Gacha Game: O que é e como funciona


O que significa e como funciona um Gacha Game?

Os “Gacha Games” são um modelo de jogo free to play com microtransações muito popular no Japão que está se expandindo por todo o mundo com títulos como Fire Emblem Heroes.

Vamos fazer um pouco de história e explicar em que consiste esse formato que triunfa entre os japoneses.

Como surgiu o termo Gacha Game

Antes de começar, devemos falar sobre o que é Gashapon ou Gachapon. Se você já viajou para o Japão, ou algo mais fácil, se você já visitou um Manga Hall, deve ter notado algumas pequenas máquinas cheias de bolas onde você coloca uma moeda, gira uma roda e uma bola cai ao acaso.

Cada máquina Gashapon é composta por uma coleção de brinquedos dispostos na parte superior ou frontal que incitam o jogador a tentar agarrar todos eles.

A variedade é imensa, desde animes populares ou videogames até as coisas mais improváveis ​​que você possa imaginar.

A mecânica do tipo Gashapon alcançou jogos muito diversos, mas sem dúvida onde eles têm mais sucesso é nos jogos grátis para celular.

Genshin Impact: Melhor Gacha de 2020
Genshin Impact: Melhor Gacha de 2020

Muitos jogos para dispositivos portáteis apresentam uma grande variedade de personagens ou itens de vários níveis de raridade que são obtidos aleatoriamente e fazem parte de uma coleção.

Para desbloquear esses itens preciosos, frequentemente precisaremos fazer uso de microtransações, ou seja, dinheiro do nosso bolso. Além disso, esses títulos têm uma barra de energia que diminui à medida que jogamos.

Os Gachas sempre impõem alguma limitação

Se quisermos preencher novamente, podemos esperar um pouco ou pagar. O exemplo mais recente de “Gacha Game” está em Fire Emblem Heroes, um jogo de estratégia onde com orbs (a moeda do jogo) nos permitem desbloquear novos heróis aleatoriamente para nossos batalhões.

Você pode gostar:  9 animes parecidos com Tokyo Ghoul (2014)

A chegada da icônica saga em dispositivos móveis não foi ruim e Fire Emblem Heroes subiu ao topo das paradas com mais de dois milhões de downloads nas primeiras 24 horas e obteve receitas de 2,9 milhões de dólares graças aos micros pagamentos.

No entanto, um dos maiores sucessos dos jogos do tipo gacha é encontrado em Puzzle and Dragons, uma mistura de RPG e quebra-cabeça, no qual o jogador coleta monstros raros usando pedras mágicas.

Nunca saberemos o que aparecerá, mas sempre será algo bom e bonito, embora nunca pareça suficiente. Puzzle and Dragons foi lançado em 2012 e desde então só cresceu. Em outubro de 2015, GungHo anunciou que Puzzle & Dragons ultrapassou 50 milhões de downloads em todo o mundo, dos quais 38 milhões são do Japão e 8 milhões da América do Norte.

Além disso, é o primeiro jogo para celular da história a atingir um bilhão de dólares em receita. Dada a sua grande popularidade, vários spin-offs e colaborações como Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons: Super Mario foram lançados.

Os Gachas e a Cultura Otaku

A cultura otaku também incentiva o lançamento de muitos jogos de gacha das séries mais famosas. Love Live é um anime que causa estragos no Japão graças à simpatia de algumas garotas que querem ter sucesso como “ídolos” e cantar músicas bem cativantes.

Love Live! School Idol Project, um jogo rítmico com canções de anime e stickers das meninas paa colecionar. Também inclui um modo de história com algumas vozes, como em outros jogos com essas características, o que torna a experiência muito mais viciante.

Esse tipo de jogo causa em certos jogadores um terrível vício que os leva a gastar grandes somas de dinheiro para conseguir o personagem desejado.

Você pode gostar:  Top 10 provérbios japoneses

As cores e animações contribuem para tornar-se um conjunto bastante atrativo, conquistando o utilizador com belas imagens que fomentam o comportamento de jogo. No Japão, foi lançado um modelo ainda mais agressivo chamado “Complete Gacha” ou ” Kompu Gacha “, que tentava o jogador a completar coleções por um prêmio exclusivo.

Este tipo de gacha foi declarado ilegal no Japão pela Agência de Assuntos do Consumidor em maio de 2012 devido às quantias astronômicas gastas por alguns jovens.

Alguns Gachas famosos no mundo todo

Além dos já mencionados, atualmente podemos encontrar muitos jogos do tipo gacha nas principais lojas de aplicativos móveis.

Dentre eles, destacam-se:

  1. Terra Battle – Mistwalker: embarque em jogos móveis com este RPG tático.
  2. One Piece Treasure Cruise: um jogo de One Piece para os amantes deste extenso animê.
  3. Final Fantasy: Brave Exvius: todos os personagens de Final Fantasy em um RPG como antes. Uma nova história sobre cristais começa.
  4. Final Fantasy – Record Keeper: lute com seus heróis favoritos, participe de batalhas clássicas e salve o mundo.
  5. Dragon Ball Z – Dokkan Battle: enfrente personagens icônicos e reviva a série de TV.
  6. Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Blazing: Fã de Naruto? Bem, você vai adorar este jogo que reune a história dos animes com screenshots dos episódios.
  7. Yu-Gi-Oh! Duel Links: Baseado na série de animê Yu-Gi-Oh!, enfrente duelistas de todo o mundo e complete missões para conseguir várias recompensas.
  8. Genshin Impact: Grande promessa de 2020 com gráficos incríveis e uma jogabilidade única.

Porque Gachas fazem tanto sucesso no Japão?

Mas por que esses tipos de jogos estão na moda no Japão? Poderíamos dizer que o primeiro motivo é porque os japoneses têm pouco tempo para jogar e esses títulos são ideais para o tempo de inatividade entre viagens de trem e minutos para o almoço.

Você pode gostar:  Google Doodle: Quais são os jogos e como jogar

Por outro lado, são baseados em videogames ou animes que fazem parte da cultura do país e possuem elementos “kawaii” ou “moe” que fascinam os japoneses. Eles são basicamente construídos sobre as bases de sua cultura e entretenimento.

Os Gachas no ocidente

No Ocidente, os jogos Gacha estão experimentando um crescimento moderado devido aos videogames ou animes de onde eles vêm, mas mesmo assim por aqui podemos optar por jogos que não dependem tanto de colecionar e do acaso, mas sim daqueles que dependem.

Não tem tantos enfeites e são rápidos e fáceis de levar alguns minutos até chegarmos a nossa parada. No entanto, com a entrada da Nintendo e de outras empresas japonesas no mercado móvel, mais jogos semelhantes nos aguardam para chamar a atenção do jogador ocidental.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Marcos Mariano

Tenho 28 anos de idade e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia e literatura. Atualmente estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

2 thoughts on “Gacha Game: O que é e como funciona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Postagens recentes