Biblioteca em casa: Dicas simples e rápidas de como montar a sua

Ter a própria biblioteca em casa é o sonho de muitos dos que são apaixonados pela leitura, ter aquele espaço próprio e reservado para seu acervo literário é realmente algo prazeroso; o que você não sabe, é que ter sua própria biblioteca em casa, na verdade não é uma tarefa tão difícil assim.

Neste artigo, daremos dicas mais simples e rápidas de como você pode montar seu espaço de leitura em sua própria residência, e, sem precisar investir muito para isso.

Como montar uma biblioteca em casa

Se você de alguma forma chegou nesse artigo, então definitivamente é um apaixonado por leitura e trata seus livros como ouro, e, com certeza eles são pertences especiais, merecem um espaço especial em sua residência para uma melhor organização, distribuição e conservação dos mesmos. Confira a seguir algumas dicas e informações para você dar os primeiros passos no processo de montar sua biblioteca particular.

Como montar uma biblioteca em casa
Como montar uma biblioteca em casa

Escolhendo o local

Lembre-se que o objetivo desse artigo é transformar o sonho da própria biblioteca em casa de forma mais simples, sem grandes obstáculos, por isso, a tal “falta de espaço” não será um problema aqui.

A dica é buscar pelo mais simples espaço por toda a sua residência, você não precisa ter um quarto completamente vago para montar seu acervo, pode ser uma simples parede vazia na sala, ou um cantinho vago em seu próprio quarto.

É claro que se você realmente tiver um cômodo separado para montar sua biblioteca as possibilidades serão ainda maiores, porém, a falta desse espaço não impede que seu acervo seja criado.

Fique confortável

O processo de leitura comumente é algo mais “demorado”, sentamos, começamos a ler e acabamos nos perdendo naquele mundo o qual está sendo nos apresentado, desta forma, garanta que o espaço seja confortável, caso você tenha um cômodo especifico para a biblioteca, poderá investir em boas poltronas, sofás, pufes e diversas almofadas, caso use um ambiente dividido invista um pouco mais em uma boa poltrona que será o seu local especial para as horas de leitura.

Você pode gostar:  7 livros parecidos com Trono de Vidro

Luz

Se possível, leve em consideração a entrada de luz natural na hora de escolher o local o qual fará sua biblioteca, a luz natural deixa o ambiente mais aconchegante, propicia uma melhor leitura e ainda evita que você tenha que ficar com as luzes acesas. Para a iluminação artificial as recomendações ficam pelo bom uso de luminárias, por exemplo.

Silêncio

Outro ponto que deve ser levado em consideração na escolha do local em que montará seu acervo, é a quantidade de som/barulho que o mesmo recebe. A leitura é uma atividade que necessita do silêncio e concentração, por isso, evite a alta presença de aparelhos como televisores ou muito próximo da rua com grande presença de ruídos externos, por exemplo.

Edifício Lausanne veja mais sobre ...
Edifício Lausanne veja mais sobre a incrível construção presente

Decoração biblioteca em casa

A biblioteca acaba sendo um espaço muito pessoal, além de seu gosto literário, seus gostos pessoais, artísticos e até mesmo musicais podem estar presentes neste ambiente. Pense em elementos decorativos especiais que deem a sua própria “cara” para o ambiente.

Estante de livros

Uma biblioteca não é uma biblioteca sem uma boa estante de livros não é mesmo? Procure por estantes que se adequem ao tamanho do seu cômodo e também a quantidade de obras literárias que você possui, de preferências paras estantes maiores, mesmo que inicialmente ela acabe ficando “vazia” com o decorrer do tempo e com novas aquisições de livros você verá ela se preencher.

Poltrona

Já mencionamos que o aconchego é uma parte importante de sua biblioteca, e, investir em uma boa poltrona, será essencial para seu conforto durante as horas de leitura, este é um móvel que não poderá faltar em seu cômodo de leitura.

Você pode gostar:  Um pouco da História de Stephen King

Paredes

Para a decoração das paredes você poderá ter diversas opções; uma simples pintura entre a cor branca ou azul por exemplo, poderá visitar uma loja de papel de parede e buscar pelas mais diversas estampas, podendo ser até mesmo estampas de estantes de livros.

Toques pessoais

Sua biblioteca será um dos cômodos mais especiais e pessoais que terá em sua residência, por isso, de aquele toque especial com seus próprios gostos ao local, não hesite em utilizar plantas/flores, bonecos decorativos como funkos, quadros, entre outros.

Decoração biblioteca em casa
Decoração biblioteca em casa

Qual a melhor forma de organizar uma biblioteca?

Certo, uma vez em que montou sua biblioteca, você pode se questionar qual a melhor forma de organizar a sua coleção de livros, é importante ressaltar, que as próximas dicas não são uma regra, você não precisa necessariamente as seguir, serão apenas algumas sugestões de organização e formas de manter seus livros mais conservados.

  • Organize seus livros por ordem alfabética;
  • Organize seus livros por gênero;
  • Organize seus livros pelas diferentes áreas de conhecimento;
  • Coloque seus livros mais antigos e “raros” em plásticos;
  • Periodicamente limpe as capas e lombadas de seus livros;
  • Separe um dia para higienizar sua estante e remover o pó da mesma.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Imagem padrão
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 924

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.