Como iniciar no mundo dos animes?

Você já deve ter ouvido falar de anime, certo? Melhor ainda, você já pensou em algumas maneiras de começar a assistir anime. Caso ainda não, explicaremos durante esse artigo um pouco mais sobre o que você precisa fazer para ingressar nesse mundo.

Muito famoso entre os amantes da cultura pop, o anime é, na verdade, um desenho animado japonês com características bem específicas. Em princípio, sempre quando se fala de animação, às vezes pensamos nela como um material sem conteúdo.

Tokyo Revengers (2021)
Tokyo Revengers (2021)

Em vez disso, os Cursos Online da área da animação apontam que o anime é um meio de transmitir uma mensagem ao público. A mensagem pode ser de vários tipos. Assim como nos filmes, nos animes você encontrará um maravilhoso caso de amor com muito suspense e terror, drama e romance.

Mas você deve estar se perguntando por que esses desenhos têm o nome anime. Então o ponto é que o anime não é apenas um desenho animado. Existem diversas características físicas na aparência dos personagens, e você pode identificar facilmente o verdadeiro significado do anime. A principal característica são os olhos grandes e brilhantes do personagem.

Abaixo explicamos como começar a assistir anime e não querer parar. Afinal, há uma boa seleção de filmes e séries de anime aqui.

Como começar a assistir anime?

Primeiro, é melhor avisar por onde começar. Saiba que os anime mais populares são: Naruto, Dragon Ball, One Piece e Cavaleiros do Zodíaco. Esses são uma ótima maneira de começar uma jornada no mundo dos animes.

Naruto

Momentos antes do nascimento de Naruto Uzumaki, um enorme demônio conhecido como o Kyuubi, a Raposa de Nove Caudas, atacou o vilarejo da folha oculta Konoha, causando destruição. Para pôr fim à devastação de Kyuubi, o líder da aldeia, o quarto Hokage, sacrificou sua vida e selou o monstruoso animal dentro do recém-nascido Naruto. Agora, Naruto é um ninja hiperativo e cabeça dura que ainda vivem em Konoha. Evitado pelos demais habitantes por causa da Kyuubi dentro dele, Naruto se esforça para encontrar seu lugar na aldeia, enquanto o seu ardente desejo de se tornar o Hokage de Konoha o leva a conhecer alguns grandes novos amigos, e também alguns inimigos mortais.

Naruto
Naruto

Dragon Ball Z

Cinco anos após vencer o Torneio Mundial de Artes Marciais, Goku tem uma vida pacífica com sua esposa e filho. No entanto, isso muda com a chegada de um misterioso inimigo chamado Raditz, que se apresenta como o irmão perdido de Goku e revela que ele é um guerreiro da raça Saiyan, e que originalmente foi enviado à Terra para conquista-la. Com sua tentativa fracassada de recrutar Goku como aliado, Raditz adverte Goku e seus amigos de que uma nova ameaça se aproxima rapidamente da Terra, uma que poderia mergulhar o planeta em um conflito intergaláctico e fazer os próprios céus tremerem. Uma guerra será travada pelas esferas místicas do dragão, e somente os mais fortes sobreviverão.

Dragon Ball Z
Dragon Ball Z

One Piece

Houve um homem que conquistou tudo aquilo que o mundo tinha a oferecer, o lendário Rei dos Piratas, Gold Roger. Capturado e condenado à execução pelo Governo Mundial, suas últimas palavras lançaram legiões aos mares. “Meu tesouro? Se quiserem, podem pegá-lo. Procurem-no! Ele contém tudo que este mundo pode oferecer!”. Foi a revelação do maior tesouro, o One Piece, cobiçado por homens de todo o mundo, sonhando com fama e riqueza imensuráveis… Assim começou a Grande Era dos Piratas!

