Pular para o conteúdo

Você realmente sabe o que é realidade aumentada? 

A realidade aumentada (AR) é uma tecnologia que nos permite observar o ambiente da vida real bem na nossa frente – árvores balançando no parque, cachorros perseguindo bolas, crianças jogando futebol – a partir do ambiente virtual. Neste caso, seria uma mistura entre elementos virtuais e reais dentro da mesma plataforma. 

Com os avanços na tecnologia de realidade aumentada, a interação entre dos aspectos gráficos com a realidade começou a ser acessível por meio da tela de um smartphone. Os aplicativos são programados com algorítimos de visão computacional, que faz o reconhecimento e diferenciação entre elementos reais e virtuais.

app augmented reality game gps
Photo by Pixabay on Pexels.com

A realidade aumentada está, de fato, bastante disponível e sendo usada de várias maneiras, inclusive em aplicativos que ajudam o usuário a encontrar seu carro em um estacionamento lotado. Outro exemplo interessante é o uso de aplicativos de compras que permitem que você experimente roupas estando em sua própria casa.

Em outras palavras potencial da realidade aumentada é infinito. É apenas uma questão de tempo até que essa tecnologia se torne parte ainda mais presente em nossa vida. Ainda não chegamos lá, mas algumas empresas e organizações estão fazendo grandes avanços com essa tecnologia hoje.

Mas vamos nos aprofundar agora em exemplos mais espefícos sobre a realidade aumentada. Você vem comigo?

Aplicativo Pokémon Go

Esse é o exemplo mais clássico de realidade aumentada. Certamente, quando alguém precisa explicar o que é realidade aumentada, basta citar o aplicativo Pokémon Go da Nintendo.

O grande sucesso de 2016, o Pokémon Go permitiu que os usuários pegassem seus Pokémon favoritos olhando através de seus smartphones para o mundo real, mas com imagens sobrepostas. Basta utilizar a câmera do celular para encontrar pokemons em vários ambientes da sua casa e até fora dela! 

Você pode gostar:  Como trabalhar e estudar na China

O jogo foi um sucesso esmagador, com até 65 milhões de usuários no auge de sua popularidade. Provavelmente foi também a razão pela qual você notou dezenas de crianças, adolescentes e “adultos nerds” vagando pela rua apontando o celular para uma árvore ou para debaixo de um carro.

Aplicativo móvel IKEA

A loja de móveis sueca IKEA lançou um aplicativo de celular com realidade aumentada. Através do app, o consumidor pode projetar a decoração de sua casa, usando os produtos da loja sueca mais querida do mundo. 

A empresa começou a experimentar a realidade aumentada em 2012, quando os compradores podiam usar o aplicativo para ver como as mesas e prateleiras ficariam em vários lugares da sua casa. Porém, a IKEA resolveu inovar ao criar seu próprio aplicativo IKEA Place. Agora é possível que você selecione qualquer coisa do catálogo da loja e veja como ela ficará em qualquer lugar da sua casa.

Esta é uma ferramenta extremamente útil para pessoas que estão se perguntando se uma determinada peça de mobiliário caberá em um espaço apertado, ou se a cor de sua compra em perspectiva combinará com o motivo da sala. Mesmo que não existe lojas IKEA no Brasil, é possível comprar seus produtos pela internet. 

Aplicativo de maquiagem L’Oréal

Nos moldes do aplicativo da IKEA, a empresa de beleza L’Oréal tem um aplicativo de celular que permite aos usuários experimentar vários tipos de maquiagem. A ideia é semelhante a um filtro do instagram. Quem nunca utilizou um filtro que deixa a pele com outra cor, escondendo as rugas e manchas da pele? 

Pois bem. O aplicativo da L’Oréal identifica seu rosto e, em seguida, mostra virtualmente como você ficaria com um determinado tom ou cor de um produto específico. É a realidade aumentada em nome da beleza! 

Você pode gostar:  Como ganhar dinheiro com o Tik Tok

Estúdios de TV com efeitos especiais

Os noticiários de televisão há muito tempo usam efeitos especiais para melhorar a qualidade de seus programas. Por exemplo, os apresentadores ficam em frente a telas verdes, mas aparecem mapas para os espectadores, fornecerem informações sobre o clima.

A empresa Weather Channel inovou ao levar a tecnologia a um passo adiante para ilustrar o clima extremo e seus efeitos. Nos últimos anos, a empresa de transmissão usou a realidade aumentada para exibir um tornado 3D no set, mostrando a altura das inundações durante tempestades e furacões nos Estados Unidos

Neste ponto, a realidade aumenta tem sido utilizada na TV para exemplificar ao público situações do cotidiano, dando maior grau de realidade aos programas jornalísticos. 

O que é realidade aumentada? Veja o exemplo no futebol

Há muito tempo a Rede Globo utiliza a tecnologia da realidade aumentada nas transmissões de futebol. Na tela da TV, os telespectadores veem uma amostra do campo, com a velocidade percorrida pelos jogadores, a região do campo que eles correram mais tempo, a direção e a força da bola.

Além da TV, os clubes de futebol utilizam softwares com essa mesma tecnologia, para obter dados estatísticos sobre a produtividade dos jogadores durante o tempo de jogo. 

Por fim, a realidade aumentada é inovadora mostrar a interação entre objetos, ambientes virtuais e pessoas. Mesmo que essa tecnologia não seja tão nova assim, o grande desafio da realidade aumentada é aumentar seu uso no dia-a-dia das pessoas, por meio de aplicativos que podem ser utilizados em qualquer celular. 

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.