8 motivos para contratar um redator freelancer

Esse texto foi publicado em 07/10/2022 12:47 e modificado pela última vez em 29/12/2022 13:20, escrito por Marcos Mariano.

Contratar um redator freelancer não é uma das tarefas mais fáceis: para isso, é necessário considerar uma série de aspectos e fatores diferentes. Antes de começar com as dicas, propriamente ditas, devemos saber primeiramente o que esse profissional faz e o que ele deve saber.
8 motivos para contratar um redator freelancer
Photo by Kenny Eliason / Unsplash

Isso determinará, também, o valor de sua mão de obra, que é geralmente cobrada por palavra, mas nada impede que o especialista cobre por hora, visto que um tema de 500 palavras muito complexo, em teoria, não deve ter o mesmo valor que um tema fácil do mesmo tamanho.

Porém, esse detalhe pode diferenciar de redator para redator. Alguns redatores freelancers consideram a complexidade, tamanho e nicho da pauta que estão produzindo para oferecer um valor que faça realmente sentido com o nível do trabalho sendo feito ali. Sendo assim, se você possui um blog ou deseja ter textos para outros meios como redes sociais, é ideal saber quais são os 8 motivos para contratar um redator freelancer.

O que é um redator freelancer?

O que é um redator freelancer?
Photo by Kenny Eliason / Unsplash

O redator é o profissional responsável pela criação dos textos da sua empresa que servirão como estratégia de marketing de conteúdo para os clientes da marca. Esse especialista também deve conhecer técnicas de e-mail marketing e até mesmo de Social Media para criar legendas para as redes sociais (neste caso, não faz a criação do design).

No começo, é natural que o próprio dono do negócio ou o responsável pela comunicação faça esse trabalho. Porém, eles começam a ficar sobrecarregados quando as estratégias amadurecem. Nesse momento, a empresa percebe a necessidade de investir no Marketing de Conteúdo, e é essencial um profissional dedicado especialmente à produção de textos. Então, essa é a hora de contratar um redator freelancer.

Ele agregará qualidade à sua estratégia e consistência à frequência de posts, por se dedicar exclusivamente ao conteúdo com todo o seu conhecimento e experiência. Enquanto isso, os demais profissionais que estavam envolvidos podem, agora, focar suas atividades nas suas áreas, tornando a empresa mais eficiente.

O redator de que você precisa não deve ser alguém que simplesmente sabe escrever um texto. Ele deve também compreender a estratégia que existe por trás de uma pauta e otimizar a sua redação para que atenda aos objetivos da empresa. Sendo assim, o redator é o profissional que cria conteúdos estratégicos para o seu blog ou negócio.

8 motivos para contratar um redator freelancer

Sabendo agora do que é o profissional chamado redator, entenderemos se vale a pena ou não contratar um profissional como esse, considerando oito motivos concretos para apostar na contratação de um bom redator freelancer. Quer descobrir quais são esses motivos? Continue lendo e veja cada um deles para você tomar a decisão correta!

Economize tempo

O primeiro motivo para você contratar um freelancer é que isso proporcionará economia de tempo para sua empresa. Produzir um conteúdo de qualidade leva horas e às vezes dias! Contudo, para manter uma presença online, é necessário produzir conteúdo continuamente. Sendo assim, isso significa que você ficaria preso a essa atividade constantemente, quando poderia estar dedicando esse tempo para cuidar do seu negócio.

Produza conteúdo otimizado para os mecanismos de busca

Otimizar um conteúdo para os mecanismos de busca, ou aplicar técnicas de SEO, pode até parecer simples. Contudo, otimizar um conteúdo e manter uma leitura amigável exige certo conhecimento. Afinal, o conteúdo deve ser agradável para o leitor e otimizado para os algoritmos.

Hoje em dia a maioria dos redatores freelancers possuem certificações em cursos específicos para otimização de conteúdos. Isso porque SEO é a base das diversas estratégias de marketing online. Sendo assim, se você não tem esse conhecimento, saiba que contratar um redator com conhecimento em SEO é a melhor forma de ter conteúdos otimizados.