One Piece
One Piece

Cavaleiros do Zodíaco

Os 88 Cavaleiros de Atena trajam desde os tempos mitológicos armaduras protegidas pelas constelações do céu para, assim, servir sua deusa e preservar a paz e o amor na Terra. Agora, nos tempos modernos, nasce uma nova Atena e, para que ela não seja assassinada ainda bebê por aqueles que estão ofuscados pelo poder e pela ganância, ela é levada para longe, onde cresce como Saori Kido. Uma nova batalha santa está para começar! Vão, jovens Cavaleiros, protejam Atena!

Cavaleiros do Zodíaco
Cavaleiros do Zodíaco

Eles são cheios de referências a mitos e voltados especificamente para um público infano-juvenil. Saiba que uma grande quantidade dos animes são focados para o público adulto, e a história é escrita de uma maneira muito mais intensa.

Se por um acaso você gosta de filmes de animação, o Studio Ghibli é um estúdio fantástico, e eles tem uma excelente coleção de filmes de anime. A maioria deles apresenta elementos que são do estilo e de beleza que a cultura do anime leva tão a sério com cenas panorâmicas de cair o queixo, banhos mentais, ônibus de gatos, princesas guerreiras se enfrentando, mudanças climáticas e diversos outros aspectos muito legais.

Mapa do Ghibli Park
Mapa do Ghibli Park

Inicialmente, os Cursos Online Gratuito da área de animação recomendariam: Ponyo, Meu Amigo Totoro e Nausicaä do Vale do Vento.

Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar

Sosuke é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo, um peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinho e a coloca em um balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto, que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar
Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar

Meu Amigo Totoro

Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa.

Meu Amigo Totoro
Meu Amigo Totoro

Nausicaä do Vale do Vento

No futuro, depois da Terra ser varrida pela Guerra do Sete Dias de Fogo, a princesa Nausicaä tenta de todas as formas impedir que duas nações entrem em guerra e se destruam em um planeta agonizante.

Nausicaä do Vale do Vento
Nausicaä do Vale do Vento

Classificações e gêneros

É fundamental sempre enfatizar que o anime tende a ser um excelente meio para transmitir uma mensagem e, assim como os filmes, existem diferentes gêneros que atraem diferentes tipos de público.

Então, para começar a assistir anime, nosso conselho é começar com um gênero que você goste e tenha afinidade. Assim, seu reconhecimento será muito mais rápido e você poderá se adaptar gradualmente.

Antes de começar a assistir, confira as categorias, como para meninos (Shounen), meninas (Shoujo), crianças (Kodomo), os meninos que são mais crescidos (Seinen) ou meninas mais crescidas (Josei). Após esta classificação, agora você pode escolher o gênero: Romance, Horror, Ficção, Drama, Artes Marciais e muito mais.

Animes curtos

Começando agora, certo? Evite animes com histórias longas. Comece com animações curtas. Assim você conhece, aprende a gostar, determina seu estilo, e aí começa uma maratona de séries de anime.

Nossas principais recomendações são: “One Punch Man”, “Code Geass” e “Sword Art Online”.

One Punch Man

Tudo sobre um jovem chamado Saitama parece mediano, sua expressão sem vida, sua cabeça calva e físico inexpressivo. No entanto, este homem de aparência comum não tem um problema comum… Ele é um super-herói que está à procura de adversários difíceis! O problema é que toda vez que ele encontra um candidato promissor ele o derrota com um soco. Saitama encontrará um vilão forte o suficiente para desafiá-lo? Siga Saitama através de suas aventuras hilariantes enquanto ele procura por novos bandidos para desafiar!

One Punch Man
One Punch Man

Code Geass

A história ocorre a partir do ano de 2010. Na pífia introdução da série vemos Britania, um império colonialista, tomar conta do Japão por meio da força, usando mechas de nome Nightmare Frames, arma para o qual o Japão não estava preparado. Vencidos, os japoneses são designados “11”, uma nova área sob controle de Britania. Ao mesmo tempo, somos apresentados a Lelouch Lamperouge e Suzaku Kururugi, ainda duas crianças. O primeiro jura destruir Britania a qualquer custo.

