Como fazer marketing de conteúdo para alavancar o seu negócio

Se está em dúvida sobre como fazer marketing de conteúdo, saiba que é algo que envolve organizar uma estratégia eficaz de conteúdos, que vão gerar valor para você e para o seu negócio.

Essa forma de marketing tem a capacidade de atrair audiência e monetizá-la. Suponha que você está procurando um produto ou serviço. O marketing de conteúdo é o meio para alcançá-lo e retê-lo como cliente.

Como fazer marketing de conteúdo para alavancar o seu negócio
Como fazer marketing de conteúdo para alavancar o seu negócio

Além disso, é um processo que envolve diferentes canais, de forma a acompanhar a persona em seu caminho de tomada de decisão, desde o conhecimento da marca, até a ação final (compra).

Criar valor com o marketing de conteúdo

“Criar valor” é uma expressão muito utilizada quando se quer saber como fazer marketing de conteúdo. Mas o que isso significa exatamente?

Significa dar ao usuário o que ele considera útil. E pode ser feito por meio de tutoriais para resolver rapidamente um problema, vídeos para um momento de entretenimento, slides para comunicar dados e estatísticas, artigos para dar informações sobre um tema e outros exemplos.

Todo o seu conteúdo deve ter como objetivo dar resposta a uma curiosidade, uma necessidade ou um problema.

Se você puder criar valor, o usuário reconhecerá em você um interlocutor capaz de fornecer o que ele precisa, e você terá a possibilidade de orientá-lo na direção que deseja.

O conceito por trás dessa produção de conteúdo gratuito para divulgação é ser notado porque você está dando uma contribuição valiosa para uma comunidade de pessoas com quem você está conectado.

Porque as pessoas que recebem valor estão mais dispostas a retribuir o que você fez por elas. Essa alavanca persuasiva (que é chamada de princípio da reciprocidade) é bem explicada no livro de Robert Cialdini “As armas da persuasão”.

Entenda como fazer marketing de conteúdo

Para fazer marketing de conteúdo é preciso escolher e combinar ferramentas online, que abrangem:

  • Redes sociais: quando bem projetadas, elas podem ajudá-lo a direcionar o tráfego para seu site. Ao medir os resultados de suas atividades e posts, você também pode ativar campanhas de remarketing para conversão.
  • Postagem de blog: o conteúdo otimizado para SEO permite que você se posicione melhor nas SERPs e se destaque no seu nicho de mercado. É preciso trabalhar palavras-chaves para melhorar o SEO do blog, escrever títulos atraentes e compartilhar postagens do blog nas redes sociais para direcionar o tráfego para o site. Para fazer o SEO, você precisa se preocupar com o SEO Onpage (meta title, heading tags, lista de conectivos ou palavras de transição para legibilidade, entre outros) e o SEO Offpage.
  • E-mail marketing: é também muito efetivo no marketing de conteúdo, seja para enviar boletins informativos, para enviar promoções ou descontos do seu produto.
  • Podcast: os podcastas são arquivos de áudio, menos conhecidos que os vídeos, mas poderoso para construir uma audiência. Os usuários confiam na marca ao ouvir a voz que está por trás dela, isso humaniza a comunicação.
  • Youtube: o conteúdo é bastante atraente, pois milhões de pessoas pesquisam diariamente por conteúdos nessa plataforma.
  • Webinar: muito na moda hoje, possui a capacidade de atrair um público qualificado para aumentar o reconhecimento da marca ou o nível de engajamento.
  • E-books: conteúdo exclusivo que ajuda a enriquecer sua estratégia de conteúdo e a captar leads ao fornecê-los como iscas digitais.

Como fazer marketing de conteúdo: persuadir para vender

O objetivo de fazer marketing de conteúdo é construir relacionamentos e presença online, mas principalmente com o intuito de realizar vendas de produtos e serviços. E o copywriting nos ajuda a vender com suas técnicas de persuasão.

Lembre-se que persuasão não é manipulação. Veja as diferenças:

  • Manipulação é influenciar o cliente com mentiras e afirmações enganosas, para obter dele algo que ele não está disposto a obter.
  • Persuasão é remover as objeções que existem entre o cliente e o produto. Trata-se de mostrar os benefícios reais daquele produto, sem enganá-lo.

Marketing de Conteúdo e Copywriting andam de mãos dadas e pautados pela ética.

Além disso, vale lembrar que as emoções são muito exploradas no storytelling para criar uma verdadeira conexão com o público. Portanto, é uma estratégia muito utilizada no marketing de conteúdo.

Por que fazer marketing de conteúdo?

Há muitas razões para fazer marketing de conteúdo. Confira algumas delas:

  • O marketing de conteúdo permite alcançar nichos e novos clientes: sua mensagem não será entregue aleatoriamente, mas apenas aos interessados ​​no produto ou serviço que você vende.
  • Relacionamento: escolhendo o tom de voz certo, o marketing de conteúdo ajuda a criar relacionamentos de longo prazo com o poder da comunicação.
  • Humaniza a marca: quem está por trás do produto? As pessoas querem saber isso, o que contribui para gerar confiança.
  • O marketing de conteúdo aumenta a conscientização do produto: a popularidade da empresa cresce dia a dia à medida que comunica seus valores, ao mesmo tempo em que está presente online.
  • Permite o acompanhamento dos resultados: na web tudo é mensurável. O Analytics nos ajuda a descobrir o que funciona melhor para nosso público-alvo e o que precisa ser otimizado.
  • Não exige um alto orçamento de investimento: comparado a outras mídias publicitárias, o marketing de conteúdo possui um custo menor.

Gostou de saber mais sobre esse tema? Espero que este artigo tenha sido útil!

Carinhosamente
Marcos Mariano

Como fazer marketing de conteúdo para alavancar o seu negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/