Melhores animes sobre inteligência


Animes com protagonistas inteligentes

Apesar de os animes serem famosos por seus momentos de ação e aventura no ocidente, a maioria dos animes não segue essa premissa e muitos apresentam histórias dignas de dar nó na cabeça dos fãs de tão inteligentes.

Muito provavelmente, se você é um grande fã de animes em geral, você começou a entrar no universo dessa grande e popular arte japonesa através de animes de ação e aventura, onde aconteciam lutas e combates épicos do bem contra o mal, e também viagens por mundos misteriosos cheios de perigos e desafios.

Geralmente, principalmente se você for mais velho, essa paixão começou assistindo à TV aberta, sim, os animes e desenhos já dominaram a programação das manhãs da televisão. (Bons tempos…)

É claro que muitos começaram com outros tipos de animes (existe um post no blog que explica todos os gêneros de anime que você pode conferir, inclusive esses animes que se tornaram famosos na televisão aberta ocidental são do gênero shounen), mas com certeza, depois de algum tempo acompanhando o mundo dos animes você acabará se esbarrando em animes muito mais elaborados, com histórias voltadas para um público mais adulto, os seinen ou josei, e são sobre esse tipo de animes que vamos falar aqui, animes em que a inteligência do roteiro é o ponto alto da história!

Animes Inteligentes

Na verdade, animes com roteiros inteligentes não são um gênero específico, na verdade, qualquer gênero pode ter um roteiro muito bem elaborado, capaz de nos fazer ficar boquiabertos com a inteligência de alguns personagens. Algo muito interessante nesse tipo de anime, é que ele costuma desvencilhar de vez a ideia de que anime é coisa de criança somente, porque eles são capazes de apresentar roteiros que não perdem em nada (e até superam) filmes aclamados por Hollywood.

Como exemplo de animes shounen em que a inteligência  muda completamente o rumo da história temos Shingeki no Kyojin (Attack on Titan), onde a tropa de exploração tenta desvendar os segredos de um mundo completamente desconhecido onde o inimigo parece estar sempre um passo à frente de todos. Mas acredito que SNK mereça uma postagem apenas para ele no futuro.

Vou apresentar aqui alguns animes que representam, com muito mérito, esse estilo em que a inteligência é o tempero principal de sua trama. A intenção aqui não é listar a ordem dos melhores, mas sim apresentar algumas obras clássicas e muito conhecidas, com algumas recentes e talvez não tão conhecidas obras, mas que também valem muito a pena serem degustados.

Você pode gostar:  9 animes parecidos com Dragon Ball Super (2015)

Code Geass

Code Geass
Code Geass

Aqueles não tiverem poder, nos sigam. Aqueles que tiverem poder, nos temam.

-Zero, Ordem dos  Cavaleiros Negros

Um dos animes mais famosos e idolatrados da última década, Code Geass conquistou uma legião de fãs com seu roteiro envolvente e personagens extremamente carismáticos, lançado em 2006, ele seguiu a linha inversa do que os animes costumam seguir, lançando primeiro a história animada para apenas depois ser lançado o mangá.

Com duas temporadas de 25 episódios cada, Code Geass consegue apresentar um roteiro extremamente bem elaborado, com direito a um protagonista que engana até mesmo a gente com seus planos e truques extremamente complexos e bem elaborados, é normal ter uma cena no anime que parece aleatória, mas faz parte de um plano elaborado que só é explicado mais adiante.

Mesmo sendo um anime com uma história extremamente complexa, ele tem uma fluidez muito agradável, que te prende do início ao fim, não deixando em nenhum momento que o anime se torne chato ou cansativo com planos e poderes complexos.

A história segue o protagonista Lelouch, que vive em um Japão distópico e miserável, dominado por uma Britânia soberana e tirana,  que já dominou um terço do mundo, Lelouch apesar de ser britânico decide ajudar os japoneses a se livrarem da tirania do país soberano do mundo, e para isso ele usará um poder impressionante que ele acaba adquirindo acidentalmente: “O Geass”

Esse poder simplesmente faz com que qualquer pessoa obedeça uma ordem dada por Lelouch enquanto o Geass estiver ativado, mas isso só vale para uma única ordem, apesar de parecer um poder “apelão”, não é tão fácil lidar com ele, e muitos outros poderes existem no universo do anime, o que faz com que a inteligência do protagonista seja um diferencial.

Além de tudo isso, Lelouch tem um amigo que está do outro lado da guerra, no exército da Britânia, mas é um japonês que também tenta livrar o Japão ao seu modo, mudando o império de dentro para fora.

Espero poder fazer um post apenas sobre Code Geass aqui, mas já posso adiantar que o seu final é épico! Eu disse que eles lutam utilizando robôs gigantes?

Death Note

Death Note
Death Note

Se Code Geass pode ser chamado de clássico, então Death Note pode ser chamado de super clássico, muito provavelmente Code Geass sofreu influência de Death Note, que representa o estilo de animes que precisam de um episódio de história e três de explicação.

Death Note conta a história de Light Yagami (Yagami Raito), que encontra um livro onde a pessoa que o nome for escrito morrerá. Esse anime simplesmente não precisa de muita apresentação, já que é um dos mais populares e um dos principais animes que fidelizam os fãs de anime por toda a vida! (Eu, por exemplo, hehe)

Você pode gostar:  10 animês parecidos com Log Horizon

O grande diferencial dessa obra é o embate em que um detetive britânico tem com o protagonista da história, apesar de Light  ter uma arma mortal e silenciosa, isso não impede um detetive de exímia competência, de codinome “L” (melhor personagem da história, me julguem) de colocá-lo contra a parede.