Code Geass
Code Geass

Sword Art Online

Escapar é impossível até o jogo ser completado, um game over significa uma verdadeira morte. Sem saber a verdade da misteriosa nova geração do RPG, Sword Art Online, aproximadamente 10 mil jogadores logaram juntos, abrindo as cortinas para essa cruel batalha mortal. Jogando sozinho, o protagonista Kirito imediatamente aceitou a verdade desse RPG, e no mundo do jogo, em um castelo flutuante gigante chamado Aincrad, ele se distinguiu como um jogador solitário. Buscando completar o jogo alcançando o andar mais alto, Kirito arriscadamente continua sozinho. Por causa de um convite agressivo de uma guerreira e especialista em esgrima, Asuna, ele se juntou a ela. Esse encontro trouxe uma oportunidade para chamar pelo destinado Kirito.

Sword Art Online
Sword Art Online

Filme clássico

O segredo para começar a assistir anime agora é começar pelos mais clássicos. São referências, ninguém ainda não viu. Os estúdios de produção de animação mais famosos são Ghibli Studios e Hayao Miyazaki.

Alguns exemplos são Túmulo dos Vagalumes e Sussurros do Coração.

Túmulo dos Vagalumes

O filme relata a história de dois irmãos, Seita e Setsuko, no período da Segunda Guerra Mundial no Japão. O pai deles é convocado para defender o país na guerra, pois faz parte da marinha japonesa e a mãe falece em um bombardeio de aviões norte-americanos. A partir daí, o filme mostra a luta pela sobrevivência das duas crianças em meio à pobreza e miséria que assola o país. Fome, doenças e a falta de generosidade e sensibilidade dos adultos faz deste percurso um dos filmes mais bonitos e comoventes sobre o trágico quadro gerado pela guerra.

Túmulo dos Vagalumes
Túmulo dos Vagalumes

Sussurros do Coração

Shizuku é uma estudante que sonha em ser uma escritora e decide, durante o verão, ler vinte livros. Mas, curiosamente, todas as edições que ela pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa.

Sussurros do Coração
Sussurros do Coração

Como assistir?

Filmes legendados

No anime, as regras são as mesmas que nas séries e filmes. Há opções de filmes legendados para tornar os personagens mais realistas. Claro, ouvi-los em japonês traz outro nível de realismo à cena.

A tradução do japonês para o português não é a melhor, mas exige dublagem em alguns casos. Por exemplo, quando as crianças assistem, algumas vezes elas não conseguem acompanhar as legendas. E, também, há diversos adultos que não estão acostumados com a legenda.

Assista vários episódios

Não formar opinião ou desistir na primeira cena, ou episódio. O Anime é muito longo, então você precisa ir um pouco mais longe se realmente deseja entender e compreender o anime que você escolher.

Você também pode mudar rapidamente de ideia sobre o anime que está gostando. Ao continuar, você pode se surpreender ou não com a animação. Se você realmente assistiu aos episódios e não gostou, nossa dica é ir para sua próxima opção de anime.

Pronto para assistir anime?

Se você já sabe sobre como começar a assistir anime, a nossa dica é fazer uma pesquisa e encontrar todas as suas preferências que você deseja. Existe uma frase: “O que tende a ser bom para um, nem sempre poderá ser bom para outro”. O mesmo acontecerá no mundo dos animes.

Saiba que sempre, através das pesquisas, você poderá determinar quais são as suas preferências.

Troque ideias com os fãs

Após concluir sua pesquisa, troque ideias com amigos e outros fãs de anime. Se esta opção definida para você realmente vale a pena começar a assistir animações, a opinião deles pode te ajudar.

Assistir anime em grupo tende a ser uma excelente opção para quem está começando.

Como iniciar no mundo dos animes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/