Diferenças entre os animes e as animações ocidentais

Tudo sobre Anime, Mangá e Animação Ocidental

A palavra anime é quase sinônimo da cultura japonesa, onde faz parte da sociedade tanto quanto o jornal ou revista. A maioria dos animes são, na verdade, adaptações de seus mangás (quadrinhos), e a palavra é basicamente uma abreviação de animação, mas especificamente desenho animado ou animação em quadrinhos. Na verdade, o mangá é uma forma de literatura muito popular nos países asiáticos, e muitos títulos de mangá têm um sabor histórico ou contemporâneo.

Gintama (2006)
Gintama (2006)

No entanto, pode surpreender muito o fato de não haver muitas diferenças entre a animação ocidental e oriental. Ambos compartilham muitas técnicas e abordagens comuns, mas talvez as animações ocidentais tenham tendência a usar tecnologias mais sofisticadas. Muitos dos criadores de anime mais famosos ainda preferem fazer as coisas usando os métodos tradicionais e são menos dependentes de computadores e tecnologia.

Podemos perceber essas diferenças comparando a utilização de animações 2D ou 3D. Fato é que existe muita diferença de estilo entre Jujutsu Kaisen e Arcane.

A maior diferença entre os dois estilos de anime provavelmente são os gêneros explorados na animação, e algumas das características peculiares que só são encontradas na animação oriental, como, por exemplo, os olhos grandes e os mais diversos cabelos.

Como o anime e o mangá são uma parte tão grande da cultura oriental (você pode encontrar livrarias de mangá em todos os lugares em países como Taiwan, Hong Kong e Japão), ela tende a ser mais ampla nos tópicos abordados. Temas como esportes, relacionamentos, história, militar, político, humor e medicina ou ciência têm sido tema de anime.

Na verdade, provavelmente existe um anime ou mangá para praticamente qualquer coisa que você possa imaginar. No entanto, a cultura ocidental parece ser muito específica com suas animações e tende a se concentrar em heróis e vilões, ações e consequências. Talvez porque os animes tenham além do papel de entreter, o papel de educar. Isso é muito explorado nos Animes Shounen, onde essa máxima do vilão e do herói sempre é explorada.

Você pode gostar:  Vinland Saga: finalmente anunciada a 2º temporada

Algumas das características mais interessantes do anime asiático é o uso de diálogos dentro dos diálogos. Ou seja, à medida que uma determinada cena se desenrola, haverá comentários dos personagens dentro da animação, fornecendo uma perspectiva de terceira pessoa das pessoas envolvidas na trama. Além disso, a interação entre o imaginário e a vida real costuma ser forte, com personagens capazes de tirar palavras de seu balão de fala ou retirar vários instrumentos do espaço vazio.

Para entender um pouco mais do anime japonês e entender algumas das coisas sobre as quais estamos falando, dê uma olhada em alguns dos animes mais populares: Naruto, Blackjack, Death Note, Tokyo Ghoul, Eyeshield 21, Slam Dunk, Jujutsu Kaisen, Bleach e One Piece. Se houver algo em que você esteja interessado, quase certamente encontrará um anime ou mangá que aborde o assunto. Então, por que não dar uma olhada na sua livraria favorita hoje, você nunca sabe exatamente o que vai descobrir.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Imagem padrão
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 939

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.