Desempenho profissional: Confira 15 dicas que vão melhorar os resultados de sua equipe

As melhores dicas para criar uma equipe de alto desempenho

O material humano é, sem dúvidas, a principal área de uma empresa, sendo superior até mesmo ao setor financeiro. Por esse motivo, motivar a equipe de trabalho é imprescindível.

A realidade por trás dessa verdade é o fato de que sem os colaboradores, nada pode ser feito dentro de uma organização, seja ela de que ramo for.

Contudo, ter os colaboradores não basta, se eles não estiverem, além de motivados, corretamente direcionados e instruídos.

As melhores dicas para criar uma equipe de alto desempenho
As melhores dicas para criar uma equipe de alto desempenho

Pensando nisso, criamos esse artigo com 15 dias indispensáveis que mostram o que um líder deve fazer para motivar a sua equipe e desenvolver a sua empresa.

Continue lendo!

1 – Respeite os direitos antes de exigir os deveres

Esse ponto pode ser um “toque na ferida” de muitos empresários e até mesmo um tabu.

Mas a verdade é que no Brasil a informalidade na área trabalhista é uma praxe. E além da negação de direitos aberta, há também a prática do cumprimento parcial de direitos.

Porém, se você tem uma empresa e deseja que a sua equipe trabalhe coesa, precisa se atentar aos direitos dos seus funcionários.

Afinal, ninguém trabalha 100% satisfeito sabendo que possui direitos assegurados, mas que eles não são respeitados pela instituição onde colabora. Fique atento!

2 – Desenvolva bons relacionamentos com todos os membros da sua equipe

Busque conhecer pessoalmente cada membro da sua equipe, de forma individual.

Tenha em mente que cada pessoa ali é um ser humano com traumas, dores, frustrações, medos, sonhos e etc. Não caia na tentação de tratar a todos como números.

A partir do momento que cada um dos seus funcionários for um “conhecido”, o seu relacionamento com eles ganhará em confiança e respeito, melhorando o ambiente e a produtividade.

3 – Informe ao colaborador como ele está se saindo no trabalho

Promova dentro da sua empresa a chamada “cultura do feedback”, que nada mais é que o hábito de comentar com os seus funcionários sobre os resultados que eles estão tendo.

Essas conversas na maioria das vezes acontecem em particular, salvo alguns casos específicos, e tanto os feedbacks positivos quanto os negativos devem ser dados com serenidade e tranquilidade.

Se o funcionário está se saindo mal, busque entender os motivos e incentive-o a melhorar. Mas se ele está se saindo bem, conte a ele o tamanho da sua satisfação, trazendo mensagens motivacionais para o seu colaborador.

4 – Trace metas claras para a equipe

A sua equipe precisa saber onde tem que chegar e como deve fazer para chegar naquele determinado ponto.

Jamais abandone os seus colaboradores à própria sorte, deixando que eles “bolem” sozinhos uma forma de alcançar os objetivos.

Trace metas mensuráveis e claras, pois ter em mente quando e como será o momento de “cruzar a linha de chegada”, também irá motivar os seus funcionários.

5 – Diversifique a rotina de trabalho

Evite deixar que a rotina de trabalho na sua empresa torne-se um fardo para os seus funcionários, sobretudo se o seu negócio envolver linhas de produção.

Para motivar equipe de trabalho, diversifique a rotina, trazendo elementos novos que incrementem o horário comercial que pode muitas vezes parecer maçante e desmotivador.

6 – Promova a confiança entre os funcionários

Apesar de ser um problema desagradável, os problemas de relacionamento entre colaboradores são comuns em muitas empresas.

Contudo, empreendedores que querem um ambiente produtivo e colaboradores motivados, precisam matar essa erva daninha.

Fomente a confiança entre os seus funcionários, enaltecendo a importância da parceria e da ajuda mútua sempre que tiver a oportunidade de se reunir com eles.

7 – Incentive o bom relacionamento entre os membros da equipe

Como dissemos no tópico anterior, para que uma empresa seja produtiva, ela precisa de uma equipe de pessoas que confiem umas nas outras e se ajudem.

