Fiverr vs 99Designs: Melhor opção para freelancers iniciantes

Esse texto foi publicado em 04/10/2022 02:35 e modificado pela última vez em 29/12/2022 13:20, escrito por Marcos Mariano.

A escolha de um site para colocar seus serviços de freelancing em prática é algo complicado. Existem vários sites na internet que se dizem a plataforma ideal para quem faz trabalhos 100% digitais, porém nem sempre isso é a realidade. Claro, todas as plataformas possuem seus pontos positivos e negativos, no entanto, para um freelancer iniciante, a escolha pode ser ainda mais crítica para definir como sua carreira digital será. Sendo assim, é ideal entender qual é a melhor opção para freelancers iniciantes.
Fiverr vs 99Designs: Melhor opção para freelancers iniciantes
Photo by Good Faces / Unsplash

Dentre os vários sites disponíveis na internet, existem o Fiverr e o 99Designs, dois sites que criam uma grande concorrência entre eles, pois são plataformas enormes de freelancing que atendem diversos países e categorias de freelancers ao redor do mundo. Sendo assim, muitas pessoas acabam se perguntando quais desses sites valem mais a pena para começar em seu ramo de freelancing.

Primeiramente, devemos notar que a escolha final fica por sua conta. Afinal, alguns sites são criados especificamente para um grupo de pessoas. Por exemplo, como seu nome já demonstra, o site 99Designs possui intuito de atrair principalmente freelancers que focam no design, seja de logo, de personagens e mascotes ou qualquer outro tipo de design gráfico. Sendo assim, continue lendo e descubra as vantagens e como funcionam na prática o 99Designs e o Fiverr.

Entenda as principais diferenças entre o Fiverr e o 99Designs

Entenda as principais diferenças entre o Fiverr e o 99Designs
Photo by Daniel Thomas / Unsplash

Como mencionado, um freelancer iniciante precisa se atentar ao escolher o site onde deseja ofertar seus serviços. Existem muitos sites de qualidade por aí, porém nem todos valem seu tempo. Por isso, decidimos trazer uma comparação entre o Fiverr e o 99Designs para você entender qual é a melhor opção para freelancers iniciantes. Sendo assim, continue lendo e veja mais.

Como funciona o Fiverr

O site do Fiverr reúne freelancers do mundo inteiro, em sua maioria, profissionais de diferentes áreas que trabalham remotamente. Com o aumento da busca da liberdade geográfica de poder trabalhar em qualquer lugar do mundo, surgiram novas plataformas que funcionam como um marketplace de freelancers. O Fiverr é um dos sites considerados líderes mundiais desse ramo, que chegou em novembro de 2020 no Brasil, porém atua fora do país há muitos anos.

Fiverr foi fundado em 2010 por Shai Wininger e Micha Kaufman, tem escritórios em Tel Aviv e Nova York. Atualmente, a Fiverr conta com 600.000 vendedores ao redor do mundo, oferecendo serviços como design de logotipo, assistente virtual, redação, SEO, tradução e muito mais. A palavra “Fiverr” é um trocadilho direto com ‘five’ que remete aos cinco dólares americanos, e por isso a maioria dos serviços são ofertados a partir de 5 dólares.

Com apenas $5 é possível obter um artigo otimizado com SEO, uma tradução simples, entre outros serviços. Sendo assim, o freelancer expõe os seus serviços qualificados e o cliente, ao navegar pelo marketplace, compra o serviço do freelancer.

É preciso entender que na plataforma da Fiverr, o freelancer terá que arcar com alguns descontos em seus pagamentos, então um serviço com um valor muito baixo, pode não oferecer boas remunerações para o freelancer, o que pode afetar a qualidade do serviço.

Vantagens do Fiverr

Um dos pontos mais vantajosos do Fiverr é que ele não precisa de créditos para vender e muito menos um plano Pro. Enquanto o Fiverr Pro existe, ele é totalmente opcional e a criação de uma conta é fácil e gratuita. Porém, o grande diferencial deste marketplace de freelancers é que na maioria dos casos, são os clientes que buscam por um profissional, mas o freelancer também pode buscar por projetos e enviar o seu orçamento.

Além disso, no Fiverr você pode oferecer uma série de serviços, independente do nicho em que você atuar. Alguns exemplos que devemos mencionar são:

  • Marketing digital;
  • Programação;
  • Design gráfico;
  • Redação;
  • SEO;
  • Criador de vídeos;
  • Entre outros nichos variados.

