20 curiosidades sobre anime

Se você é um otaku ou um mero admirador da cultura popular japonesa, já deve saber, ou quase saber, tudo sobre o vasto mundo dos animes.

No entanto, se você se interessou recentemente pelo assunto, confira a pequena lista de fatos interessantes criada por uma plataforma de Cursos Online Grátis que tem o objetivo de lhe ajudar a começar em um nível básico desse mundo da pintura japonesa.

Digimon (1999)
Digimon (1999)

A animação japonesa costuma ser uma verdadeira obra de arte. Os Cursos Online apontam que os japoneses são grandes mestres da arte da animação.

Isso porque o anime vai além do simples desenho. Existe uma grande camada de inspiração, desenvolvimento e tecnologia. Dada a miríade de detalhes envolvidos na animação japonesa, a cada dia mais e mais pessoas estão curiosas sobre a produção e os bastidores que estão por trás dessa grande indústria. Trago algumas curiosidades que você, fã de anime, ainda não conhece.

O que é um anime?

Anime é uma animação desenhada à mão ou com a tecnologia CGI japonesa. Em inglês que não seja o Japão, o anime refere-se à animação japonesa, especialmente a animação produzida no Japão.

Alguns estudos apontam que a palavra é uma pronúncia abreviada da palavra “animação” em japonês, e a palavra vai se referir a qualquer animação, independentemente do país. Para os ocidentais, o termo se refere à animação do Japão.

Boa parte das animações japonesas tem a sua versão mangá. Anime e mangás se destacam principalmente por uma característica, os olhos, que geralmente são grandes, eles são bem definidos, arredondados ou rasgados. Os olhos são cheios de brilho, e diversas vezes são coloridos de forma extravagante para que possam dar muita emoção aos personagens.

Novos métodos de produção permitem que o anime se adapte a qualquer nova tecnologia. Este meio criativo combina arte gráfica, caracterização e cinematografia – assim como outras técnicas artísticas – em uma forma única de expressão.

Ao criar uma animação, o foco é menos nas imagens em movimento e mais na configuração de pequenos detalhes. Eles também usam efeitos de câmera, como ângulo, zoom e panorâmica, para obter um efeito semelhante ao de uma câmera. Diferentes estilos de arte são usados ​​e as pessoas podem ter diferentes características faciais e proporções. Outra semelhança são os olhos grandes – muitas vezes vistos como uma indicação de um estado emocional.

Curiosidades sobre animes

  1. A palavra anime não permite o plural, mesmo o plural de anime é anime. Apesar disso, por questõesde costume é comum ver as duas formas.
  2. Anime é um acrônimo para a palavra japonesa para “animação”. Tudo começou em 1917 pelos artistas Shimokawa Oten, Jun’ichi Kouchi e Seitaro Kitayama.
  3. Anime jamais poderá ser considerado sinônimo de “cartoon”, ele é uma forma de arte que trata de temas que são mais profundos e emocionais. Normalmente retratando a jornada do herói.
  4. A ordem de leitura do mangá japonês (mangá) é invertida. Ou seja, ele é lido direita para a esquerda.
  5. No Japão, estima-se que 40 novos anime estreiam na TV toda semana. Os animes no Japão são quase como as novelas na televisão brasileira.
  6. Nos quadrinhos tudo é desenhado à mão.
  7. Em japonês, mangá significa literalmente “desenho irresponsável”.
  8. Osamu Tezuka é o artista de mangá mais famoso do Japão.
  9. A primeira animação, criada em 1917, tem dois minutos de duração e apresenta um samurai testando sua nova espada.
  10. Um dos fatos que são os mais interessantes sobre o anime é que seu público é majoritariamente do sexo feminino.
  11. No Japão, os leitores de mangá podem ler o seu mangá e tomar um café em um dos muitos “cafés de mangá” localizados em todo o país.
  12. No Japão, há muito mais papel impresso para produzir mangá do que para papel higiênico.
  13. No Japão, é comum alguém deixar um mangá em algum lugar (como uma mesa ou banco) para outros pegarem depois que não quiserem mais guardá-lo.
  14. Todos os gêneros literários aparecem no mangá japonês, porém a ficção científica tende a ser a mais popular. Temas com o assunto de robôs, cenários pós-apocalípticos e motocicletas são temas importantes nesses gêneros de arte.
  15. Uma pesquisa apontou que no Japão cada pessoa gasta cerca de R$ 130 por ano em mangás.
  16. O mangá mais conhecido no Japão é o One Piece. Ele deveria ser publicado por somente 5 anos. No entanto, o autor Eiichiro Oda continuou a criar por mais de 20 anos, e ainda está criando e não há sinal de parar.
  17. “Ghost in the Shell ” é um quadrinho muito famoso, e teve um filme lançado em 2017, “Tomorrow in the Shell: Ghost in the Shell”, estrelado pela atriz de Hollywood Scarlett Johansson.
  18. Masashi Kishimoto, autor de Naruto, inicialmente não pretendia criar o personagem Sasuke ao desenvolver o Naruto original. No entanto, após discutir o futuro da série com seu editor, ele foi sugerido para criar um vilão para o protagonista da série, o que levou à criação de Sasuke.
  19. A animação Death Note foi banida na China porque se tornou tão popular que as crianças começaram a comprar cadernos com a capa da animação, escreviam os nomes de todas as pessoas desejavam a morte.
  20. O namoro entre autores e editores é muito comum em ambientes de criação e desenvolvimento de quadrinhos, principalmente entre autoras e editores.
20 curiosidades sobre anime

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/