7 maiores clichês dos animes

Quem assiste anime sabe que há coisas que não podem faltar nunca nas animações japonesas. Sejam esses clichês bons ou um pouco desconfortáveis e até engraçados, os clichês ou também conhecidos como tropes são algo que fazem parte de todo anime, desde os maiores clássicos até obras mais recentes.

Se você está aqui, é por que quer conhecer os sete maiores clichês em qualquer anime, mas vale primeiro apontar qual o real significado de um clichê e o que seria o chamado de ‘trope’, sendo, em resumo, algumas características recorrentes de todo anime, mas utilizadas de forma tão exagerada que até mesmo já se tornaram em uma piada e meme.

7 maiores clichês dos animes
7 maiores clichês dos animes

O trope é algo que não pode ser evitado, pois, afinal, todo personagem pode ter o chamado trope em sua personalidade. Como já dito por muitos, hoje em dia não é possível criar nada 100% original, tudo se copia, porém, o que realmente diferencia um anime de outro qualquer é a execução dos tropes presentes em sua trama. O trope é o termo utilizado para apontar uma característica de um anime, uma cena de um anime ou de um personagem. Por exemplo, um trope seriam as yanderes, personagens femininas obcecadas por alguém, normalmente por um garoto, a ponto de cometer crimes e delitos para que a sua atenção seja voltada apenas para ela.

Os tropes não são, necessariamente, clichês. Tropes são considerados características e é apenas uma expressão comum para quem gosta de animes para definir o trope que um personagem se encaixa, ou seja, uma categoria comum entre personagens. Enquanto um personagem pode, de fato, ser apenas um trope, isso seria uma escrita falha, pois uma pessoa real nunca seria apenas uma coisa específica. Por isso, os melhores animes costumam correr da velha tática de fazer um personagem em apenas um trope, ou seja, baseado em apenas uma característica, tornando eles personagens pouco interessantes e nada inovadores.

Você pode gostar:  'Maid Dragon' terá jogo para PS4 e Switch. — Apenas um fã de animes isekai.

O clichê seria algo diferente, que é visto em animes, filmes, desenhos animados, jogos e qualquer outro tipo de mídia. Essas são características presentes na maioria dos animes, que são tão enraizadas na indústria de animação japonesa que fica difícil não notar as similaridades entre vários animes. Alguns desses clichês seriam um personagem, principalmente o protagonista, correndo na abertura ou o soco Obari.

Coisas que acontecem em praticamente todos os animes

Sabendo a definição e diferença entre trope e clichê, vamos ver quais os 7 principais acontecimentos em anime que parecem estar presentes na maioria das animações japonesas atuais e até antigas. Essas práticas de animação, personalidades dos personagens e mais são enraizadas nos animes há anos.

Corrida nas aberturas

Corrida nas aberturas
Corrida nas aberturas

Não minta, você já viu um anime onde a abertura contém um ou mais personagens correndo, às vezes com um destino, outras vezes apenas como algo simbólico. Correr na abertura é um dos maiores clichês do mundo otaku, sendo que vários fãs já fizeram vídeos coletando vários animes e suas aberturas contendo cenas de corrida extremamente iguais. Não se sabe exatamente quando isso se iniciou, porém é preciso notar o significado por trás dessa corrida. A maioria dos animes que contém ela trata-se de animes shounen e de ação ou aventura, portanto pode-se dizer que ela representa determinação, foco e força para que o protagonista chegue em seu determinado objetivo.

Episódios retratando praia e verão

Episódios retratando praia e verão
Episódios retratando praia e verão

Quem nunca viu um anime que simplesmente decide ter um episódio com temática de praia do nada? Isso é muito conhecido como ‘fillers’, ou seja, episódios sem um propósito real na trama, que apenas adicionam mais interações entre os personagens e tempo na tela. O Japão é uma ilha, então é comum que haja muitas praias maravilhosas ao redor do país, portanto muitos animes retratam várias dessas praias reais. Normalmente, os episódios que possuem esse cenário focam na comédia.

Você pode gostar:  Anime Mushikaburi Hime anunciado para 2022 - Apenas um Fã de Animes Isekai

Fanservice

Fanservice
Fanservice

O fanservice pode ser considerado ou não algo ruim por muitos. Trata-se de algo muito comum em vários animes, cenas com teor erótico e sensual, normalmente sendo um clichê feito com personagens do sexo feminino.

Podemos aprender ciência com anim...
Podemos aprender ciência com animês? Análise de Fullmetal Alchemist

Harém

Harém
Harém

Um dos gêneros mais clichês dos animes, de longe, é o harém, sendo uma categoria que retrata um homem, normalmente, com várias garotas atraídas por ele, lutando para conquistar seu amor.

Poder da amizade

Poder da amizade
Poder da amizade

O poder da amizade, especialmente em animes de drama e Slice of Life como Love Live! Sunshine, acaba sendo um dos temas mais clichês dos animes. Esse tema retrata qualquer situação sendo resolvida através da amizade e do amor, de forma simples.

Sentar perto da janela

Sentar perto da janela
Sentar perto da janela

Na maioria dos animes, talvez muitos não percebam, mas os protagonistas se sentam perto da janela. Em muitos animes, eles se encontram perdidos em seus pensamentos, ignorando uma aula chata.

Tropes yandere, dandere e mais

Tropes yandere, dandere e mais
Tropes yandere, dandere e mais

Enquanto os tropes não são, em si, clichês, os personagens podem se tornar clichês quando não são nada além do seu trope. Isso ocorre muito com personagens do sexo feminino, especialmente aquelas consideradas tsudenre e yandere. As tsunderes, por exemplo, são encontradas em quase todo anime, seja de shounen até Slice of Life ou música, esse tipo de personagem não falta nos animes. Elas se tratam de personagens que, aparentemente, não gostam de afeto, carinho ou de uma pessoa em específico, porém, por trás desse exterior, a personagem de fato ama receber atenção e gostaria de continuar recebendo atenção da pessoa que ama, porém, nega isso a todo custo.

Você pode gostar:  9 animes parecidos com Kakegurui (2017)

Além dessas garotas, podemos mencionar personalidades de protagonistas que não desistem por nada e vilões que apenas pensam em destruição e não possuem um objetivo, além disso, sem receber explicações sobre suas motivações ou razões para estar causando caos e maldade no mundo. Em geral, mesmo que muitos animes possuam esses clichês, é quase impossível que um escritor consiga de fato escapar deles, portanto o que realmente importa seria a execução desses clichês e se a trama é bem executada com um conceito interessante, só assim é possível encontrar um anime inovador para você assistir, mesmo com os temas recorrentes.

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Imagem padrão
Camille Paoleschi

Me chamo Camille, tenho 19 anos e escrevo desde minha infância. Atuo como redatora de conteúdo e sou apaixonada em animes de vários gêneros, desenhos animadoa e video games. Tenho um interesse enorme por idols, Vtubers e suas seiyuus.

Artigos: 56

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.