10 samurais mais fascinantes do Japão

Os samurais e sua honra

A cultura japonesa sempre traz curiosidades muito interessantes. Quando se trata das histórias que envolvem os samurais, as curiosidades costumam ser ainda mais atraentes e diferentes. Considerando que os samurais eram grandes homens guerreiros, a suas características mais evidentes eram por causa de suas bravuras. Pensando nisso, trouxemos no texto de hoje os 10 Samurais mais fascinantes no Japão.

Por que os samurais são tão interessantes?
Por que os samurais são tão interessantes?

Os samurais eram reconhecidos porque possuíam em suas identidades qualidades como coragem e força. Além disso, eram homens que causavam sensação de temor nas outras pessoas. Acostumados a ter sucesso em campos de batalha, os samurais eram conduzidos por condutas muito rígidas e que deveriam ser seguidas à risca.

Existem algumas evidências na história que comprovam que muitos samurais tiraram a sua vida como uma forma de lavar a sua própria honra. Além de serem homens temidos, bem treinados, e rigorosos, suas classificações são respeitadas e admiradas até os tempos atuais.

No japão, esses personagens são responsáveis por conduzir a cultura do país. Não só as datas evidenciam quem foram essas personalidades, como também eventos dos mais diversos demonstram o afinco com esse registro. Por isso, quando se trata do Japão, cada traço, por mais simples que seja, simboliza algo que faz parte da história de forma marcante.

Além de possuir uma considerável função militar, os samurais também conciliavam algumas atribuições administrativas. Esses homens também eram condicionados a um conhecimento mais amplo, em comparação às outras pessoas comuns. Envolvidos com arte, pintura, entre outros conhecimentos, os samurais eram figuras que sempre intervieram para colocar ordem em situações diversas quando era necessário.

A seguir serão evidenciados quais são os 10 samurais mais fascinantes que compõem a história e cultura do Japão.

10 Samurais mais fascinantes no Japão

Tomae Gozen

Permanecendo entre os anos de 1157 até 1184, essa é uma mulher que se destacou na história japonesa como samurai. Tomae Gozen perpetuou a sua trajetória quando participou de grandes batalhas ao lado de inúmeros guerreiros homens. Embora, pouco se tem como registro de sua história, há evidências de que Tomae chamava atenção pela sua aparência, que era muito atraente.

Com características de pele clara e cabelos negros longos, tinha como função atuar como arqueira e espadachim. Além de servir a um grande conselheiro como daimyo Minamoto Yoshinaka, Tomae se destacava como uma das melhores guerreiras.

Minamoto Tametomo

Minamoto Tametomo viveu entre o período de 1139 até 1170. Evidenciado como um grande arqueiro, esse homem conseguiu afundar um navio com apenas uma flecha comum. Embora existam algumas lendas em torno de todas essas histórias, esse personagem era conhecido por também ter seu braço esquerdo 6 cm maior que o braço direito.

Ainda, segundo a história, Minamoto conseguiu salvar a sua família lutando contra um poderoso exército. Porém, seu final não foi tão feliz como se espera. Isso porque esse samurai se matou perfurando o abdômen, só por achar que estaria impossibilitado de lutar.

Kusunoki Masashige

Se teve alguém que se destacou na história por ter lutado em favor do imperador, essa pessoa importante foi Kusunoki Masashige. Conclamado pelas suas características de lealdade e fidelidade, esse guerreiro era classificado como um estrategista fora do comum.

Suas habilidades o tornavam único e admirável. Porém, foi em uma batalha de Minatogawa que Masashige morreu. Sua trajetória é muito relembrada e referenciada como exemplo de lealdade ao imperador.

Miyamoto Musashi

Miyamoto Musashi foi um homem identificado como um guerreiro que possuía a habilidade de lutar com duas espadas ao mesmo tempo. Envolvido com artes marciais, era também um samurai com significativa paixão pela literatura. O que fez dele, depois de alguns anos, um escritor.

