Consciência corporal: como aprofundar a sua ligação com o corpo

Você esbarra em coisas ou quase as faz cair sem razão aparente? Tem dificuldade em manter o equilíbrio?

Outra situação comum é quando você trabalha no computador e, enquanto está sentado em frente a ele durante horas, você se esquece que até tem um corpo. Depois percebe que seu pescoço está travado ou toda a sua perna está adormecida. É ruim quando isso acontece, não é?

Estas e tantas outras questões podem muitas vezes ser ajustadas com um pouco de consciência corporal.

Consciência corporal: como aprofundar a sua ligação com o corpo
Consciência corporal: como aprofundar a sua ligação com o corpo

O que é a consciência corporal?

A consciência corporal é o quão consciente e ligado você está ao seu próprio corpo. É também conhecida como sinestesia, ou a consciência da posição e movimento das partes do corpo em relação aos músculos e articulações.

Em suma, é como se reconhece onde está o nosso corpo no espaço.

A consciência corporal envolve o sistema proprioceptivo, que lhe diz quando os seus músculos estão em movimento. Além desse sistema, você também conta como o sistema vestibular, que é feito de órgãos no ouvido interno que são responsáveis pela orientação espacial.

O sistema vestibular permite manter o equilíbrio do corpo, a postura e a estabilidade da cabeça. Se se sentir tonto, é provável que o seu sistema vestibular esteja sendo afetado.

A consciência corporal pode também estender-se aos sinais do seu corpo. Quando se reconhece que se tem fome, sede ou cansaço, você está exercendo a consciência corporal.

Este é também o caso em pontos mais complexos, como quando você está dando o seu máximo durante um treino físico. Ou até mesmo quando se sente só e precisa de algum tempo social. Ou, além disso, quando o seu corpo está se preparando para atividades sexuais. O pompoar masculino e feminino é um exercício de consciência corporal utilizado para melhorar as atividades sexuais, por exemplo.

Edifício Lausanne veja mais sobre ...
Edifício Lausanne veja mais sobre a incrível construção presente
Você pode gostar:  A história dos desenhos

Benefícios da consciência corporal

Melhor equilíbrio e estabilidade

Um dos principais benefícios da consciência corporal é ter uma forte ligação mente-corpo. Quando se sabe e se sente onde o corpo está no espaço, você terá melhores condições de dirigi-lo para fazer o que se quer que ele faça.

Controle de peso

Existem pesquisas científicas que comprovam que a consciência corporal pode ser uma ferramenta benéfica para o controle do peso.

Um estudo mostrou que as pessoas com baixa consciência corporal tinham mais probabilidades de comer na ausência de fome. O estudo ainda relacionava a falta de consciência do próprio corpo com o risco de obesidade.

Controle da dor

As evidências sugerem que a consciência corporal pode reduzir a dor quando abordada de forma consciente. De acordo com um estudo da Trusted Source, as pessoas que suprimiram as sensações corporais da dor tinham:

  • menor auto-estima
  • menos contato físico
  • sintomas depressivos

As pessoas que utilizaram intervenções mente-corpo mostraram níveis mais elevados de consciência corporal. Isto resultou numa maior auto-aceitação, maior vitalidade e menor dor sensorial.

Identificar e satisfazer as suas necessidades

Quando estiver mais consciente dos sinais do seu corpo, você poderá compreender melhor o que ele precisa. Isto significa que se pode distinguir o que é fome, sede, cansaço e aflição emocional.

Em vez de procurar uma barra de chocolate ou outro lanche menos nutritivo quando você está cansado, dê a si próprio permissão para dormir.

Em vez de dormir demais quando está a passar por um momento emocional difícil, pode falar com pessoas queridas, fazer exercícios, praticar o autocuidado, ou consultar um terapeuta.

Compreender o que o seu corpo está te comunicando pode ajudá-lo a satisfazer melhor as suas próprias necessidades, levando a uma maior saúde e satisfação emocional.  Isso também ajuda a lidar com a dismorfia corporal, que podem afetar e confundir como se vê a si mesmo. Com as mulheres, é comum que isso aconteça com o peso corporal. Já com os homens, pode acontecer com o tamanho do pênis ou com outros pontos do corpo.

Você pode gostar:  Profissões mais buscadas: quais são os cursos de graduação mais procurados pelos estudantes brasileiros

Melhoria do bem-estar mental e emocional

Quando os seus sistemas proprioceptivos e vestibulares não estão processando corretamente a informação do seu ambiente, pode ser estressante.

A consciência corporal que vem do equilíbrio dos sistemas vestibular e proprioceptivo pode te dar uma sensação de segurança. Tanto no seu corpo como no mundo à sua volta. Pode até mesmo levar a reduções de:

  • ansiedade
  • depressão
  • vertigem

Exercícios físicos para a consciência corporal

Quase todo o exercício físico pode aumentar a consciência corporal. Isso vale  especialmente se o exercício for acompanhado de uma consciência intencional das partes e sensações do corpo.

Exercícios de equilíbrio

Melhorar o equilíbrio é uma forma de ativar tanto o sistema proprioceptivo como o vestibular, aumentando assim a consciência do corpo. Os exercícios de equilíbrio podem ser simples como andar em linha reta ou ficar com um pé sobre o outro.

Yoga

O yoga é uma das formas mais conhecidas e amplamente praticadas de exercício de consciência corporal. Envolve a ligação entre respiração e movimento para se tornar mais presente no corpo e na mente.

Tem demonstrado ter múltiplos benefícios, incluindo:

  • aliviar o stress
  • melhorar a saúde do coração
  • reduzir a inflamação 
  • Aprenda aqui as noções básicas de yoga.

Tai chi

O Tai chi é uma antiga prática chinesa que deriva da tradição das artes marciais. Envolve movimentos lentos e deliberados, além do controle da respiração. Tornou-se um exercício popular de baixo impacto, e é também conhecido como “meditação em movimento”.

O Tai chi é uma forma segura e eficaz de exercício para principiantes na consciencia corporal. Pode também oferecer benefícios como:

  • alívio do estresse
  • melhoria do humor
  • dormir melhor

Andar para trás

Por mais bobo que pareça, andar para trás é uma ótima forma de melhorar a consciência corporal.

Você pode gostar:  Como estudar para provas: dicas para se organizar

Andar para trás te força a se ligar ao seu corpo de uma nova forma e a relacionar-se de forma diferente com o seu próprio movimento. Também envolve músculos que não são tão habitualmente usados como aqueles que usamos nas caminhadas regulares.

Certifique-se de que está num ambiente seguro e remova quaisquer obstáculos do seu caminho antes de tentar andar para trás.

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Imagem padrão
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 915

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.