Fiverr vs 99Freelas: Melhor opção para freelancers iniciantes

Esse texto foi publicado em 07/10/2022 13:08 e modificado pela última vez em 29/12/2022 13:19, escrito por Marcos Mariano.

Ter em mente qual site você está usando para anunciar seus trabalhos como freelancer é ideal, afinal todos possuem pontos positivos, mas nem todo site é o correto para você. Sendo assim, você precisa entender qual é a melhor opção para freelancers iniciantes atualmente e escolher um site que realmente ofereça segurança, opções para ter preços justos em seus serviços, além de evitar o leilão sobre seus preços.
Fiverr vs 99Freelas: Melhor opção para freelancers iniciantes
Photo by Wes Hicks / Unsplash

Hoje compararemos dois grandes sites que atendem compradores de serviços e prestadores de serviços online e até presenciais: o Fiverr e o 99Freelas. Afinal, qual será o site mais vantajoso para se cadastrar em 2022 como um freelancer iniciante? Saiba que ficar sabendo quais são as principais vantagens de um site e suas funcionalidades é de extrema importância para que você decida se vale a pena ou não gastar tempo nele.

Sendo assim, continue lendo nosso artigo e descubra as diferenças entre o Fiverr e o 99Freelas e entenda para quem cada um deles é ideal e se para você, freelancer iniciante, um deles pode ser a resposta para conseguir seu primeiro cliente. Ficou curioso? Então continue lendo para se informar.

Entenda as principais diferenças entre o Fiverr e o 99Freelas

Photo by Tran Mau Tri Tam / Unsplash

Como dito, é essencial saber as principais diferenças, sejam elas positivas ou negativas, entre sites de freelancing na internet. Cada um deles oferece um ponto ideal para você, porém alguns acabam sendo muito mais ideais para pessoas iniciando. Então, independente do seu nicho, é ideal ficar ligado para entender qual site precisa mais de sua atenção e qual site oferece oportunidades mais justas para você obter clientes e realizar serviços, seja online ou não. Continue lendo e veja a comparação entre o Fiverr e o 99Freelas!

Como funciona o Fiverr

O Fiverr é um mercado que permite que os clientes paguem antecipadamente por trabalhos, que podem ser qualquer tipo de trabalho freelancer, como web design, marketing de mídia social ou copywriting e até mesmo criando um logotipo. Todos os trabalhos no Fiverr custavam inicialmente US $5 cada quando foi lançado, mas agora os freelancers podem optar por cobrar mais ou fornecer pacotes de serviços.

Os pedidos são normalmente atendidos em um ou dois dias, mas o vendedor determina o tempo de entrega e pode demorar mais se houver um acúmulo de pedidos. Uma vez que seu pedido tenha sido concluído com sucesso, 80% do valor do pedido será pago ao vendedor, pois 20% vai, obrigatoriamente, para o Fiverr.

Para vender no site, os vendedores devem criar gigs personalizados e configurar seus perfis. Como vendedor, você escolhe seu preço e tem a opção de adicionar extras aos seus shows para aumentar o preço. Os gigs são simplesmente trabalhos de freelancing, sendo um termo utilizado por americanos que acabou pegando dentro do Fiverr.

Vale notar que você pode oferecer vários serviços de todos os tipos e não é necessário ter um foco em apenas um nicho. Por exemplo, se você faz Marketing de conteúdo e design, é possível oferecer ambos através do site sem nenhum problema.

Vantagens do Fiverr

Primeiramente, o Fiverr é bom porque permite que você trabalhe sozinho, de acordo com o seu tempo e de qualquer lugar do mundo, desde que você tenha uma boa conexão à internet. Além disso, como todos os clientes devem depositar o dinheiro solicitado com antecedência, se o seu serviço foi impecável e você respeitar os termos do contrato, o pagamento no Fiverr é bastante seguro e imediato.

Os clientes da Fiverr sempre têm a possibilidade de adicionar bônus ao vendedor, sempre com a condição de que o serviço recebido seja excelente. Portanto, envolver-se às vezes até além do nível de serviço acordado é definitivamente uma coisa boa e, muitas vezes, você recebe um bônus que normalmente fica entre 10 e 20% a mais.

Se você está dando seus primeiros passos no mundo do freelancer, o Fiverr é uma excelente plataforma para criar laços. Você terá um número muito grande de clientes prontos para comprar seus serviços e poderá começar a conhecer toda a dinâmica por trás da manutenção de seu próprio negócio, em uma plataforma segura onde (pelo menos) os pagamentos são garantidos!