É simplesmente mágico, entender como uma equipe de policiais liderados por L consegue encarar de igual para igual alguém com uma arma tão mortal e apelona quanto o Death Note, além disso, Light também tem uma inteligência ridiculamente acima da média, o que deixa tudo ainda melhor ao som de uma das melhores trilhas sonoras dos animes.

The Promised Neverland

The Promissed Neverland
The Promissed Neverland

Agora um anime mais recente, que fez muito sucesso no seu lançamento em 2019, como é um anime bem atual, não teremos grandes spoilers sobre a trama aqui, basta dizer que a história gira em torno de três crianças órfãs que tentam fugir de um orfanato.

A trama que parece ser bonitinha e divertida no início, se revela uma história cheia de suspense e terror que prende a atenção até o fim, fazendo com que você fique torcendo freneticamente para que tudo dê certo.

Apesar de toda  a tensão do enredo, é incrível o embate psicológico que existe entre as crianças e os adultos, logo fica claro que eles não são crianças comuns, mas sim prodígios que vão usar todos os seus recursos para alcançar os seus objetivos, por mais que estejam em extrema desvantagem contra seus antagonistas. Reviravoltas do enredo são frequentes dentro desse anime que vale cada minuto da sua atenção.

A primeira temporada conta com apenas 12 episódios, e uma sequência é praticamente certa para o próximo ano, então vale muito a pena conferir o início da obra para, assim, poder avaliar a sua continuação.

Umineko No Naku Koro ni

Umineko no Naku Koro ni
Umineko no Naku Koro ni

Provavelmente o menos conhecido desta lista, mas ainda assim um grande representante do estilo de trama inteligente e bem elaborado, apesar de não apresentar grandes propostas como os outros animes aqui citados, ele tem um diferencial, um combate de ideias frente a frente entre o protagonista e sua opositora

A história mostra uma reunião de família em uma ilha, onde os familiares vão discutir sobre a herança deixada pelo patriarca, porém uma bruxa aparece, Beatrice, e começa a matar um por um dentro da ilha utilizando sua magia.

Você pode gostar:  Crunchyroll: Revela Alguns Animes Para a Estreia da Temporada de Verão 2021

É aí que entra o protagonista, Batler, ele simplesmente não aceita que tudo o que está acontecendo é obra de magia, e começa a achar explicações para cada atitude mágica da bruxa, como se a todo o tempo ela não passasse de uma charlatã. 

Apesar da premissa aparentemente simples e super fantasiosa, Batler e Beatrice acabam em uma espécie de mundo paralelo, onde eles vêm a mesma situação da reunião de família se repetindo  em vários arcos, sempre com a Beatrice tentando fazer Batler aceitar a existência da magia, enquanto Batler argumenta contra essa possibilidade com muita destreza.

Infelizmente esse anime ainda não teve seu enredo terminado, mas mesmo a sua primeira temporada com 26 episódios já é o suficiente para te envolver em uma trama cheia de armadilhas inteligentes tentando provar a visão de um dos combatentes como em um jogo de xadrez em que as peças são as pessoas na ilha.

Dr. Stone

Dr. Stone
Dr. Stone

E finalmente, um anime da atualidade que vem a cada dia dividindo os fãs de anime em geral, é verdade que ele é bem diferente dos outros animes citados aqui, e existem aqueles que o amam e aqueles que o odeiam, mas indiscutivelmente ele se baseia em conhecimento e inteligência.

Senku é um adolescente, (sempre um adolescente… kkk) que acorda 3700 anos no futuro, e é obrigado a tentar reconstruir o mundo moderno do zero, diferente dos protagonistas dos outros animes que foram listados aqui, a inteligência de Senku não está em bolar estratégias e enganar seus inimigos somente, mas também em um conhecimento utópico de ciência! 

Senku é um perito em física, química, geologia, mineralogia, botânica e tudo o que você possa imaginar, isso faz dele a pessoa perfeita para tentar reconstruir a sociedade moderna em uma terra futura que voltou a idade da pedra. O anime mostra todos os processos de criação das tecnologias, sendo esses processos reais inclusive ( mas nem tanto em alguns casos, kkk) de reações químicas, elétricas e etc.

Um anime que exalta a inteligência e a ciência, que com certeza te faz querer entender mais sobre como funciona e o quanto dependemos em nossa sociedade atual de processos complexos que só são possíveis  graças ao avanço da ciência.

Esses são apenas alguns animes que tem a inteligência como ponto central do de suas histórias, e nos mostram que essa arte japonesa pode apresentar um conteúdo surpreendente de tão bem elaborado. Curtam e compartilhem seus animes de inteligência favoritos e esperem uma segunda parte do post!

Atenciosamente
Júlio Bernardes

Júlio César Bernardes

Fascinado por livros de fantasia, aventura e investigação, mas sempre pronto a experimentar novidades, penso que um livro é um roteiro de um filme que se passará em nossa mente, na qual seremos diretores, atores e produtores

10 thoughts on “Melhores animes sobre inteligência

  1. Pingback: 9 animes parecidos com Classroom of the Elite – Pousada Nerd

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Postagens recentes