Sendo assim, qualquer profissional pode se beneficiar dentro dessa plataforma. Além disso, quando você abre um projeto no Fiverr só é preciso pagar quando o projeto for entregue, então o dinheiro fica na plataforma, e quando o cliente recebe o serviço, o pagamento é liberado para o freelancer. Fora isso, o site do Fiverr disponibiliza várias funcionalidades para os profissionais freelancers para poderem oferecer os seus serviços online na plataforma. Uma delas é o contato direto com o cliente.

Um diferencial da plataforma da Fiverr é que não existem leilões ou negociações do preço ofertado. O freelancer define o preço do seu serviço e o cliente decide se é vantajoso ou não. Sendo assim, o marketplace do Fiverr é muito mais justo que muitos sites de freelancing da internet.

Como funciona o 99Designs

99designs é a plataforma criativa global que facilita o trabalho de designers e clientes em conjunto para criar os designs que eles amam. De clientes que precisam de design personalizado a designers que desejam projetos de qualidade, as pessoas em todo o mundo confiam no comprovado processo criativo da 99designs para obter um ótimo design.

O site, com interface completamente em português, reúne clientes e designers por meio de concursos para criar logos, sites e blogs, cartões de visita, capa de livro, aplicativos móveis, camisetas e outros produtos físicos. Basta ao interessado criar um projeto, analisar as opções dos profissionais e escolher o seu designer.

Há mais de 250 mil designers cadastrados no sistema. Com a função de criar uma ponte entre o que você deseja e os potenciais desenvolvedores e artistas, a plataforma ajuda empresas e usuários comuns a terceirizar o desenvolvimento de seus produtos gráficos.

Por meio de concursos, o site promove uma competição entre designers alocados em escritórios do mundo todo. Os trabalhos intermediados pelo 99Designs possuem prazo de entrega de até sete dias, com opções de preço variadas, compatíveis com cada orçamento. Segundo os criadores da plataforma, basta o cliente dizer o que quer e quanto pode pagar.

Vantagens do 99Designs

Uma das principais vantagens da 99Designs é oferecer uma plataforma séria e totalmente focada em design gráfico para quem trabalha dentro desse nicho como freelancer. A plataforma é uma das únicas com regras mais rigorosas quanto à moderação do trabalho que está sendo vendido no site, sendo assim os designers devem completar sua inscrição e conferir seu trabalho antes de enviar a 99Designs.

Segundo o site oficial da 99Designs, as inscrições são avaliadas cuidadosamente por ordem de envio. Há possibilidade de fazer mudanças mesmo após o envio de suas informações, porém é ideal revisar tudo antes de enviar. Além disso, você não pode conferir em que lugar da fila você está.

Isso se torna um problema, pois algumas pessoas demoram algumas semanas ou até um mês para conseguir entrar na plataforma. Além disso, ao se cadastrar, os designers recebem níveis baseados na experiência demonstrada através das informações oferecidas em seu cadastro. O nível começa em iniciante, vai para o médio e chega ao Top. Isso é interessante, pois oferece uma diferença de habilidades e coloca um nível claro para quem deseja comprar.

Qual vale mais a pena para um freelancer iniciante: Fiverr ou 99Designs

Mas e então, qual vale mais a pena? O fato é que o 99Designs é, como seu nome já diz, feito para pessoas focadas no design gráfico. Então, se você produzir criativos como logos e outros trabalhos, é um site bom para você. No entanto, boa parte dos freelancers não tem um foco apenas no design ou simplesmente não fazem esse tipo de serviço. Portanto, nesse caso, o Fiverr se torna um site ideal para você.

Com o Fiverr é possível não precisar de leilão de preços e é uma plataforma totalmente gratuita e segura, seja para comprador ou para prestador de serviço. Portanto, se torna uma ferramenta útil para iniciar sua carreira digital como freelancer na internet. Além disso, é uma forma de oferecer todo tipo de serviço, não apenas design ou Marketing, mas qualquer serviço que você possa imaginar.

E aí, conseguiu chegar em uma conclusão para você? Tire sua própria conclusão e faça a escolha certa para sua atuação. Agora que você já sabe mais sobre o Fiverr e o 99Designs, que tal compartilhar esse post para que seus amigos também possam aprender? Além disso, não se esqueça de se inscrever na newsletter de nosso site para ficar por dentro de todos os posts.

Referências

  1. 99designs chega ao Brasil para conectar designers gráficos
  2. Como funciona o processo de inscrição na 99designs?
  3. Fiverr: é possível ganhar renda extra como freelancer no site?
  4. Como funciona o pagamento no Fiverr? – Thalles Tutoriais
  5. Como Funciona o Fiverr Para Trabalhar e Contratar
  6. Fiverr é confiável? Como funciona a Fiverr Brasil? Saiba!
Fiverr vs 99Designs: Melhor opção para freelancers iniciantes

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/