Maior conhecimento sobre nichos específicos

Existem redatores que atuam apenas com nichos específicos. Outros preferem atuar de uma forma mais ampla em diferentes mercados. Todavia, o fato é que você pode contratar um freelancer com conhecimento específico sobre o seu nicho.

Por exemplo, se você a sua empresa é sobre oftalmologia, é possível contratar redatores que atuam apenas no nicho de saúde. Além disso, alguns profissionais possuem até mesmo faculdade em áreas cruciais para seu negócio. Sendo assim, esse é um conhecimento muito valioso que você poderá contratar.

Maior experiência com a produção de conteúdo

Outro motivo muito importante é a experiência que o redator freelancer tem com a produção de conteúdo. Se você é novo nesses assuntos, sua experiência produzindo conteúdo é bem baixa se comparada a de profissionais que atuam produzindo conteúdo há alguns anos, por exemplo. Logo, contratar um redator freelancer é o mesmo que trazer experiência em produção de conteúdo para suas estratégias.

Uso de ferramentas profissionais

Para quem não atua na área de marketing, pode ser inviável contratar ferramentas profissionais para a produção de conteúdo. Contudo, saiba que muitas dessas ferramentas são muito importantes e fazem a diferença na elaboração de artigos, textos, infográficos, posts para redes sociais e ebooks. No entanto, muitos redatores já utilizam essas ferramentas em seus trabalhos, então você não precisará contratá-las.

Conte com planejamento

Os redatores estão se aperfeiçoando cada vez mais. Hoje em dia muitos oferecem serviços como planejamento, gerenciamento e a execução, que seria a produção de conteúdo. Sendo assim, os serviços oferecidos por esses profissionais estão cada vez mais completos e próximos ao que uma agência de marketing oferece. Contudo, com um custo menor e maior dedicação às estratégias do seu negócio.

Contratação muito mais simples

Contratar um freelancer é muito mais simples e fácil do que adquirir esse serviço por meio de agências ou contratando uma equipe de redatores na modalidade CLT. Hoje em dia muitos freelancers oferecem nota fiscal, logo, isso dá uma enorme vantagem na contratação.

Resultados sem precisar de um investimento alto

Considerando que é mais fácil e barato contratar um freelancer, saiba que os resultados que você espera para sua empresa poderão ser observados com um investimento menor, se comparado a serviços mais robustos como os oferecidos por agências de marketing. Em todo caso, saiba que com pouco investimento é possível ter resultados reais.

Os redatores profissionais também dominam a arte de otimizar o conteúdo para SEO, o que vai ajudá-lo a obter visitantes em primeiro lugar. 72% dos profissionais de marketing dizem que a criação de conteúdo relevante foi a tática de SEO mais eficaz.

Com a pesquisa de palavras-chave, é possível identificar quais palavras e frases você precisa segmentar para gerar o público certo. Trabalhá-los habilmente em cópias de sons naturais é muito mais difícil do que você imagina.

Como contratar um redator freelancer?

Para contratar um redator freelancer é possível recorrer para as redes sociais como Facebook ou LinkedIn e também usar plataformas de freelancing como o Fiverr ou Workana para entrar em contato com ótimos profissionais. O nosso blog também conta com uma área de serviços especializada na redação freelancer.

Se ficou interessado, é só conferir nossos serviços por aqui e encontrar serviços de redação freelancer com as melhores técnicas de SEO pelo melhor preço. Oferecemos um serviço rápido, atendendo qualquer nicho que seu blog ou negócio precisar, além de poder realizar a postagem e ainda ter preços acessíveis e artigos de vários tamanhos.

Agora que já sabe as razões para contratar um redator freelancer, que tal escolher nossos serviços e focar nas outras áreas de seu negócio enquanto a gente lida com a produção de conteúdo? Se gostou deste artigo, compartilhe com amigos que possam estar ponderando contratar um redator freelancer. Além disso, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas postagens!

Referências

  1. Manual do redator freelancer: como se preparar para a carreira e dar os primeiros passos
  2. Como se tornar e como contratar um Redator Online – RedaWeb
  3. Serviços – Bits Monetizados
  4. 7 melhores alternativas ao Fiverr
8 motivos para contratar um redator freelancer

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/