Qual a função do Analista da qualidade?

A função do analista da qualidade diferencia de segmento para segmento, ou seja, cada segmento possui suas características particulares, funcionais e técnicas, portanto, as documentações de processo, produto ou serviço, seguem especificações distintas.

Dessa forma, a função do analista passa a ser mais adaptável a determinado tipo de segmento, sendo assim, existem uma infinidade de produtos, processos e serviços e ninguém é obrigado a conhecer todos os segmentos e seus produtos, processos e serviços existentes na natureza.

Porém, existe uma palavra chamada “Especialista”, ou seja, cada analista deve se especializar em algum segmento, a partir daí surgem os processos, produtos ou serviços desses segmentos, dessa forma o analista passa a conhecer as características particulares, funcionais e técnicas de cada um.

Qual a função do Analista da qualidade?
Qual a função do Analista da qualidade?

Todo trabalho do analista é voltado para a qualidade final do processo, produto ou serviço de acordo com o segmento, mesmo que a função não leve o nome de analista da qualidade.

Exemplo: Analista da qualidade, analista de processo, analista de laboratório, analista documental, analista de logística, analista der PCP (Processo de Controle de Produção), analista de produtos farmacêuticos, analista administrativo, etc.

Sendo assim, algumas empresas fazem classificações na função do analista, porém o objetivo é sempre o mesmo, o serviço do analista visa sempre a qualidade final do processo, produto ou serviço.

A função do analista tem por objetivo evitar que falhas ocorridas nos processos, produtos ou serviços chegue aos clientes, ou seja, erros de especificações, erros de fabricação, erros de documentações, falta de documentos, erros de preenchimento de documentações e registros, erros de normas associadas ao processo, produto ou serviço etc.

A função do analista é utilizada em instituições públicas ou privadas e não importa o segmento, as análises feitas pelo analista devem abranger toda a sistemática de trabalho empregada pela empresa, além dos métodos e metodologias utilizadas por ela.

Portanto, o analista deve ficar focado no seu desenvolvimento profissional e procurar desempenhar a sua função com o objetivo de se aprimorar cada vez mais, mas sempre estar buscando conhecer novos métodos, metodologias, normas e procedimentos de outros segmentos.

A importância de o analista conhecer novos métodos, metodologias, normas e procedimentos de outros segmentos visa estar preparado não só para a sistemática de trabalho interno da empresa, mas também para a sistemática de trabalho dos clientes e fornecedores.

Sendo assim, conhecer a sistemática de trabalho de clientes e fornecedores não importa o segmento, pode se tornar obrigatório, dependendo da sistemática interna da empresa, pois, pode ser que seja necessário o analista tenha que analisar documentações de processos, produtos e serviços de clientes e fornecedores em função da cadeia de suprimentos.

O curso de analista da qualidade e processo oferecido pela Círius Quality tem por objetivo fornecer uma base inicial para que as pessoas possam ingressar no mercado de trabalho ou aprimorar o seu conhecimento.

Dessa forma, desenvolvemos diversos cursos completos para que as pessoas possuam uma boa base de conhecimento e possa aplicar no seu trabalho com segurança e eficácia.

Recomendações de cursos para Analista de Qualidade

O uso e aplicação de algumas metodologias e ferramentas da qualidade, assim como, alguns cursos específicos são importantes para o conhecimento do analista da qualidade e para o desenvolvimento de seu potencial, pois dependendo do segmento da empresa, serão necessários para que o analista da qualidade tenha algum conhecimento no mínimo básico para realizar o seu trabalho na organização.

 A seguir mostramos uma relação de cursos específicos que pode ser feito para que o analista possua uma boa base para exercer a sua função com segurança e conhecimento técnico apropriado.

Interpretação e Implantação Norma NBR ISO 9001:2015, exigidos em empresas que tenham seu sistema de gestão certificado, porém existem empresas que possuem seu sistema de gestão certificados em outras normas para atenderem demandas de mercado.

Programa 5S – Housekeeping, uma ferramenta da qualidade utilizada em qualquer segmento de mercado para reestruturar as áreas e/ou departamentos de uma empresa, com o objetivo de fornecer melhores condições de trabalho dos colaboradores, visando a melhoria da produtividade e qualidade.

Tratamento de não conformidades e ações corretivas, usado para resolver problemas de falhas ocorridas em processos, produtos e serviços dentro de uma empresa, seria importante que o analista da qualidade tivesse algum conhecimento básico nessa área.

Metodologia 8D – Disciplinas, uma metodologia usada para análises e soluções de problemas, visa solucionar problemas ocorridos em processos, produtos e serviços dentro de uma empresa e pode ser aplicado em empresa de qualquer segmento.

FMEA – Análises do Efeito e Modo da Falha, uma metodologia utilizada  para prevenção falhas em processos, projetos e produtos pode ser aplicado em empresas de qualquer segmento, faz parte de um dos manuais de referência da norma ISO/TS 16949, exigidos pelas montadoras de veículos e seus fornecedores.

– PPAP – Processo de Aprovação de Peça de Produção, uma metodologia utilizada para validar e aprovar processos, projetos e produtos, pode ser aplicado em empresa de qualquer segmento, faz parte de um dos manuais de referência da norma ISO/TS 16949, exigidos pelas montadoras de veículos e seus fornecedores.

– 7 Ferramentas da Qualidade, um conjunto de ferramentas da qualidade utilizadas em diversos campos na área da qualidade e em processos, com objetivo de reestruturar os processos e solucionar problemas de qualidade, pode ser aplicado em empresas de qualquer segmento.

– Controle de Qualidade, seria importante que o analista da qualidade, assim como qualquer outro colaborador conhecesse os fundamentos da qualidade, fazendo um curso mesmo que básico para atender as demandas de mercado e  pode ser exigido para aplicação em seu próprio trabalho.

– Desenho Técnico, utilizado em empresas de qualquer segmento e que desenvolvem projetos ou produtos, ou ainda fabricam produtos e são obrigados a seguir formas ou configurações especificadas em projetos ou produtos, sendo assim, de acordo com aplicação seria necessário que o analista da qualidade adquirisse conhecimento mesmo que básico, pois pode ser exigido para aplicação em seu próprio trabalho.

– Metrologia, utilizado em processos de medição em empresas de qualquer segmento, é aplicado para validar processos produtos e serviços dentro da empresa, é importante que o analista da qualidade tenha algum conhecimento mesmo que básico, pois o ramo da metrologia é muito amplo, existem milhares de equipamentos no mercado e cada empresa possui o seu processo de medição de acordo com o produto fabricado.

– Brainstorming, uma metodologia que visa disciplinar os colaboradores de uma empresa através de reuniões de grupo, propor soluções para a melhoria da qualidade, pode ser aplicada em conjunto com outras ferramentas da qualidade, podendo ser aplicada em qualquer área da empresa.

– 6 (Seis) Sigmas, uma metodologia usada para resolver problemas crônicos em processos, é voltada para melhoria dos processos, produtos e serviços dentro de uma empresa, visando a melhoria da produtividade.

Todos esses cursos poderão ser necessários para determinado tipo de segmento, mas no geral alguns são importantes sendo aplicados em todos os tipos de segmentos.

Qual a função do Analista da qualidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/