A importância do sistema de entrega para os e-commerces

Atualmente, o comércio eletrônico se tornou amplamente conhecido no mundo digitalizado, e muitas empresas aplicaram isso em seus negócios para abordar mais clientes. 

No entanto, a parte mais importante que muitas empresas não reconhecem é a entrega de comércio eletrônico.

A importância do sistema de entrega para os e-commerces
A importância do sistema de entrega para os e-commerces

Entrega de comércio eletrônico: estratégias, soluções e muito mais

A estratégia de entrega de comércio eletrônico é realmente importante para ajudar a empresa a manter e nutrir seus clientes fiéis, o que significa logradouro é um ponto-chave para todas as entregas serem realizadas de maneira perfeita. Para provar isso, fizemos algumas pesquisas e este é o resultado:

Houve 38% dos consumidores que disseram que nunca mais comprariam com esse comerciante após terem uma experiência de entrega ruim.

Os clientes selecionaram um rival com opções de entrega de comércio eletrônico mais convenientes em 60% dos casos.

Quando se trata de compras online, 74% dos clientes consideram o frete grátis muito importante.

Portanto, com essas estatísticas de entrega de comércio eletrônico acima, mostra que a estratégia de entrega é realmente importante.

A entrega de comércio eletrônico refere-se a todos os serviços necessários para transferir itens encomendados on-line de um varejista para o local de entrega do cliente. Com um parceiro adequado, a entrega do comércio eletrônico pode ser razoável, econômica e rápida.

Como funciona a entrega de comércio eletrônico?

A entrega do e-commerce é processada através das 4 etapas abaixo:

7 melhores sites de notícia sobre ...
7 melhores sites de notícia sobre Bitcoin

Processar pedido

O processamento de pedidos refere-se às operações necessárias para concluir o pedido de um cliente. Cada compra está associada a um pedido exclusivo e ID de rastreamento para o item a ser entregue. Então, diferentes equipes são responsáveis ​​por diferentes aspectos do processamento do pedido.

Depois disso, a equipe de produção e logística altera os estoques, fecha o pedido de compra e atribui responsabilidades às equipes de embalagem e entrega.

Você pode gostar:  5 maneiras de ganhar dinheiro online

Pedido de pacote

O próximo passo é encaixotar adequadamente os produtos antes da entrega final. A embalagem tem duas funções: primeiro, protege o item de danos e, segundo, contribui para a criação de valor da marca. No entanto, a embalagem só é feita de acordo com o tipo de item.

A embalagem deve ser sempre fácil de usar e minimamente intrusiva. Deve, no entanto, ser forte e robusto o suficiente para proteger o produto durante a viagem. Além disso, sua marca (se aplicável) deve estar claramente visível na embalagem para ajudar a melhorar o valor e a retenção da marca.

Entrega e logística

É a terceira e mais importante etapa do procedimento de entrega. As empresas de comércio eletrônico precisam de um procedimento de logística confiável para garantir a entrega perfeita e pontual aos clientes. Nesse caso, contratar ou trabalhar com uma empresa terceirizada de logística, ou correio de boa reputação pode ser benéfica. Eles farão as entregas em seu nome.

No entanto, é claro, haverá algumas exceções nesta área. Por exemplo, gigantes do comércio eletrônico como a Amazon têm sua própria divisão de logística para lidar com o atendimento de pedidos.

Devoluções

Por último, mas não menos importante, a entrega implica o processamento de devoluções. Quando um cliente devolve um item por vários motivos, a empresa de logística o devolve à loja e o procedimento de devolução é iniciado. O reembolso é realizado de acordo com os termos e condições de devolução.

Além disso, se o pedido foi comprado diretamente dos gateways de pagamento para comércio eletrônico, os clientes receberão seus reembolsos por meio de sua conta bancária ou carteira eletrônica. Por outro lado, se os clientes optarem pelo pagamento à vista,  os clientes terão que receber o reembolso por meio de uma carteira eletrônica de comércio eletrônico ou um voucher de desconto que corresponda ao preço de seu produto.

Você pode gostar:  Como funciona a tecnologia blockchain

Alguns modelos de entrega de comércio eletrônico que você deve conhecer

Devido à evolução do comércio eletrônico, muitos modelos de entregas de comércio eletrônico nasceram. Esse tipo de modelo foi chamado de “o avanço” da logística. Você quer saber por quê? Porque mudou a forma como as empresas armazenavam seus produtos durante a venda online. Todos os custos foram minimizados!

Então, outra pergunta é “Como a empresa pode vender seus produtos online com um orçamento baixo?”

Conferiremos esses modelos de entrega de comércio eletrônico para saber como!

Armazenagem

Este é o modelo de distribuição mais antigo, mas ainda é popular entre as pequenas empresas de comércio eletrônico. Possuir um armazém é uma alternativa viável tanto para pequenas lojas virtuais que vendem uma variedade limitada e controlável de itens quanto para grandes que possuem recursos para cobrir as despesas de aluguel de espaço e contratação de funcionários.

Vantagens de um armazém privado:

  • Você tem controle total sobre seu estoque.
  • Você pode responder imediatamente em caso de reclamação ou solicitação de devolução.
  • Os preços das ações são reduzidos quando um grande número de coisas é comprado.
  • Não há intermediários, portanto, não há atrasos ou problemas além do seu controle.
  • Se você vender nas proximidades, pode fornecer a opção de retirada pessoal.
  • Você pode agilizar suas entregas ajustando a carga ao horário de trabalho dos correios e empresas de courier.
  • Para aumentar a exposição da marca, você pode personalizar facilmente os pedidos e as embalagens.

A desvantagem de um armazém privado:

  • Ter controle sobre seu inventário implica assumir a responsabilidade por ele.
  • Gerenciar todos os pedidos leva muito tempo.
  • Devido à área de acesso limitada, este sistema tem escalabilidade limitada.
  • Você precisará contratar funcionários do armazém ou realizar todos os trabalhos difíceis sozinho.
  • Exigiu um desembolso inicial significativo.
  • Durante tempos difíceis, a alta e inevitável despesa de aluguel pode forçar uma pequena loja a fechar.
Você pode gostar:  10 melhores profissões para quem gosta de desenhar

Terceirização

Quando você terceiriza o atendimento de pedidos, o estoque é gerenciado por uma empresa terceirizada de logística. Tudo o que você precisa fazer é enviar suas coisas para o depósito deles. 

Quando seu cliente fizer uma compra em sua empresa, ele a salvará e a transmitirá ao seu cliente. Mudar para esta opção requer alguma contemplação. Você deve localizar uma empresa de atendimento respeitável cujos serviços não lhe custarão um braço e uma perna.

Pode ser difícil encontrar um equilíbrio entre ter preços competitivos e rentabilidade respeitável.

Números mínimos de pedidos são frequentemente estabelecidos por fornecedores de atendimento, dificultando para as pequenas empresas alcançá-los.

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Imagem padrão
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 915

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.