Categories
Literatura

Como ganhar dinheiro com seu blog de literatura

Acredito que a grande sacada aqui é entender que você nunca vai transformar seu hobby em uma profissão de uma maneira passiva, você sempre vai precisar trabalhar ativamente em cima daquilo, seja criando um curso, começando o seu próprio blog ou escrevendo para outro site.

Ganhe dinheiro fazendo o que você mais gosta: lendo livros

Ganhar dinheiro fazendo aquilo que você ama pode parecer um sonho distante, mas não é, só requer uma certa dose de trabalho e paciência, afinal já tem muita fazendo isso.

Acredito que a grande sacada aqui é entender que você nunca vai transformar seu hobby em uma profissão de uma maneira completamente passiva, você sempre vai precisar trabalhar ativamente por algum tempo em cima daquilo, seja criando um curso, começando o seu próprio blog ou escrevendo para outro site.

Marcos e O teorema Katherine
Marcos e O teorema Katherine

Nesse texto vou falar das maneiras mais comuns que os blogueiros monetizam seu blog. Atualmente utilizo algumas aqui na Pousada Nerd e estão começando a mostrar os primeiros resultados, então nada melhor que compartilhar isso com vocês.

Escreva resenhas para algum site, ou crie o seu próprio

Resenhas são o conteúdo mais comum de 99% dos blogs literários, e por um bom motivo: elas funcionam. As pessoas estão sempre tentando descobrir novas obras para ler ou querendo discutir sobre as obras que já leram.

Aqui você pode tanto escrever no seu próprio blog para atrair pessoas até ele e depois ganhar dinheiro prestando algum serviço ou vendendo produtos. Você também pode procurar um blog que já estiver estabelecido e tentar escrever para eles. Que tal escrever para a Pousada Nerd?

Szabo, Gino Netto
Szabo, Gino Netto

Aqui na Pousada Nerd, nosso primeiro trabalho foi fazer a resenha do livro Szabo, do autor Gino Netto. Foi um momento bastante interessante, pois ali eu percebi que um dia esse poderia ser o meu trabalho, mesmo que leve algum tempo.

Venda livros com links de afiliado Amazon

Uma vez que você esteja fazendo resenhas de livros e outros produtos relacionados, você provavelmente terá um público que busca essas mesmas coisas, esse é um bom momento para usufruir do programa da afiliados da Amazon.

Sempre que fizer uma resenha, deixe o seu link personalizado, assim, caso a pessoa efetue a comprar do livro a partir do seu blog, você recebera um pequeno valor. Pode parecer pouco a princípio, mas se você conseguir dezenas ou centenas de acessos diários, os números começam a se acumular.

Faça resenhas no YouTube

Outra maneira de aumentar seu alcance e solidificar sua marca enquanto abre um novo fluxo de lucro é criando um canal no YouTube sobre os conteúdos que você trata no blog. Esse é o plano mais próximo para a Pousada Nerd, e logo deve sair do papel.

O legal de trazer seu conteúdo para o YouTube também é que muitas pessoas preferem consumir esse tipo de conteúdo em vídeo, e junto a isso, temos o fato da abordagem em vídeo ser completamente diferente.

Canal literário da Alêxia Macedo

Ao contrário do blog, o YouTube possui algumas exigências antes de começar a pagar para seus produtores de conteúdo, sendo as principais:

  • 1000 inscritos
  • 4000 horas de exibição nos últimos 12 meses

Uma vez que você tenha atingido esses números, basta desfrutar da sua renda passiva com anúncios sempre que alguém visualizar os seus vídeos.

Crie um financiamento de projetos e peça colaborações

A primeira vez que vi isso funcionar de verdade foi no Chimichangas, onde a Paloma criou um podcast maravilhoso e estabeleceu algumas metas de doação para produzir certos conteúdos.

