Quanto custa para criar um avatar de Vtuber?

Ser Vtuber é, atualmente, uma das formas mais divertidas e incríveis de fazer uma carreira usando meios digitais, sem nem mesmo precisar revelar sua verdadeira identidade ou face, pois o principal fator para um Vtuber ser um Vtuber seria seu avatar virtual. Os avatares de Vtubers são o que dão o toque extra e diferenciado desses criadores de conteúdo, sendo diferentes de Youtubers que mostram suas caras nos vídeos. Além disso, muitos Vtubers até mesmo nem usam sua voz original, um exemplo sendo a Zentreya, uma Vtuber com avatar de dragão que é um pouco menos popular do que muitas estrelas do Hololive, porém ainda é muito reconhecida na comunidade internacional por ser uma Vtuber que usa o TTS, ou seja, texto para voz para se comunicar com quem lhe assiste.

Como acender VELA VIRTUAL ou um INC...
Como acender VELA VIRTUAL ou um INCENSO VIRTUAL no Altar do Simpatias Fortes.com.br
Houshou Marine
Houshou Marine

Sendo assim, ser um Vtuber não precisa necessariamente ser algo regrado, com apenas uma forma de chegar até esse objetivo. Atualmente, é possível que haja várias opções para quem possui menos renda para investir em seu projeto, além de que há aplicativos para iOS e Android para fazer lives a partir de dispositivos móveis. Hoje, apontaremos algumas das possíveis formas de criar um avatar, onde buscar comprar um desses modelos de personagens virtuais e como decidir as características desse personagem do zero. Mas a pergunta que realmente sempre é feita por quem pensa em iniciar nessa área seria o custo para criar um desses avatares virtuais e qual é ele.

Onde e por quanto você conseguirá seu avatar de Vtuber?

Antes de mais nada, é preciso dizer que avatares de Vtuber não são, necessariamente, em 3D. Maior parte dos Vtubers de grandes agências como VShojo e Hololive utilizam modelos em 2D. Mas o que isso significa? O 2D, a pesar do que muitos pensam, não é um desenho parado, ele é simplesmente um avatar que possui duas dimensões, que não pode ser visto em três dimensões, porém ainda é modelado, mas quando virado de certo ângulo o modelo vai parecer uma linha.

Você pode gostar:  Top 4 melhores Vtubers independentes

A preferência de qual tipo de modelo escolher fica por parte da pessoa e o quanto ela pretende gastar com um modelo. Também é possível notar que nem todo modelo é de corpo inteiro: muitos Vtubers apostam em apenas um modelo do torso de seu personagem ou dos ombros para cima, assim não precisando de muita modelagem ou animação e, consequentemente, gastando menos dinheiro para a sua produção. Sabendo disso, é possível entrar na questão de onde, como e por quanto um avatar de Vtuber é obtido na Internet.

Eu preciso criar o personagem do zero?

Enquanto é possível que a pessoa crie seu próprio design, ou seja, a aparência do seu personagem, não é necessário que ela faça isso em todos os casos. Quem possui habilidades de ilustração pode apostar em criar um personagem a partir do zero, porém é possível buscar artistas para criar um design original que seja mais profissional e mais claro. Muitas vezes, os artistas que realizam essas ilustrações podem também modelar, porém é preciso entrar em contato com o artista para negociar termos e saber mais sobre seu trabalho, seus preços e se ele pode fazer ambos os tipos de serviço.

É possível criar um personagem do zero, mesmo sem saber desenhar. Produzir uma descrição escrita da aparência do personagem, por exemplo, é algo que pode auxiliar na hora do artista produzir o modelo do avatar de Vtuber. É necessário descrever coisas como cor dos olhos, cor do cabelo, tamanho do cabelo, tipo de penteado e até mesmo sua personalidade, pois ela pode influenciar no design final.

Onde é possível encomendar um modelo de Vtuber?

Artistas 3D e 2D se encontram em vários sites pela Internet, sendo alguns dos mais famosos Twitter e Fiverr ou DeviantArt. Através das barras de pesquisa desses sites, é possível pesquisar por encomendas abertas de modelos de Vtuber ou qualquer coisa do tipo, sendo bem possível que existam artistas brasileiros produzindo esses avatares. Atualmente, a cena de Vtubers brasileiros é pequena, porém se encontra em crescimento, portanto a busca por um avatar está se tornando cada vez mais comum.

Você pode gostar:  The hero has returned | A ferida em que poucos isekai tocam — Apenas um fã de animes isekai

Quanto é preciso pagar por um modelo de Vtuber?

O preço irá depender inteiramente de fatores exclusivos, então não é possível dizer algo exato quanto o assunto. Um dos fatores seria o artista escolhido. Se esse artista possui uma grande fila de clientes, é popular e seu trabalho é reconhecido, o preço com certeza será mais caro, mas os resultados serão melhores e mais profissionais. Outro ponto seria a complexidade do personagem, pois com mais detalhes, é preciso que o artista invista mais tempo em seu modelo. Além disso, alguns artistas também produzem as animações, ou seja, o ‘tracking’ do personagem para que ele siga o que a pessoa está fazendo por trás da câmera. Sendo assim, o preço pode aumentar caso você opte por um serviço completo como esse.

Em média, uma pessoa vai investir ao redor de R$ 900 até R$ 1600 com um modelo feito do zero. Também não devemos descartar a possibilidade de ela aprender ou já saber fazer modelos 3D do zero, afinal existem programas feitos atualmente pensando nos avatares de Vtubers e sua produção, sendo um deles o VRoid Studio, disponível para Windows e Mac.

Quais alternativas mais baratas eu possuo?

É possível dizer que existem duas opções mais baratas para quem não tem tudo isso para investir em seu próprio avatar virtual no momento. A primeira alternativa é um aplicativo que vai pelo nome de REALITY que se encontra disponível para Android e iOS. Esse app possui tudo para criar um modelo do zero e fazer transmissões ao vivo, mesmo que limitadas, usando apenas um celular.

Outra opção é simplesmente usar um desenho e não um modelo, enquanto não há renda suficiente para investir em um modelo 3D. Existem muitos artistas talentosos que podem oferecer ilustrações para o personagem com diferentes expressões que podem ser adicionadas diretamente nas lives ou vídeos. Dessa forma, é possível iniciar um projeto nesse ramo sem ter tanta verba.

Você pode gostar:  Animes e desenhos animados: Você sabe a diferença?

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Camille Paoleschi
Camille Paoleschi

Me chamo Camille, tenho 19 anos e escrevo desde minha infância. Atuo como redatora de conteúdo e sou apaixonada em animes de vários gêneros, desenhos animadoa e video games. Tenho um interesse enorme por idols, Vtubers e suas seiyuus.

Artigos: 80

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.