Fiverr vs TaskRabbit: Melhor opção para freelancers iniciantes

Esse texto foi publicado em 05/10/2022 01:50 e modificado pela última vez em 29/12/2022 13:20, escrito por Marcos Mariano.

A decisão de uma boa plataforma para oferecer seus serviços como freelancer pode parecer algo mundano, porém não deve ser uma decisão tomada sem considerações. Afinal, você precisa de uma plataforma onde possa prestar serviços com segurança e por um preço justo. Por isso, é ideal entender qual é a melhor opção para freelancers iniciantes começarem sua carreira no meio digital, independente do nicho de atuação deles.
Fiverr vs TaskRabbit: Melhor opção para freelancers iniciantes
Photo by Kaitlyn Baker / Unsplash

Sendo assim, nesse artigo compararemos dois grandes sites de freelancing que muitas pessoas conhecem: o Fiverr e o TaskRabbit. Afinal, qual plataforma é a melhor para você que está iniciando agora? Continue lendo nosso artigo e descubra mais sobre suas funcionalidades e vantagens, assim você pode tirar sua própria conclusão a partir de informações concretas e fazer a escolha certa.

Entenda as principais diferenças entre o Fiverr e o TaskRabbit

Photo by Brooke Cagle / Unsplash

Começar como freelancer requer uma grande atenção em sua escolha de ferramentas e plataformas para lhe auxiliar. Sendo assim, entenda quais são as diferenças entre o Fiverr e o TaskRabbit abaixo e saiba quais são seus pontos positivos e negativos. Dessa forma, você pode entender qual é o mais ideal para você trabalhar e postar seus trabalhos de freelancer, seja do nicho de Marketing ou qualquer outro.

Como funciona o Fiverr

Atualmente, o Fiverr é um dos maiores marketplaces de serviços virtuais a nível mundial. Nela, você pode oferecer uma gama de serviços por, no mínimo, cinco dólares. Por isso, é uma ótima opção para quem deseja ganhar dinheiro online da forma correta e segura. O melhor é que lá você encontra de tudo. Existem mais de 400 categorias de serviços, como Design Gráfico, Marketing Digital, Redação e Tradução, Vídeo e Animação, Lifestyle, Música e Áudio, Tecnologia e muito mais.

É possível se cadastrar no site e anunciar seu trabalho pelo valor escolhido. E você ainda pode descrever seus serviços para atingir nichos específicos. Ou seja, você pode descrever suas especialidades e diferenciais, por exemplo, se você é especializado na criação de logotipos minimalistas, arte com pixels ou qualquer outro tipo de nicho. Dessa forma, é fácil atrair um cliente ideal.

Para comprar e vender na Fiverr, é preciso ter um cadastro. A inscrição é gratuita, só é preciso seguir alguns passos, veja a seguir:

  1. Entre no site do Fiverr ou baixe o aplicativo;
  2. Faça sua inscrição com e-mail. Essa parte é simples, mas ao se inscrever sua conta estará configurada como conta de cliente;
  3. Para alterar sua conta para prestador de serviço, você precisa entrar no site via desktop;
  4. A primeira etapa que aparecerá são informações pessoais, onde você preencherá algumas informações como: nome completo, foto de perfil, descrição, idiomas/nível de fluência. Assim que preencher, verifique as informações e clique em “Continuar”;
  5. A próxima etapa é de informações profissionais. Você precisará informar sua profissão, quais são suas habilidades e seu nível de experiência em cada. Também é possível acrescentar nível de escolaridade, certificações na área e link para seu site, caso deseje;
  6. A próxima etapa para preencher seu perfil é adicionar seus contatos e redes sociais, para demonstrar credibilidade. Você pode conectar seu LinkedIn, Facebook ou conta no Google (essas informações não aparecerão no seu perfil);
  7. A última etapa do cadastro é a verificação por e-mail ou número de telefone, para verificar a segurança.

Pronto, a partir daí você pode experimentar tudo que o site da Fiverr tem a oferecer de bom e do melhor. Leia mais para entender quais são suas vantagens!

Vantagens do Fiverr

Um dos principais benefícios do Fiverr é que você está no controle do seu serviço. Em outros sites, o cliente publica o que deseja e qual preço está disposto a pagar. Já no Fiverr, você descreve que tipo de serviço que exerce e qual é o valor do projeto. Além disso, o pagamento é gerenciado pela plataforma. O cliente paga com antecedência pelo projeto e, assim que for concluído, você já pode retirar o valor.