Cantinho da Pah, EP 27
Cantinho da Pah, EP 27

Receber colaborações indo de 1 a 100 reais pode fazer toda diferença no seu projeto, já que assim como no caso das vendas, com uma grande quantidade de apoiadores os números vão se acumulando.

Além de ser uma chance de conseguir um retorno financeiro, essa pode ser também uma chance de melhorar o seu material, já que você provavelmente terá um feedback melhor do seu público sobre os rumos que deve tomar na sua produção de conteúdo.

Monetize seu blog com propagandas

Essa é a maneira mais comum, por ser simplesmente a mais acessível. Qualquer blog que produza conteúdos originais pode se cadastrar no AdSense e começar a exibir anúncios.

A grande sacada aqui é que dependendo do seu tipo de conteúdo e da qualidade do mesmo os valores que você irá receber podem flutuar muito. Além disso, é necessária uma quantidade bastante alta de acessos para começar a ver os resultados já que os valores pagos podem variar em média entre 2 e 5 dólares para cada 1000 acessos.

Claro que existem outras opções além do AdSense, mas eles só vão querer brincar com você depois que você já estiver grande (geralmente a partir de 10000 visitas mensais).

Até logo, por que não escreve com a gente?

Espero que tenha gostado desse texto e caso seja um criador ou uma criadora de conteúdo, que possa aplicar alguns desses métodos no seu próprio blog e ver os resultados. Caso já tenha um blog, adoraria ouvir sobre o que já tentou fazer e o que funciona para você!

Ainda não se sente confortável em criar seu próprio blog? Entre em contato comigo aqui na Pousada Nerd e escreva alguns textos ou resenhas e veja como é a vida dentro de um blog, quem sabe não é a hora de colocar todos os seus sentimentos em palavras e deixar o mundo saber da sua existência!

Aguardamos você, nos comentários, e na Pousada Nerd.

Carinhosamente
Marcos Mariano

By Marcos Mariano

Tenho 28 anos de idade e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia e literatura. Atualmente estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

8 comments on “Como ganhar dinheiro com seu blog de literatura”

Oi, Marcos!

Eu amei o post de hoje! É preciso observar que muitas pessoas se sentem motivadas a criar um blog, justamente por conhecer outros da mesma temática que acabam influenciando de certa forma. Saber quais são os recursos para tirar proveito disso é muito bom. Eu, por exemplo, não sabia como funcionava e posts como o seu pode ser um norte para quem está querendo começar um blog. No passado, já pensei em ter um, mas é preciso ter uma certa regularidade e organização em relação as postagens e talvez para mim, não daria muito certo. Quem sabe um dia, né? Haha

Olá Ingrid!

Que bom que gostou, quem sabe quando resolver começar um blog você não aplique algumas dessas coisas não é mesmo?

Concordo com você, apenas o fato de se conectar com outras pessoas que possuem os mesmos gostos já é algo super valioso e poder ganhar algo pode ser apenas um bônus para algumas pessoas. (Provavelmente a maioria delas)

Se tiver curiosidade em saber mais sobre como funciona me manda uma mensagem, ficarei feliz em ajudar!

Ola Marcos .
gostei do post ,bastante esclarecedor ,.que bom que voce está pensando em criar um canal no you tube . nesses tempos de pandemia eu tenho acompanhado o crescimento de muitos canais . o fato de ter que ficar me casa levou muitos leitores a buscar entretenimento nessa area.
desejo sucesso nesse seu projeto

Que você alcance seus objetivos. Aliás, é sempre o que desejo a quem trabalha com cultura sempre. E para não deixar que esse amor principalmente aos livros, morra.
Não é minha praia ganhar nada com nada, aliás, só perco(drama) mas super apoio todos!
Sorte e sucesso!

Abraço

Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

Acho incrível quem se dedica a trabalhar em um blog no Brasil, especialmente um blog literário. Não é fácil mas acredito que a recompensa maior é saber que está contribuindo para a cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.