Como funciona o 99Freelas

O 99Freelas é uma plataforma para contratação de freelancers para trabalhos diversos. Além de produtores de conteúdo, há profissionais das áreas de design, tradução, fotografia, vendas e marketing, suporte administrativo, direito e leis, engenharia e arquitetura, serviços empresariais e desenvolvimento web. Juntando todas elas, há 272.661 freelancers cadastrados.

Em um levantamento realizado há 14 meses, eles eram 176.306 – representando um aumento de 54,6% no período. Se considerarmos apenas redatores freelancers, por exemplo, eles somam 66.229. São 20 mil a mais do que em agosto de 2017 e quase 25% de todos os profissionais hoje cadastrados na plataforma.

O 99Freelas funciona de forma simples e intuitiva, seja pelo site ou a partir do aplicativo, no momento disponível para dispositivos Android. Para usar a ferramenta, o cadastro é gratuito. Basta acessar o site e clicar no link ‘Cadastre-se’, localizado em sua área superior. Depois disso, é preciso criar o seu perfil, inserir habilidades, competências, experiências, portfólio e o que mais julgar importante e interessante para os clientes conhecerem.

Criado o perfil, já é possível ir em busca de vagas, se candidatando gratuitamente a elas. Você deve procurar por projetos que reúnam as características que casem com suas habilidades. Sendo assim, você pode buscar, por exemplo, por ‘Escrita e Tradução’, para encontrar trabalhos focados na redação freelancer ou na redação com técnicas de SEO, ou na tradução de textos de uma língua para outra.

Devemos notar que há uma classificação dos freelancers na plataforma, sendo assim, você precisa se atentar a isso antes de buscar um trabalho. Existem os iniciantes, intermediários e os especialistas. A cada novo nível, a pessoa deve possuir mais habilidades e experiência para demonstrar no projeto.

Vantagens do 99Freelas

Uma das vantagens do site é que, para atrair ainda mais usuários e atender as necessidades desses profissionais, a plataforma desenvolveu ferramentas que auxiliam no fechamento de propostas e contribuem para o crescimento das contratações. Esses são a calculadora para freelancers e o blog de conteúdo especializado na área.

A definição de preço para o seu trabalho é vista pelos profissionais como uma das grandes dificuldades da carreira freelancer. Nos projetos publicados na página de oportunidades da 99Freelas é possível ter uma ideia de valor a ser cobrado com base nas candidaturas já feitas, se houver.

Para auxiliar na precificação da proposta, a plataforma oferece uma Calculadora Freelancer. Com a ferramenta é possível determinar o valor a ser cobrado por hora de trabalho, baseado no quanto você planeja ganhar por mês e do tempo que irá se dedicar a cada projeto.

Outro recurso oferecido pela plataforma é um blog com artigos especializados na área. Ali é possível encontrar conteúdo como dicas de finanças, organização e criatividade para profissionais freelancers, além de informações sobre o mercado e como qualificar-se para ter sucesso na área.

Qual vale mais a pena para um freelancer iniciante: Fiverr ou 99Freelas

Ambos os sites são muito conhecidos pela internet, não há como negar. No entanto, é preciso entender que um é melhor para iniciantes que o outro. O 99Freelas possui clientes que buscam níveis muito altos para iniciantes que acabam sendo, no máximo, intermediários no que fazem. Sendo assim, acabam perdendo muitas oportunidades se focarem apenas no 99Freelas como seu site para oferecimento de serviços.

Sendo assim, quem está começando pode apostar no Fiverr, pois além de oferecer uma variedade de categorias, você pode oferecer seus serviços de qualquer nível, seja iniciante, intermediário ou especialista e ainda assim encontrar clientes de forma fácil. Além disso, através dele você pode colocar seus próprios preços que acha justo para o seu trabalho.

Agora que você já conhece os pontos negativos e positivos de cada um, faça sua escolha e comece a trabalhar remotamente fazendo aquilo que mais gosta e ganhando dinheiro online de forma segura e correta. Se gostou desse artigo, continue vendo mais conteúdo informativo em nosso blog e confira nossa Newsletter para ficar por dentro de cada conteúdo novo.

Referências

  1. 99Freelas: como funciona e cadastro » BLU365 | Blog
  2. 99freelas é bom? É confiável? Saiba tudo sobre a plataforma!
  3. Como fazer renda extra no 99Freelas: guia completo | AppTuts
  4. Como Funciona o Fiverr Para Trabalhar e Contratar
  5. Fiverr é confiável? Como funciona a Fiverr Brasil? Saiba!
  6. Como ganhar dinheiro no Fiverr sem nenhuma habilidade ou experiência
  7. Níveis de prestador Fiverr
Fiverr vs 99Freelas: Melhor opção para freelancers iniciantes

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/