O que é inovação tecnológica? Veja como modernizar seu negócio!

Falar sobre o que é inovação tecnológica pode parecer óbvio demais, mas o tema é tão importante no contexto atual que precisa ser esclarecido. Afinal, qual empresa sobrevive sem investir em tecnologia?

Enquanto algumas cuidam desse processo de forma interna, outras recorrem ao outsourcing de TI  como maneira de garantir ainda mais eficiência e inovação. Afinal, terceirizar o setor pode ser o start para a transformação digital.

O que é inovação tecnológica? Veja como modernizar seu negócio!
O que é inovação tecnológica? Veja como modernizar seu negócio!

Sendo assim, que tal entender como modernizar o seu negócio por meio de práticas modernas e que facilitam o dia a dia do empreendedor visionário? Acompanhe!

O que é inovação tecnológica?

A inovação tecnológica é o processo que perpassa pelo aprimoramento ou desenvolvimento de produtos utilizando a tecnologia como fundamento e facilitador. Ou seja, nada mais é que o uso estratégico de recursos tecnológicos. 

É importante destacar que essa é uma estratégia com muitos benefícios, como:

  • aumento de produtividade;
  • redução de erros;
  • economia;
  • melhoria da cultura organizacional.

Ainda assim, é necessário observar que seus impactos positivos não ficam limitados à empresa. Quando bem aproveitada, ela melhora a experiência do cliente em diferentes níveis. 

Isso porque, processos eficientes e mais tecnológicos andam lado a lado com um serviço e atendimento mais adequado, o que está diretamente ligado à experiência do consumidor naquela empresa.

Quais são os tipos de inovação tecnológica?

Agora que você compreende melhor o que é inovação tecnológica, é interessante aprofundarmos um pouco mais no tema. Nesse sentido, conhecer os diferentes tipos de inovação é fundamental para implementar essa ideia em seu negócio

Continue a leitura e saiba mais!

Inovação tecnológica de produto

Quando falamos em inovação tecnológica de um produto, estamos nos referindo à engenharia de produção de um item. Isto é,  modificações em um produto do mercado e como elas são assimiladas pelo público. 

A ideia é que ele passe por diversas modificações a fim de ser mais eficiente e vantajoso para o consumidor. Por isso, a inovação de um produto perpassa em um âmbito mais próximo da jornada de um cliente.

Inovação tecnológica de processos

Embora também melhore a jornada do cliente, a inovação tecnológica de processos está diretamente relacionada à melhoria em um processo de produção.

Isso porque, está ligada a uma automatização de processos rápida e eficiente. Em um ambiente hospitalar, por exemplo, com dados automatizados, é possível livrar-se de toda uma papelada que atrasa a obtenção de um histórico médico.

Com o processo aprimorado, este histórico, com todas as informações do paciente, estará  a um clique de distância. Com isso, temos um atendimento mais eficiente, seguro e ágil.

Por que sua empresa deve investir em inovação tecnológica?

A resposta para esta questão é simples: é por meio da inovação tecnológica que uma empresa garantirá processos e atendimentos mais rápidos e eficientes.

Entenda que, na falta de uma tecnologia de ponta ou adequada para o seu negócio, você pode enfrentar falhas de produção e outros imbróglios com mais frequência.

Tais pontos prejudicam sua imagem e a jornada do cliente. Sendo assim, lembre-se de automatizar processos com apoio de recursos tecnológicos é necessário para vislumbrar um melhor futuro para o seu empreendimento.

Como modernizar seu negócio?

A principal maneira de modernizar o seu negócio é procurar aprimorar todo e qualquer processo por meio da tecnologia.

Se você trabalha com atendimento a usuários, por exemplo, uma boa pedida é ter um banco de dados eficiente para sempre ter os dados do cliente à disposição.

Mas isso não é tudo. Confira um pouco mais!

Tenha inteligência de mercado

Avalie a sua concorrência e veja o que ela oferece para os seus clientes. No entanto, a dica não é copiar o modelo de negócio do concorrente, mas sim encontrar formas de aprimorar o seu e se diferenciar dos demais.

Além disso, conte com parceiros especializados que tenham o mesmo objetivo de aprimoramento de processos. Quem inova tem muito a ensinar!

Verifique a viabilidade de suas ideias

Antes de mais nada, lembre-se que toda mudança corporativa vem acompanhada de um custo financeiro.Isso significa que é importante fazer um levantamento orçamentário minucioso para não acabar “metendo o pé pelas mãos”.

Outra dica é ver se a sua ideia de fato é aplicável para o seu modelo de negócio. Afinal, não adianta sonhar alto se não existe aplicação tecnológica que gere utilidade direta para a sua empresa. 

Monte um protótipo

Para melhor determinar o sucesso da implementação de uma nova tecnologia no seu empreendimento, a melhor maneira de fazê-lo é testá-lo a partir de um protótipo.

Isso porque, caso este protótipo não atenda as expectativas e necessidades da empresa, é possível melhorá-lo e adequá-lo para que ele funcione totalmente em favor do seu empreendimento.

Conte com parceiros especializados

Se você optou por inserir a tecnologia em favor da sua empresa, uma boa dica é ter um parceiro que tenha mais tempo de estrada neste quesito para orientar melhor essa mudança de cenário na sua empresa.

Isso porque com a experiência de campo e no assunto, este mesmo parceiro pode garantir outras formas de olhar para o novo contexto tecnológico da sua empresa e até mesmo avaliar se já passou por uma etapa específica.

Ter ao lado quem conhece o caminho das pedras, neste caso, pode ser uma excelente oportunidade de aprendizado.

Busque a melhoria contínua dos seus processos

Lembre-se: toda e qualquer tecnologia está em constante evolução. Por isso, não basta apenas investir em uma nova infraestrutura e “largar mão” daquilo.

Sendo assim, a dica é incentivar práticas que busquem ininterruptamente aperfeiçoar produtos e processos dentro do seu ambiente corporativo. Isso garante que seu empreendimento esteja em constante evolução.

Conclusão

Vivemos cada vez mais cercados por aparatos tecnológicos que visam facilitar o nosso dia a dia.Por isso, pensar em o que é inovação tecnológica deve ser um exercício diário para um empreendedor que visa não somente a melhoria de processos dentro da empresa.

Lembre-se que novas implementações tecnológicas vão impactar diretamente no seu público alvo. Assim, a jornada de seu cliente será muito mais satisfatória.

O que é inovação tecnológica? Veja como modernizar seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/