Top 10 provérbios japoneses

O que podemos aprender com a cultura japonesa

A cultura japonesa é cheia de curiosidades, e não poderia ser diferente com os provérbios. Muito conhecidos por trazerem sentidos amplos de entendimento, os provérbios garantem sempre um pensamento carregado de sabedoria.

E não é atoa que os povos orientais são reconhecidos mundialmente por sua inteligência. Alguns analistas acreditam que isso se deve ao fato de que, os japoneses possuem uma forma diferenciada de observar a vida.

As características dos provérbios japoneses são reconhecidas por permitirem profunda sensação de serenidade, força e resiliência. Além de serem incrivelmente inspiradores, os provérbios japoneses estão sempre sendo consultados por quem procura se envolver com momentos de reflexões em situações diversas.

Provérbios japoneses
Provérbios japoneses

Completamente perspicaz, os provérbios japoneses têm a tendência de serem curtos e objetivos, porém com alta capacidade de promover uma rica reflexão. As sábias palavras também possuem o objetivo de conduzir pessoas a uma ação de auto análise. Sendo assim, os pensamentos são muito mais do que simplesmente uma junção de palavras inteligentes.

Não é só no Japão que os provérbios são populares. No Brasil, os famosos pensamentos se tornaram tão comuns devido a sua identificação com os ditados brasileiros. Então, é normal encontrar em restaurantes, bem como galerias de artes, e outros estabelecimentos a evidência do provérbio japonês.

Original das zonas rurais, a maioria dos provérbios japoneses trazem referência à natureza. Sol, água, rio, pedras são tratados como pontos consideráveis de reflexão dentro desses pensamentos. Sendo assim, a maioria das frases possui um considerável toque de poesia.

Os japoneses possuem um estilo de vida na qual, desde cedo, tiveram que extrair das dificuldades a riqueza do aprendizado. Por isso, a cultura do Japão, sem dúvida nenhuma, é uma das que mais inspiram e motivam de forma coerente.

Além disso, os japoneses têm uma maneira única de pensar a sua vida. Baseado em valores milenares, é um povo que não abre mão das características de sua identidade. Dessa forma, se tratando de um país oriental, existe sempre o que aprender.

Reconhecidos por também serem enigmáticos, os provérbios japoneses deixam muita abertura para o campo da imaginação. Aliás, a sua principal missão é garantir que as pessoas possam extrair o melhor significado da vida, das coisas e das pessoas. A seguir serão apresentados os 10 melhores provérbios Japoneses.

Melhores provérbios Japoneses

Viva um dia de cada vez

Traduzido de forma simples e eficaz, esse é um provérbio que enfatiza a importância de amenizar a preocupação dos dias. Podendo ser puxado para vários contextos, o fato é que por meio dessa simples frase, o pensamento recebe uma intensa resolução.

Isso porque “viver um dia de cada vez” é uma alusão para que não haja preocupações com o futuro.

Aqui no Brasil temos o correspondente “A cada dia basta o seu cuidado”, que quer dizer a mesma coisa e pode ser interpretado da mesma forma.

Se você pensa sobre algo, decida. Se você decidiu, não pense nisso

Classificado como uma reflexão de ação, esse provérbio japonês analisa com bastante sensibilidade o conflito dos pensamentos no dia a dia em relação à tomada de decisões. Não só isso, esse provérbio tenta permitir com que a pessoa consiga tomar decisões com mais clareza e sem retroceder.

Uma palavra bondosa pode aquecer três meses de inverno

Uma das questões mais evidenciadas nos provérbios japoneses é a classificação da identidade cultural do país. Isso porque os japoneses são reconhecidos por serem os povos que mais possuem senso de viver harmoniosamente em coletivo.

Denominado como algo sagrado, os japoneses sempre estimulam a prática da bondade, bem como da empatia para com o meio e com os outros.

Os rios profundos fluem lentamente

Esse clássico provérbio tem a missão de trazer uma análise sobre a profundidade de uma relação que acontece gradualmente. Por carregar um passado milenar, o Japão consegue compreender com mais profundidade a importância da passagem do tempo.

Podendo ser inserido em milhares de conceitos diferentes, esse é um provérbio bastante conhecido. Até porque se tem alguém que entende bem sobre a arte da espera, esses são os japoneses.

A felicidade vem à casa onde se ri

Os japoneses sempre trabalham pensamentos que impulsionam a leveza, bem como a felicidade. Sendo assim, de forma sábia, conduz o pensamento a trabalhar sempre em torno dessas questões.

Essa frase japonesa quer dizer que quanto mais uma pessoa sorrir, mais coisas boas ela vai atrair.

A grama do vizinho é mais verde

Esse ditado se refere a realidade de que as pessoas, às vezes, procuram se preocupar mais com a questão dos outros do que para si mesmo. Ou seja, enquanto perde tempo apreciando a grama do vizinho, esquece de cuidar de seu jardim. Além disso, traz uma reflexão sobre o modo de comparação constante que vivem alguns.

Essa é inclusive um provérbio que a gente já se apropriou e que falamos muito aqui no Brasil.

A esperança é a última que morre

Muito comum e mundialmente conhecido, esse provérbio japonês tem como finalidade ensinar que, independentemente da situação, a esperança deve sempre existir. Aliás, persistência faz parte das características de identidade dos japoneses. Por isso, de fato, para eles, manter a esperança é algo particularmente sagrado.

Continue tentando

Uma das regras de vida de qualquer japonês é nunca desistir dos desafios. Além de serem povos que se destacam pela sua alta capacidade, eles trazem isso como verdade e aplicam em suas vidas. Sendo assim, por meio dessa reflexão buscam motivar sempre a perseverança.

Com isso, o provérbio estimula um pensamento sobre continuar tentando, mesmo que em passos lentos.

Errar é humano

O mais difícil é encontrar quem não conhece essa tão pequena e profunda frase. Tratada de forma simples, o impacto que esse pensamento provoca é muito abrangente. Além de indicar que as falhas fazem parte da vivência de qualquer ser humano, por meio da simplicidade, esse pensamento mostra que até os mais importantes sábios estão totalmente sujeitos a errar.

Vale a pena ressaltar que a segunda parte do provérbio, que não é lá muito educada – “Errar é humano, persistir no erro é burrice” – foi acrescentada aqui nas nossas terras tupiniquins mesmo.

Se pegar uma sombra, que seja embaixo de uma grande árvore

Se pegar uma sombra, que seja embaixo de uma grande árvore
Se pegar uma sombra, que seja embaixo de uma grande árvore

Tão profundo quanto o seu significado, é a reflexão que essa frase representa. O objetivo principal é estimular o pensamento quanto ao ato de aproveitar as oportunidades. Ou seja, se uma oportunidade aparecer, aproveite de forma completa, sem receios, sem reservas. Esse é o ensinamento dessa grande frase.

E também pode ser comparada à nossa clássica: “Se a vida te der limões, faça uma limonada” (ou uma caipirinha).

Último provérbio: leia os textos da Pousada Nerd

Gostou dos melhores provérbios japoneses que selecionamos? Qual seu preferido? Comente!

Que tal ganhar um livro ou um mangá de até R$30,00 comentando nas postagens do blog?

Carinhosamente
Marcos Mariano

3 comentários em “Top 10 provérbios japoneses”

  1. A gente vive tempos difíceis, onde precisamos de toda ajuda possível e sim, impossível!
    Muitos provérbios aí, eu já conhecia, pois são mais populares, mas outros não!
    Adorei e oh, que o descanso seja sempre embaixo de uma sombra e com um livro em mãos!rs

    Beijo
    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    Responder

Deixe uma resposta