Game of Thrones – Vale a pena ler os livros?


Esta resenha foi selecionada para fazer parte da comemoração Shelfie Day da editora educativa Twinkl, com o objetivo de incentivar a leitura no Brasil.

Para quem é amante da série, que foi tão aclamada no canal da HBO, será que vale a pena conferir a grande coleção de livros na qual a obra foi baseada?

O que é Game of Thrones?

Para começar, é melhor falarmos um pouco sobre a obra. Game of Thrones conta a história de todo um reino, não tendo especificamente um personagem principal, mas sim vários núcleos que se embaraçam um nos outros, e a maior dúvida ao longo da história acaba sendo quem vai se sentar no grande trono de ferro, trono do governador absoluto de todo o reino de Westeros, região onde toda a história acontece.

Essa obra ficou famosa pelas mortes marcantes que acontecem, porque seu autor, George R. R. Martin, não se deixa ser levado pela compaixão na hora de escrever a morte de um personagem, por mais cativante que ele seja, fazendo assim mortes memoráveis e também criando uma forte tensão, em que o leitor sabe que qualquer personagem pode encarar a morte em qualquer momento da história.

Os livros fizeram tanto sucesso que executivos da HBO se interessaram e tiveram a ideia de realizar uma série, contando a história dos livros de uma forma cinematográfica, a ideia não poderia ter dado mais certo, a série foi febre durante o lançamento de suas temporadas, ganhando o status de uma das melhores obras já feitas no estilo, além de ter sido seu sucesso que abriu o leque para o surgimento de outras séries fantásticas como The Witcher da Netflix.

Você pode gostar:  Tartarugas até lá embaixo, John Green - Resenha

Diferenças entre o livro e a série

Como já tinha muito material escrito quando a produção da série começou, a produção da HBO acabou sendo muito fiel a obra original, as maiores mudanças foram na maquiagem feita na idade de alguns personagens, que no livro tinha cerca de onze a quatorze anos, e na série acabavam por serem personagens já maduros, em grande parte por serem personagens que já passaram por situações realmente embaraçosas se formos levar em conta suas idades, ainda mais levando em conta nossa realidade atual.

Outra diferença básica foi a extrema erotização da série em suas primeiras temporadas, não que o livro também não tenha seus momentos picantes, mas nitidamente a série exacerbou esses momentos para poder promover a fama da mesma, colocando cenas de nudez e sexo em praticamente todos os episódios, mesmo quando tais cenas nem existiam nos livros. Mas isso acaba diminuindo muito nas temporadas finais.

Além disso, temos o final da série, que apesar de ter sido feita com a consultoria de George R.R. Martin, foi produzida antes do lançamento, e talvez até mesmo do término, da obra literária, o que pode indicar que existam histórias e vertentes no final da história literária que não tenham sido abordadas na série.

Vale a Pena Ler os Livros?

Pra quem não assistiu a série, e gosta de um bom livro de fantasias, no melhor estilo Tolkien para maiores, é uma obra que não irá decepcionar, apesar de ainda não ter chegado em seu final, é um livro muito bem trabalhado, com uma leitura muito fluida e que mostra muito bem a história pelo ângulo de vários personagens, muitas vezes ao mesmo tempo, o que dá um toque muito elegante para a escrita.

Você pode gostar:  5 livros indicados por Bill Gates

Para quem gostou da série, é uma grande oportunidade de se aprofundar na trama e nos seus personagens favoritos, afinal, o livro explora de uma maneira muito melhor do que qualquer filme ou série, o intelecto dos personagens, seus pensamentos, temores e desejos são muito melhor compreendidos através dos livros, porque você literalmente entra na cabeça de cada um deles.

E, além disso, é fato que muitos dos fãs se decepcionaram com o final da série, por vários motivos, e como o último livro ainda não foi lançado, fica a esperança que talvez o final seja ou diferente na obra literária, ou pelo menos, melhor abordado do que foi na série, já que uma das críticas mais frequentes foi que a “reviravolta” final aconteceu de uma forma muito repentina e abrupta.

Em outras palavras, dê uma chance aos livros, e talvez você se surpreenda com essa obra tão rica e interessante que se encontra nos livros antes mesmo de virar série. Uma ótima leitura tanto para quem procura uma literatura de fantasia, quanto para quem deseja se aprofundar no universo de Game of Thrones.

Atenciosamente
Julio Bernardes

Júlio César Bernardes

Fascinado por livros de fantasia, aventura e investigação, mas sempre pronto a experimentar novidades, penso que um livro é um roteiro de um filme que se passará em nossa mente, na qual seremos diretores, atores e produtores

3 thoughts on “Game of Thrones – Vale a pena ler os livros?

  1. Acredito que sempre valha a pena ler livros!!! Tá, eu ainda não os li e nem sei se farei isso algum dia
    A fonte de todos os livros é minúscula demais. E eu ainda não leio digital. Os físicos me fazem feliz rs
    Mas amo a série, tá, mesmo com o final que teve.
    Beijo

    Angela Cunha/ Rubro Rosa

    1. O tamanho assusta um pouquinho. Eu trabalho em uma biblioteca e sempre que passo por eles fico pensando “Caraca, olha o tamanho desses livros!”.

      Dê uma chance aos livros digitais que eu tenho certeza que não vai se arrepender.

      Beijos

      Ps: Li seu último texto no https://rubrorosa.blogspot.com/ e caraca, estou sem fôlego até agora, parabéns pelo trabalho ^^

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Postagens recentes