É importante ressaltar que o Fiverr cobra uma taxa de 20% sobre a venda, então você recebe 80% do valor total do pedido. Se os clientes gostarem do seu trabalho, podem avaliar e deixar comentários. Isso aumenta as chances de outras pessoas se interessarem pelo seu perfil e você continuar ganhando dinheiro sem sair de casa. Outro destaque é que você pode gerenciar suas demandas na palma da sua mão, por meio do aplicativo, que está disponível para Android e iOS.

Como funciona o TaskRabbit

O TaskRabbit é uma das plataformas populares quando se trata de fornecer serviços como um Tasker. Com mais de 1,1 milhão de visualizações, é uma das plataformas mais populares entre a comunidade de freelancers de montagem. Ela permite que você forneça serviços quando se trata de alguém que está tentando ajudar a realizar a tarefa de bricolage, ou seja, de montagem ou ‘faça você mesmo’.

No entanto, os seus serviços como Tasker não se limitam apenas a dar uma mãozinha nas tarefas domésticas ou na manutenção do escritório. Como Tasker, você pode fornecer seus serviços como um assistente virtual, bem como um organizador de eventos. Sendo assim, durante o cadastro, você poderá indicar qual seu nicho de atuação.

Além disso, devemos notar que o TaskRabbit possui um foco muito grande em manutenção e serviços que requerem uma presença física e não apenas online. Por exemplo, caso você for uma assistente virtual, isso não será um problema. No entanto, essa é uma das categorias menos procuradas no site. Portanto, talvez não seja um site ideal para quem visa prestar serviços 100% online.

Vantagens do TaskRabbit

Como dito, o TaskRabbit é ótimo para quem oferece serviços presenciais de manutenção, tarefas domésticas ou organização de eventos. O TaskRabbit prioriza os clientes e não os trabalhadores, por isso você precisa escolher dentre os serviços que os clientes postam no TaskRabbit e ver qual é o preço ideal do seu trabalho. Em média, as pessoas pagam 14 dólares por hora para freelancers realizarem trabalhos no TaskRabbit.

Ou seja, por dia, você pode ganhar até 300 dólares ou mais. No entanto, apesar disso ser muito bom, é preciso ficar ligado: o TaskRabbit é um site muito americano, apesar de conter uma opção em português. Ele é pouco reconhecido no Brasil e grande parte dos trabalhos presenciais não são no território nacional. Portanto, acaba valendo a pena se você é um assistente virtual, por exemplo, mas não se você é um montador.

Qual vale mais a pena para um freelancer iniciante: Fiverr ou TaskRabbit

Levando tudo isso em consideração, qual seria a melhor plataforma para um freelancer iniciante? Em disparada, o Fiverr acaba sendo o site ideal para quem está começando. Ele oferece uma variedade muito maior de nichos para qualquer freelancer atuar, além disso, é um site que possui foco nos trabalhos digitais, que não precisam que você compareça no local do trabalho sugerido.

Além disso, o TaskRabbit oferece pagamentos por hora, enquanto no Fiverr você decide o preço ideal para o seu serviço. Assim, você ganha apenas clientes que realmente valem a pena e não apenas pessoas que vão querer leiloar os preços de seus serviços ou pagar preços absurdos por hora, por exemplo. Sendo assim, o site acaba valendo mais seu tempo e esforço.

Ou seja, Fiverr é a plataforma ideal nesse caso e você deve priorizar ele como um freelancer iniciante, especialmente caso seus serviços sejam completamente digitais. Se você gostou desse artigo, que tal conferir outros em nosso blog e deixar um comentário abaixo falando sobre o que você acha de nosso conteúdo? Fora isso, assine nossa newsletter e conte com notificações para cada novo conteúdo postado em nosso site!

Referências

  1. Fiverr Brasil: O Que É e Como Funciona? – Folha Econômica
  2. Fiverr como funciona e como ganhar dinheiro?
  3. Como funciona a Taskrabbit
  4. O que é Fiverr e como funciona? – Mania de Computação
  5. Fiverr é confiável? Saiba tudo sobre o site – Kingo Labs
Fiverr vs TaskRabbit: Melhor opção para freelancers iniciantes

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/