FUVEST 2023: como foram escolhidas as leituras obrigatórias?

Rosane Cesari, coordenadora de Língua Portuguesa do Colégio Rio Branco, analisa a relevância dos livros cobrados em um dos maiores vestibulares do país, cuja lista inclui autores como Machado de Assis e Mia Couto

Promoção: Livros de qualidade com preços que cabem no seu bolso!

A relação de obras literárias da FUVEST deste ano conta com nove títulos, todos escolhidos pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade de São Paulo – USP. Segundo Rosane Cesari, coordenadora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Rio Branco, a PRG não informa o critério utilizado para essa seleção, mas os professores acreditam que as obras são escolhidas com base na tradição literária do país e da língua portuguesa.

FUVEST 2023: como foram escolhidas as leituras obrigatórias?
FUVEST 2023: como foram escolhidas as leituras obrigatórias?

Por um lado, houve enfoque na literatura considerada clássica, nos últimos anos. Por outro, a lista de obras viu a incorporação de autores mais recentes, o que surpreendeu Cesari. A educadora cita Bernardo Carvalho, autor contemporâneo presente nos selecionados deste ano com seu romance Nove Noites.

A relevância da cuidadosa escolha desses autores tem grande impacto, uma vez que a seletiva demonstra uma valorização da literatura, ao mesmo tempo em que garante o estudo de importantes autores de língua portuguesa brasileiros, africanos e portugueses. “Se não está presente na FUVEST, as instituições têm dificuldade em trabalhar a fundo as obras em sala de aula. É quando surge uma defasagem”, relata.

Isso se intensifica à medida em que a FUVEST inclui leituras de gêneros diferentes, visando exaltar outras visões de língua, linguagem, discurso e a produção literária cultural do país. Além disso, a coordenadora do Colégio Rio Branco destaca que essa triagem é feita pela universidade na intenção de “receber um aluno que tenha capacidade de usar sua língua materna para ler e compreender diferentes tipos de textos, sobretudo uma das leituras mais complexas: a literatura”.

Você pode gostar:  Overwolf investe no SYN CITY Mafia Metaverse para ser pioneiro em conteúdo gerado por usuários em jogos P2E

Dicas para mandar bem na FUVEST

Considerando esses pontos, Rosane Cesari acredita que, para ter um estudo de qualidade e alcançar sucesso na prova, o primeiro passo é a leitura cuidadosa, pois isso abre os níveis de interpretação. “Numa prova como a FUVEST, cujos enunciados são muito bem elaborados, é fundamental ler e analisar a obra para compreender a formulação das perguntas”.

Após a leitura, ela recomenda o investimento em videoaulas, resenhas, comentários, análises de cursinhos, plantões de dúvida, aulas da USP – disponíveis online – com especialistas nas obras, matérias do jornal da USP, entre outras maneiras de se colocar em contato subjetivo com o autor. “Busque fontes confiáveis e faça seus próprios registros, pois é importante escrever sobre aquilo que leu e pensou para solidificar o conhecimento. Além disso, analise a semelhança entre as obras e faça simulados para se familiarizar com os diversos tipos de questões”, completa.

A primeira fase da FUVEST 2023 acontece no dia 4 de dezembro e a segunda fase nos dias 8 e 9 de janeiro. Para se preparar, veja a lista de obras obrigatórias deste ano:

  • Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos;
  • Quincas Borba, de Machado de Assis;
  • Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade;
  • Angústia, de Graciliano Ramos;
  • Mensagem, de Fernando Pessoa;
  • Terra Sonâmbula, de Mia Couto;
  • Campo Geral, de Guimarães Rosa;
  • Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles;
  • Nove Noites, de Bernardo Carvalho.

Sobre o Colégio Rio Branco (www.crb.g12.br) – O Colégio Rio Branco é uma das mais reconhecidas instituições de ensino do Brasil, com unidades de Educação Infantil ao Ensino Médio em São Paulo (Higienópolis) e Cotia (Granja Vianna). O colégio é associado à UNESCO e orienta seu projeto pedagógico na aquisição de conhecimentos e competências permeadas pelo diálogo, respeito à diversidade, atitude crítica e edificada em princípios éticos e de solidariedade.

Você pode gostar:  Escritor Aberst lança sua primeira HQ no tema morte

Mira Comunicação

Gabriel Balog
Diego Ramalho

Nathalia Di Oliveira
Sebastião Rinaldi
Giulia Howard

Cel. (11) 96182 8320
[email protected]

Marcos Mariano
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 5148
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/