Pular para o conteúdo

Como vender pelo Instagram

Como utilizar a rede social do momento para ganhar dinheiro

Se você quer começar a vender seus produtos e serviços pela plataforma do Instagram, você deve ter em mente que bastam alguns passos como procurar as pessoas no local certo, saber que tipo de produto e mensagem você oferece e o mais importante, ter uma estratégia eficiente e muito clara sobre o que você deve fazer como fazer e que não deve fazer.

Como vender pelo Instagram
Como vender pelo Instagram

Abrindo a sua conta comercial

O primeiro passo para começar a ter lucros com suas vendas no Instagram é abrir a sua conta comercial na plataforma e vinculá-la ao seu negócio em outra plataforma, o Facebook.

Caso você não possua ou não queira fazer esta vinculação, basta criar uma página no aplicativo do Gerenciador De Negócios.

A partir daí, todos os seus produtos irão estar vinculado a um catálogo, se você quiser, poderá também vincular aos seus posts em ambas plataformas e ter mais vendas pelos aplicativos.

Diretamente pelo Instagram shopping, você oferecerá um catálogo de produtos, onde dentro do seu perfil, as pessoas poderão ver que tipo de produtos você oferece, os valores, formas de contato, descrição dos produtos e muito mais.

Você também pode promove-los da maneira que achar mais adequada, uma vez que estes produtos podem ser anunciados através de posts, stories, reels e diversas formas de engajamento e comunicação com o público.

Lembre-se que ainda não é possível realizar compras e pagamentos pelo aplicativo, isto deve ser feito através de um e-commerce fora da plataforma.

A principal função da plataforma é atrair clientes e ter um catálogo de produtos, bem como uma vitrine de uma loja física.

Vinculando todas as redes em um só lugar

Como mencionamos anteriormente, é essencial que você faça a vinculação das suas redes sociais em um lugar só, assim suas publicações posts estarão em um só lugar.

Você pode gostar:  Como obter mais seguidores no Instagram em 2022

Para realizar esta etapa, você deve entrar no seu perfil do Facebook, seus dados e selecionar a opção páginas e realizar a conexão.

Conectando seu catálogo de produtos

Um dos pontos negativos do Instagram é a necessidade de criar um catálogo externo a plataforma, ou seja, para o Instagram as informações devem vir de fora da plataforma. Mas calma que nem tudo está perdido, para isto existem 3 (três) opções:

  1. A partir de uma Loja do Facebook

Se você já possui uma loja no Facebook ativa com todos os seus produtos e serviços, basta conectá-la a sua página do Instagram, dessa forma, a sincronização irá levar todas as informações do Facebook para o Instagram.

Caso não possua uma loja, realize os seguintes procedimentos: Vá em “Modelos” nas configurações, selecione “Adicionar” e escolha a opção “Loja”.

Sua loja estará disponível e ativa na página de início do aplicativo, ao canto direito. Pronto, você pode começar a se entreter configurando seus produtos na Loja para que o catálogo seja introduzido no Instagram.

Ao finalizar, selecione a opção “Finalizar compra em outro site”, para garantir que todas suas ações sejam salvas.

  1. Criando pelo Gerenciador de Negócios

O Gerenciador de Negócios, plataforma do Facebook disponibiliza um guia interativo para adicionar, criar e demais operações dos produtos.

Vá para as “Configurações” do seu negócio, selecione a opção “Origens” de dados e marque a opção “Catálogos”.

Clique em “Adicionar” para criar uma cartela de produtos. Insira um nome para aquele determinado catálogo de produtos e siga as demais instruções da página, deixando habilitada a tecla de Gerenciar catálogo para editar seus itens a maneira que lhe desejar.

Após finalizar estas etapas, você consegue facilmente incluir itens a partir do Gerenciador de Catálogos e lembre-se, através da Central de Ajuda do Facebook, a seção “criar um catálogo” sempre estará disponível para eventuais consultas.

  1. Por meio de parceiros
Você pode gostar:  Como denunciar conta do Instagram hackeada? 

Se você possui uma conta ou parceria com plataformas de e-commerce, também poderá ser feita a transição do catálogo. Atualmente os parceiros disponíveis são NuvemShop, Shopify e BigCommerce.

Estas plataformas também oferecem uma extensão de plataforma para que seja feita diretamente pelos softwares, sem a necessidade de sair dela.

Outra maneira é seguir alguns passos do item número 2 e utilizar o Gerenciador de Negócios para adicionar itens a partir da integração destas plataformas e-commerce.

Caso seja sua opção, você deve conectar a plataforma quando estiver incluindo mais produtos.

E não esqueça, adicione links do site para assim deixar sua compra mais direcionada ao cliente.

Finalize as configurações e confira se sua conta está ativa e vinculada ao seu perfil comercial do Instagram.

Cadastrando a sua empresa no Instagram

Para realizar o cadastro no Instagram, acesse suas configurações no perfil, selecione a opção “Empresa” e “Compras”. Nesta etapa, faça tudo conforme a plataforma lhe indica, pois estes itens irão passar por uma análise minuciosa, caso seja reprovado ou falte algum item, retornarão para a fase inicial.

O processo leva alguns dias, todavia você fica disponível para acessar a opção Compras durante toda a análise.

Ao ser aprovado ou reprovado, a plataforma Instagram envia uma notificação e você estará liberado para começar a marcar produtos em publicações e stories ou para corrigir alguma irregularidade.

Instagram Shopping, como usar

Ao acessar este recurso, você escolhe o catálogo que irá vincular à sua conta, caso você tenha mais de um catálogo criado. A todo novo post, seja na modalidade “feed”, “stories” lembre-se de marcar seus produtos.

Para opções no feed, a marcação estará abaixo do conteúdo. Em opção de stories, a marcação estará na aba de “adesivos”. Lembre-se de que para marcar produtos, devem-se, no mínimo 9 itens para habilitar a opção Loja no seu perfil.

Você pode gostar:  Como ter sucesso em vendas pelo Instagram?

Após estas etapas, você pode marcar no máximo cinco produtos a cada foto. Para marcar os produtos, selecione a sua respectiva etiqueta, que irão aparecer automaticamente de acordo com o nome e o produto.

Quanto ao valor, fique tranquilo que esta é uma operação que vem diretamente do catálogo criando por você, anteriormente. E a plataforma também oferece uma opção para que você edite as suas marcações depois de postar uma determinada publicação.

Pronto. Todas as etapas de como vender no Instagram foram criadas, boas vendas!

Carinhosamente
Marcos Mariano