Para isso, um bom relacionamento é necessário. Sempre que possível, crie momentos de pausa no trabalho para que haja uma interação entre os seus funcionários e a troca de experiências aconteça.

Entretanto, cuide para que essas interações não atrapalhem o bom andamento do trabalho. Dentro de uma empresa o que vale é o espírito de equipe para execução das tarefas em harmonia.

8 – Crie programas de incentivo

Você já cogitou dar brindes para motivar a sua equipe, ou criar um sistema de vantagens dentro da empresa, por exemplo?

Os chamados programas de incentivo são grandes fontes de motivação para as equipes de trabalho. Por isso, estude a respeito e veja as possibilidades de oferecer premiações por desempenho atingido em determinado período de tempo, por exemplo.

9 – Comunicação: deixe claro a sua importância

Mesmo que seja pequena, toda e qualquer empresa é feita de departamentos. Por isso, a comunicação é um fator primordial para qualquer organização.

Crie sistemas de comunicação versáteis e eficientes para a sua empresa, a fim de facilitar o trânsito de informações, a diminuição de transtornos e a eliminação de maus entendidos.

10 – Estimule o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus colaboradores

Acima nós citamos a importância de o empresário conhecer os seus colaboradores pessoalmente.

Aqui, essa necessidade ganha sentido, uma vez que estando a par das preferências do seu funcionário, o líder poderá aconselhá-lo a desenvolver-se em determinada área.

Dentre as muitas respostas que alguém pode ter quando pesquisa por “o que um líder deve fazer para motivar a equipe?”, está exatamente a necessidade de demonstrar ao funcionário que ele, e os seus sonhos, são importantes para o líder em si e a empresa da qual faz parte.

11 – Trate a todos da mesma forma

Os grandes autores que ensinam como melhorar o desempenho profissional de uma equipe, não criam uma lista como essa sem citar a necessidade que o patrão tem de tratar todos os funcionários da mesma forma.

Não importa a escolaridade, origem ou posição na empresa, se um ambiente de trabalho é composto por pessoas que são tratadas de forma diferente pela liderança, ele jamais será produtivo verdadeiramente.

Trate a todos igualmente!

12 – Dê exemplo

Motivar equipe de trabalho passar por estar envolvido nas atividades do seu negócio. Afinal, um líder diz “vamos”, enquanto um mero chefe qualquer diz “vá”.

Dito isto, tenha em mente que aquilo que você exige dos seus colaboradores deve ser feito por você. Se deseja que eles cheguem no horário correto, chegue antes. Se quer que a equipe trabalhe com um sorriso no rosto, esteja sempre sorridente diante deles, e assim sucessivamente.

13 – Promova o conforto da sua equipe

A jornada para entender como motivar uma equipe passa por aceitar que sem um bom ambiente de trabalho qualquer ocupação se torna um fardo.

Portanto, invista no conforto da sua equipe, com instalações de trabalho seguras, limpas, funcionais e, porque não, bonitas.

14 – Invista na criação de um bom ambiente de trabalho

Como citamos no tópico imediatamente anterior, um dos fatores necessários para motivar uma equipe de trabalho, é ter um ambiente confortável para se trabalhar.

Porém, não é necessário apenas ser confortável, mas sim bom e bom em todos os sentidos. Analise o seu negócio e veja todas as possibilidades de fazer com que o seu ambiente se torne uma segunda casa para os seus funcionários.

15 – Mantenha o respeito pelos seus funcionários, como pessoas, acima de qualquer coisa

Por fim, mas não menos importante, é correto afirmar que quem busca formas de como motivar uma equipe, deve entender que o respeito vem acima de todas as outras coisas.

Os seus funcionários são pessoas assim como você. Por isso, trate-os com toda a dignidade possível, assim como você gostaria de ser tratado.

Agora, você que chegou à internet pesquisando sobre “como melhorar desempenho profissional da equipe”, “motivar equipe de trabalho” ou qualquer outra expressão semelhante, já tem um material rico capaz de colocá-lo no caminho do sucesso junto à sua empresa.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Desempenho profissional: Confira 15 dicas que vão melhorar os resultados de sua equipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/