Carta aberta de Mongie para os leitores de Let’s Play

Let’s Play é provavelmente uma das Webtoons mais famosas que já existiram. O clima leve, com toques de romance e muitas situações divertidas prende maioria dos leitores. Afinal, quem não amaria uma Webtoon de gamers com muito romance?

Site oficial para ler Webtoons: Webtoon

Carta aberta de Mongie para os leitores de Let's Play
Carta aberta de Mongie para os leitores de Let’s Play

Leeanne M. Krecic, também conhecida como “Mongie, é a criadora de fenômeno chamado Let’s Play.

Totalmente autodidata, Leeanne trabalhou como artista freelancer comissionada por mais de oito anos, criando arte conceitual para jogos de mesa e capas de livros. Formada em ciência da computação, Leeanne trabalhou como chefe de TI de uma empresa baseada na Internet por onze anos, ajudando-a a se tornar uma empresa multimilionária, antes de decidir perseguir seu sonho de se tornar uma criadora de quadrinhos. Leeanne mora em Kansas City com o marido, dois cachorros, dois gatos e mais de cem peixes.

Após algumas divergências com a empresa Webtoon, onde Let’s Play sempre foi publicada, “Mongie” anunciou em uma carta aberta que não retornaria com a quarta temporada da obra.

Isso acontece em meio a muitos outros criadores que também tem reclamado de certas políticas da plataforma, como remover certas obras das ações de marketing, apesar das promessas contrárias.

Você pode conferir a tradução da carta aberta de Mongie na íntegra abaixo.


Uma carta aberta para os leitores de Let’s Play

Uma webcomic de gamers com romance

Uma carta aberta aos leitores de Let’s Play.

Eu tenho sido uma criadora incrivelmente sortuda por ter alguns fãs incríveis e atenciosos. Vocês trouxeram o número de leitores do LP para milhões e ajudaram os Volumes 1 e 2 da edição impressa a serem alguns dos Kickstarters de graphic novel de maior sucesso na história da plataforma. Vocês mostraram à indústria que há uma demanda por comédia, amor, bem-estar mental e quadrinhos de uma maneira que eles nunca perceberam.

Infelizmente, devo relatar algumas notícias tristes. Não voltarei com a 4ª temporada de Let’s Play na plataforma WEBTOON. Esta foi uma decisão incrivelmente difícil, e nenhum evento único levou a isso. Existem dificuldades contínuas há vários anos, a maioria das quais não posso discutir, nem este é o fórum apropriado. Mas algumas preocupações incluem Let’s Play ser excluído do marketing, apesar das promessas em contrário, e colocar o LP atrás de bloqueios por idade quando há séries com conteúdo muito mais controverso que não são restritas. Minha representação expressou essas e outras preocupações para os indivíduos necessários no WEBTOON, mas a culpa foi jogada de volta para mim por razões incrivelmente absurdas. Esses problemas, entre muitos outros, me fizeram sentir marginalizada e que o WEBTOON não valoriza o Let’s Play ou a mim.

Além disso, tenho observado outros criadores expressarem corajosamente suas preocupações, principalmente no ano passado. Seja sobre a campanha publicitária que considera nossa profissão um “trabalho secundário”. A disparidade salarial para criadores LATAM. Ou a contínua falta de transparência e erros na contabilidade que experimentei pessoalmente. WEBTOON não é mais a plataforma certa para mim ou Let’s Play.

Ninguém está mais decepcionada com esse resultado do que eu. Mas saiba que vou continuar o Let’s Play assim que estiver contratualmente capaz de fazê-lo e puder retornar à nova temporada sem carga. Acredito que Let’s Play será ainda melhor como resultado do que essa liberdade traz e, quando for a hora certa, anunciarei QUANDO e ONDE a temporada 4 será lançada.

Haverá outras novidades interessantes sobre Let’s Play e alguns novos projetos nos próximos meses, e estou ansiosa para fazer esses anúncios.

Até lá, estou ansiosa para contar a história de Let’s Play novamente, e podermos voltar a curtir nossos amados personagens enquanto eles experimentam coisas novas e continuam a subir de nível.”

Carta publicada no site oficial de Let’s Play.


Reflexões sobre o futuro de Let’s Play

Como alguém que ama Let’s Play e também como criador de conteúdo, fico realmente triste em saber que uma obra tão bela e aqueceu o coração de tantas pessoas por tanto tempo passará por uma pausa por motivo de desvalorização profissional.

Espero que essa pausa de Mongie, além das reclamações de diversos outros criadores de conteúdo sirvam como um sinal de alerta para a plataforma. Alguma coisa precisa mudar, e tem que ser rápido.

Algo que me assusta também nessa história toda é o fato de a própria plataforma ver a criação de Webtoon como uma espécie de trabalho de meio período.

O que ler enquanto Let’s Play não encontra uma plataforma

Algo que pode incomodar os fãs é o vazio deixado por essa obra, então vou deixar aqui algumas sugestões, baseadas no gênero de Let’s Play e que pode ser bons matchs para os leitores. Claro que nenhuma obra conseguirá substituir LP mas vamos fazer o possível para passar por isso juntos.

Ao terminar de ler uma Webtoon que gostamos muito, sempre vem aquela dúvida sobre o que ler em seguida. Aqui deixarei nossa lista de Webtoons para ler após terminar essa linda obra de arte. Espero que essa lista de Webtoons parecidas te ajude na procura pelo que ler.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Carta aberta de Mongie para os leitores de Let’s Play

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/