Como comprar um NFT: Veja um passo a passo detalhado

Se veio até esse artigo, com certeza já ouviu falar sobre os NFTs. Houve um boom nas compras e produções desse tipo de arte no último ano. Apesar da animação generalizada sobre os NFTs ter morrido um pouco, ainda vale a pena entender como comprar um NFT, o que ele é exatamente e também como fazer o seu próprio.

Como comprar um NFT: Veja um passo a passo detalhado
Como comprar um NFT: Veja um passo a passo detalhado

Já podemos notar logo de cara que eles foram um enorme sucesso mundial no ano de 2021 e continuam oferecendo muito lucro para seus criadores em 2022. Existem até mesmo restaurantes tematizados ao redor de NFTs, existem grandes celebridades que compraram eles por milhões, sendo Eminem e Neymar alguns exemplos. Além disso, são uma forma de lucrar de maneira criativa e como nunca visto antes.

Para ter noção de seu alcance, o cantor Justin Bieber também gostou das obras de arte e adquiriu um NFT da mesma coleção por aproximadamente R$ 6,9 milhões. O acervo dele já conta com 619 NFTs de 49 coleções diferentes.

Então, se ficou curioso para saber mais sobre o mundo dos NFTs, que tal continuar lendo nosso artigo e descobrir muito mais? Veja a seguir tudo que você precisa saber antes de comprar um NFT.

Afinal, o que é um NFT de fato? Entenda agora!

Afinal, o que é um NFT de fato? Entenda agora!
Afinal, o que é um NFT de fato? Entenda agora!

NFT é a sigla para non-fungible token, ou token não fungível, um ativo criado a partir da tecnologia blockchain que serve como identidade digital de um item. O NFT assegura a autenticidade daquele item, que é único. Ou seja, o ativo garante a posse de um bem exclusivo, que nenhuma outra pessoa tem.

Para compreender melhor, imagine a famosa pintura Mona Lisa. A obra original, pintada por Leonardo da Vinci, encontra-se no Museu do Louvre, em Paris. Você pode comprar um poster com a imagem da “Gioconda” ou uma reprodução praticamente igual pintada a óleo, mas nenhuma dessas cópias chegará perto do valor da pintura original.

Você pode gostar:  O que é Lo-Fi: O gênero musical dos millennials

Tomando como exemplo o mundo da arte, o NFT pode servir para atestar a originalidade da obra digital, como os desenhos de macacos comprados por Neymar e Bieber, ou até mesmo física. Nesse caso, funcionaria como um documento de registro digital da obra.

Antes disso, vale dizer que o NFT em si não é um arquivo de computador, e sim um ativo que existe em uma blockchain. Portanto, o NFT assemelha a uma criptomoeda, com algumas diferenças que explicaremos a seguir.

Como as criptomoedas se assemelham com os NFTs?

Como as criptomoedas se assemelham com os NFTs?
Como as criptomoedas se assemelham com os NFTs?

Assim como as criptomoedas, os NFTs existem dentro do universo do blockchain, um banco de dados público e imutável, em uma rede descentralizada com regras preestabelecidas. Além disso, os NFTs são negociados em criptomoedas.  Isto é, para comprar esse tipo de ativo, você precisa antes adquirir uma moeda digital (as moedas aceitas variam de acordo com o marketplace).

No entanto, ainda é possível ver algumas diferenças primordiais. A grande distinção é que as criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, são fungíveis. Isto é, não há diferença entre as unidades em circulação. Já um NFT representa um bem que é único e não pode ser substituído por um igual. Tanto as criptomoedas quanto os NFTs utilizam criptografia para a proteção dos investidores.

Como e onde comprar um NFT?

Como e onde comprar um NFT?
Como e onde comprar um NFT?

Por fim, devemos tocar no ponto principal desse artigo: como é possível comprar um NFT? E por onde isso pode ser feito? Por enquanto, comprar um NFT não é a coisa mais simples do mundo. Primeiro, você precisa de uma carteira digital de criptomoedas. A Meta Mask é a mais usada e permite interagir com a blockchain Ethereum. 

Você pode gostar:  O que significa ser nerd

Tendo saldo nessa carteira, basta acessar um marketplace especializado em operações de compra e venda de NFTs. O maior e mais popular é o OpenSea, uma plataforma americana criada em 2017. Pela OpenSea, você encontra várias opções de NFTs para comprar. Além disso, pode criar os seus próprios para vender. Mas existem outras opções também:

  • Binance NFT
  • Coinbase NFT
  • FTX NFTs
  • Magic Eden
  • Rarible
  • Zora

A corretora mais confiável é a Binance, a mesma que eu uso, por ela ser a pioneira no mercado e a que tem taxas mais baixas que as outras. Basta criar uma conta em seu site oficial e começar a usar.

Quais são as vantagens de investir em NFTs?

Quais são as vantagens de investir em NFTs?
Quais são as vantagens de investir em NFTs?

Se você está cogitando comprar um NFT como investimento, antes de tudo é preciso saber que se trata de um investimento especulativo. Essa característica também traz uma grande vantagem: não há limites para a rentabilidade  potencial da revenda de um NFT. Assim, o investidor que tem um bom palpite sobre a valorização de um ativo representado por um NFT pode ganhar bastante dinheiro.

Os CryptoPunks, uma coleção de NFTs, hoje valem milhões, por exemplo, foram originalmente distribuídos de graça, podendo ser coletados por qualquer um que possuía uma carteira virtual na Ethereum.

Outro atrativo do NFT como investimento é o caráter lúdico. Diferentemente de outros ativos, os tokens não fungíveis podem estar vinculados a algum tipo de divertimento para o seu titular. 

Colecionadores, por exemplo, encontram nos NFTs ao mesmo tempo um hobby e um ativo financeiro. Por fim, podem compor uma estratégia de diversificação, expondo a carteira de investimentos a variáveis que outros ativos não contemplam.

Você pode gostar:  Quais as câmeras mais utilizadas pelos YouTubers?

Vale a pena investir em NFT ou não?

<a href=Vale a pena investir em NFT ou não?” class=”wp-image-16035″/>
Vale a pena investir em NFT ou não?

Os NFTs só são recomendáveis para os investidores de perfil arrojado, dispostos a correr mais riscos em troca de uma rentabilidade potencial maior. Melhor ainda se tiver uma boa familiaridade com as novidades do mundo virtual. Estar por dentro dos games e memes da moda, por exemplo, pode ser bastante útil.

Mas, mesmo para esses, não é inteligente aplicar um percentual alto de seu patrimônio em tokens não fungíveis. A dica é: invista um dinheiro que você está disposto a perder. Mas é claro que a valorização dos NFTs não é modelada totalmente pelo acaso.

Quem sabe sobre a dinâmica da cibercultura e do metaverso pode ficar de olho em seus valores. Sendo assim, investir em NFTs é uma opção para quem realmente sabe empreender. Agora que já sabe sobre como comprar os seus, que tal comprar o seu?

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Camille Paoleschi
Camille Paoleschi

Me chamo Camille, tenho 19 anos e escrevo desde minha infância. Atuo como redatora de conteúdo e sou apaixonada em animes de vários gêneros, desenhos animadoa e video games. Tenho um interesse enorme por idols, Vtubers e suas seiyuus.

Artigos: 80

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.