Classificado como um dos principais heróis nacionais do Japão, tinha como identidade a aventura. O que mais gostava era de viajar pelo país em busca de seus adversários com a intenção de se aperfeiçoar nas técnicas de combate.

Honda Tadakatsu

Esse foi um homem identificado na história como uma figura que superou a própria morte. Essa fama aconteceu porque em todas as suas batalhas mais ferrenhas nunca foi ferido ou sofreu nenhum golpe.

Bravo e temido, era também um homem com sensibilidade voltada ao conhecimento. Em determinado período de sua existência, Honda foi tratado com palavras de louvor de diversos lordes. Não só isso, o samurai recebeu honrarias de seu próprio mestre Leyasu.

Date Masamune

Date foi um samurai que viveu entre o período de 1567 até 1636. Com largos passos significativos em sua vivência, era um guerreiro que havia herdado de sua linhagem reconhecimento de grandes nomes poderosos.

Não existiam tantos guerreiros como ele que chegavam ao ponto de causar medo e espanto aos seus oponentes. Apelidado como O dragão de um olho, ele alinhava grandes estratégias para as suas batalhas.

Tokugawa Ieyasu

Fundador da nomenclatura xogum do Xogunato Tokugawa do Japão, o arcaico guerreiro, esteve à frente do poder até o dia de sua morte. Conhecido como um dos principais nomes que realizou a unificação do Japão, era um homem que tinha muitas propriedades.

A cada ataque bem-sucedido, mais as suas riquezas aumentam, assim como o seu respeito e temor. Esse também foi o herói que estabeleceu a dinastia familiar no Japão por longos séculos.

Takeda Shingen

Foi um homem que não tolerava de forma alguma qualquer ação desleal. Agia de forma impiedosa com criminosos e tinha um senso de justiça muito aflorado e característico.

Embora tenha participado de mais de 40 batalhas. Takeda nunca construiu castelos e nem colocou sobre o seu domínio a cidade para desenvolver o seu clã. Ele considerava ser mais seguro viver em uma mansão, um espaço que, até então, ele poderia ter certo controle.

Toyotomi Hideyoshi

Reconhecido no Japão como o segundo grande unificador do país, era um samurai com características de grande líder. Além de forte poder de influência, esse homem, considerado guerreiro, também se portou como um humilde servo.

Admirava artes e também tinha significativo envolvimento com a literatura. Dessa forma, existem também alguns relatos que, esse guerreiro, se destacava pela sua simplicidade.

Oda Nobunaga

Por fim, Oda Nobunaga se desenvolveu na história como um personagem altamente brutal. Sensibilidade não era muito o seu forte. Porém, por suas determinações, foi um homem que conquistou todo o Japão.

Ele conduzia a força militar de acordo com ideais bem rigorosos. Sem contar que, foi em sua época que foram criadas as forças mais modernas do mundo. Além de seu nível de importância para o exército, foi também um homem que acumulou grandes riquezas.

Nos vemos em breve samurai

Você já conhecia a história desses 10 Samurais mais Fascinantes no Japão? Tem algum outro Samurai que você goste muito da história? Comente!

Comente nas postagens de fevereiro para concorrer a um livro ou mangá no valor de R$30,00.

Carinhosamente
Marcos Mariano

4 comentários em “10 samurais mais fascinantes do Japão”

  1. Você me conhece um pouquinho pra saber que eu não entendo nadica de nada do assunto rs
    E por isso, esses posts com a cultura japonesa para mim, são fonte de aprendizado, pois eu amo aprender.
    A única coisa que sabia de Samurai é o filme do Tom Cruise(credo) e nada além rs
    Adorei aprender um pouco mais!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    Responder
    • Fico feliz que você possa conhecer coisas novas aqui, trazer pessoas novas para esse lado é uma das ideias do blog.

      Até eu quando vou pesquisar para fazer esses textos fico encantado com as coisas que descubro, rsrs.

      Um beijo ^^

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.