. Apenas alguns descobrem sua identidade e conseguem chegar ao Acampamento Meio-Sangue, um acampamento de verão em Long Island dedicado ao treinamento de jovens semideuses.

Essa é a revelação que leva Percy Jackson a uma incrível busca para ajudar seu verdadeiro pai – o deus dos mares! -, a evitar uma guerra no Olimpo. Com a ajuda do sátiro Grover Underwood e de Annabeth Chase, uma filha de Atena, Percy é encarregado de cruzar os Estados Unidos para capturar o ladrão que roubou a mais poderosa arma de destruição já concebida: o raio mestre de Zeus. No caminho, eles enfrentam uma horda de inimigos mitológicos determinados a detê-los. Em meio aos perigos dessa jornada, Percy precisa confrontar um pai que ele não conhece e se precaver de uma cruel traição.

Percy Jackson & Os Olimpianos

O lar da Senhorita Peregrine

O lar da Senhorita Peregrine é uma saga escrita pelo autor e colecionador de fotos antigas e estranhas Ransom Riggs. Conta ainda com o complemento “Contos Peculiares” mais uma Graphic Novel ilustrada por Cassandra Jean.

Titulos  da saga O Lar da Senhorita Peregrine:

O orfanato da Senhorita Peregrine para crianças peculiares (2015)
Cidade dos etéreos (2016)Biblioteca de almas (2016)
O mapa dos dias (2018)
Contos peculiares (2016)
Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children, The graphic Novel (2013)

Esta série divide opiniões, quem gostou “eu, por exemplo” amou e quem não gostou odiou.Ainda não tive a oportunidade de ler o terceiro livro “O mapa dos dias” mas devorei os três primeiros livros e o complemento e os recomento com veemência para quem gosta de bizarrices e quer continuar no nosso amado tema adolescentes e os mundos à parte. Quanto ao filme, não vou nem comentar muito, foi uma tremenda distorção da história e dos personagens, além de ser confuso e entediante.

Resumo “Wikipedia”: Jacob Portman, um menino de 16 anos, vai ao Pais de Gales para descobrir a verdade sobre o passado de seu avô depois dele ser assassinado, pelo que Jacob acredita ser uma criatura de faz de conta. Lá ele encontra o lar onde seu avô morou quando criança, porém o mesmo está em desordem e ruínas. É aí que ele conhece Emma, uma garota bonita que pode manipular o fogo.

Ela mostra para Jacob uma fenda do tempo, que eles atravessam e chegam ao ano de 1940, onde o lar está em perfeitas condições, bem diferente das ruínas que Jacob vira anteriormente. Lá ele conhece a senhorita Peregrine, diretora do Lar, e outras crianças com poderes, chamadas de peculiares, como Millard, que é invisível, e Bronwyn, que tem uma força incrível. De volta aos tempos atuais, no pub onde está hospedado, após ser advertido sobre algumas mortes misteriosas, Jacob retorna à fenda do tempo e informa as crianças peculiares sobre esses acontecimentos. Jacob descobre que os responsáveis por essas mortes são inimigos dos peculiares, denominados Etéreos e Acólitos e que foram eles que mataram seu avô.

Jacob descobre que também é um peculiar e que ele é a única esperança que eles têm como proteção. Jacob e algumas das crianças peculiares encontram um etéreo, o qual Jacob mata. Ao retornar para a casa da Srta. Peregrine, eles descobrem que ela foi raptada. As crianças resgatam-na, mas ela está em forma de pássaro e não pode mudar de volta à forma humana. Finalmente as crianças peculiares saem à procura de outra fenda do tempo onde eles possam ficar, porque a atual foi destruída.

O lar da Senhorita Peregrine

Aqui dizemos adeus,  com  ou sem feitiço

Espero que se divirtam por muito tempo com todos esses livros parecidos com Harry Potter. Tenho certeza que se você procurar entre esses livros, com certeza encontrará algo que te agrade. Caso quiser sugerir mais alguma coleção ou livro, deixe nos comentários.

Carinhosamente
Vanessa Paiva

One thought on “38 livros parecidos com Harry Potter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *