História da Tecnologia

História da Tecnologia desde a antiguidade

Evolução da tecnologia ao longo da história

A história da tecnologia faz parte da evolução do homem e de seus recursos culturais para a organização social e do trabalho. Nesse contexto, podemos abordar sobre a tecnologia na antiguidade e, ao mesmo tempo, acompanhamos o avanço da tecnologia.

Invenções tecnológicas

Genericamente, o recurso tecnológico é referente à utilização de conhecimento para a invenção de métodos, equipamentos, ferramentas e dispositivos que visem facilitar a vida, acelerar processos produtivos e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Com o passar dos anos, a humanidade passou a melhorar o nível de qualidade de vida no trabalho, no ambiente doméstico e em outros setores importantes como a saúde.

Boa parte dos historiadores afirmam que o primeiro feito cultural e tecnológico do ser humano na face do planeta Terra foi o uso da pedra lascada e o domínio do fogo como ferramenta.

Além da racionalidade e dos sentimentos complexos, o ser humano passou a se diferenciar das outras espécies de animais. Essa evolução teria começado há cerca de 3 milhões de anos a partir da Idade da Pedra.

A História da Tecnologia

A partir do momento que o homem começou a dominar o fogo, a forma de manipular os alimentos para comer, de aprimorar o desenho das pedras e de ferramentas passou por importantes transformações para o homem primitivo, principalmente, para o surgimento de grupos de homens sedentários que começaram a ocupar territórios e reduzir a cultura nômade.  

Em períodos posteriores, a humanidade desenvolveria a roda, utensílios de cerâmica e até mesmo a canalização de riachos.

A origem da tecnologia

A origem dos recursos tecnológicos humanos daria os primeiros passos com a transformação de pequenas pedras em ferramentas para a caça, guerra e zelo doméstico primitivo. A descoberta do fogo serviria para otimizar esse processo, mas o surgimento do processo de extração de metal mudaria novamente o fator tecnológico humano.

Estima-se que entre os anos 6.500 a.C a 6.000 a.C na região da Anatólia, atual Turquia, já se fabricava ferramentas e armas manuais fabricadas com cobre.

Nos anos 3.000 a.C descobriram que a mistura de estanho com cobre geraria um metal mais resistente, nessa fase teríamos o surgimento da Idade do Bronze.

O Oriente Médio também proporciona grandes feitos para a história da tecnologia, incluindo a invenção do arado puxado por boi e a da roda com eixo. Essas invenções marcariam o início da civilização humana para alguns historiadores.

Porém, para outros historiadores, a civilização humana e sua história se iniciaria com a invenção da escrita, podendo a escrita também ser considerada como uma tecnologia de aplicação.

Porém, depois da idade do Bronze, a partir do século XI a.C começaria a Idade do Ferro na mesma região da Anatólia, desde então armas e ferramentas seriam feitas com ferro.

Qual foi a primeira tecnologia do mundo?

Dependendo das pesquisas por grupos e indivíduos pré-históricos e civilizatórios, não existe apenas um único recurso tecnológico a ser apontado como o primeiro.

Segundo os livros de história mais tradicionais, o fogo, as ferramentas e as armas de metais seriam as primeiras tecnologias, porém existiram tributos na África e na Europa milenar que utilizavam recursos feitos à base de pedra e cordas primitivas feita com feixes vegetais.

Tecnologia na idade média

Sabemos que a Idade Média iniciaria antes do século VI d.C. e duraria até perto do século XVI. Nesse período, muitas inovações surgiram na Antiga China, na Pérsia, na Índia, no Império Bizantino e no norte da Antiga Europa.

Entre os séculos XIV e XV, por exemplo, na Europa seria inserida a técnica chinesa de fundir o ferro. A China, por exemplo, criaria a pólvora preta que, posteriormente, seria usada em armas de fogo.

Nesse mesmo período, outros tipos de fontes de energia seriam desenvolvidos como a criação de selas e arreios que permitiriam que animais como cavalos e bois pudessem puxar arados  e outros objetos.

Inovações tecnológicas na idade média

Considerando as principais inovações que incentivaram o fim da Idade Média e iniciaria a Idade Moderna, podemos citar a invenção do leme para os barcos, a bússola para o uso em viagens marítimas e a impressão de tipos móveis, inventada por Johannes Gutenberg em torno de 1450, gerando a invenção de livros impressos em série padronizada e não mais manual.

Tecnologia na idade contemporânea

Lembramos que, ao estudar a história da tecnologia, ao mesmo tempo estudamos a história da humanidade.

A Idade Contemporânea parte do início da Revolução Francesa, com a queda da Bastilha em 14 julho de 1789, até os dias atuais. Portanto, todos nós estamos ligados às principais revoluções da humanidade, incluindo a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.

Nessa fase, temos o período de consolidação do capitalismo como o modo de produção e sua expansão em todas as regiões entre os séculos XVIII e XXI.

Temos o período das manufaturas antes da Revolução Industrial e o surgimento da própria Revolução Industrial, incluindo a atual revolução digital tecnológica que surgiria em meados do século XX e se intensificaram entre os séculos XX e XXI.

A Revolução Industrial

Essa fase trabalharia com o ferro, o carvão e o vapor. No limiar do século XVIII, dois inventores ingleses criaram as condições para o nascimento da Revolução Industrial. 

Abraham Darby descobriu que o coque, um tipo de carvão, produzia um ferro de melhor qualidade, enquanto que Thomas Newcomen inventou uma bomba para drenar água das minas de carvão que era acionada por um motor a vapor.

Posteriormente, teríamos novas invenções que aceleraria a produto de produtos de forma padronizada e em massa.

No início do século XIX, máquinas como o tear motorizado produziam tecidos com mais velocidade em comparação com os teares manuais.

Eletricidade: a grande inovação

Na primeira metade do século XIX, a eletricidade começaria a se tornar uma importante realidade. Na época, Samuel F. B. Morse, nos Estados Unidos, usou eletricidade em seu telégrafo em 1835.

No ano de 1876, o americano Alexander Graham Bell inventou o telefone, que também funcionava com eletricidade.

Em 1879, o inventor Thomas Edison apresentou a lâmpada elétrica, sendo uma revolução para iluminar casas e cidades.

Produtos eletrônicos

Como falamos anteriormente, a revolução digital e eletrônico ganharia mais corpo a partir de meados do século XX, considerando também o telégrafo elétrico e o rádio elétrico que surgiria ainda entre os séculos XIX e XX.

Sendo assim, o processo eletrônico precisa da eletricidade para enviar e processar informações. Os primeiros computadores surgiram na década de 1940, e os primeiros computadores pessoais no início dos anos 1980 no formato de protótipos.

No final do século XX, teríamos produtos eletrônicos e digitais menores e cada vez mais baratos graças a popularização dos chips que, além de baratear computadores pessoais, também integrou equipamentos como CDs e DVDs, telefones celulares, câmeras digitais, tablets e entre outros.

Tecnologia para a medicina

Tecnologia na medicina
Tecnologia na medicina

No decorrer do século XX, os avanços tecnológicos eletrônicos e digitais se tornaram comuns para a medicina para auxiliar processos cirúrgicos, realização de exames e até a criação de máquinas de raio-x e máquinas de hemodiálise.

Conclusão

Portanto, desde a pedra lascada, passando pela invenção de ferramentas de metal, a roda, o uso do carvão para máquinas à vapor até os projetos de computadores quânticos monitorados com a inteligência artificial prevista para os séculos XXI e XXII, temos um grande conjunto evolucionário para a aplicação no trabalho, na educação e nas relações sociais.

Essa evolução é uma grande façanha que muitos irão contar no futuro. A tecnologia evolui a cada dia e determina assim o futuro da humanidade!

Carinhosamente
Marcos Mariano

5 comentários em “História da Tecnologia desde a antiguidade”

  1. Pingback: Tecnologia da informação e comunicação – Pousada Nerd

  2. Muito bacana poder conhecer toda essa história, e legal entender que existem várias tecnologias do passado, que são tão importantes quanto as atuais. Belo post!

    1. É legal parar pra pensar nessa evolução toda que tivemos ao longo da história. A tecnologia está tão presente em nossas vidas que as vezes a gente nem para pra pensar que nem sempre foi assim.

      Isso me deu vontade de ver Dr. Stone inclusive.

  3. Pingback: 5 livros indicados por Bill Gates – Pousada Nerd

  4. Pingback: Tecnologia na agricultura – Pousada Nerd

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.