Presentes para quem gosta de livros

Livros são sempre bons, isso é fato, mas dar livros de presente é bom?

Nessa época festiva em que todos gostam de dar presentes, o fim do ano, é comum procurar coisas legais para dar aos amigos e familiares, e um livro pode ser uma boa pedida.

Entretanto, algumas vezes, surge a pergunta: será que a pessoa vai gostar da minha escolha? Esse é um ponto muito importante, pois às vezes temos uma experiência incrível lendo um livro, mas ao recomendar para alguém, a pessoa não tem a mesma opinião. Nesse momento é preciso refletir: “eu gosto desse livro, mas será que o receptor do presente vai gostar também?”

Engana-se também quem pensa que só é vale dar livros que já leu de presente. Na maioria das lojas online e físicas os livros são separados em categorias (mais vendidos, romance, ficção), então é só se aventurar pelas prateleiras e achar um livro de interesse. É possível conversar com vendedores em livrarias também, eles sempre têm uma boa recomendação na manga.

Uma solução interessante para o dilema “será que a pessoa gostará do livro que eu comprei” é o vale livro. Um vale no valor que você escolher na qual a pessoa pode trocar na livraria escolhida ou no site, por um título a escolha dela, reduzindo muito as chances de dar um livro que a pessoa já tem, ou que não seja do interesse dela

Horóscopo chinês 2023 ano do coel...
Horóscopo chinês 2023 ano do coelho de água preta
Enfeites de Natal com livros
Enfeites de Natal com livros

Por que presentear com livros?!

Agora que o primeiro problema (Qual livro dar de presente?) já foi solucionado, você pode pensar, “mas por que eu iria dar um livro de presente?”, então resolvi listar alguns motivos: 

A primeira razão para não dar livros de presente é geralmente “a pessoa não gosta de ler”, existem sim, pessoas que não gostam, mas é mais comum que as pessoas não tenham o hábito da leitura, e presentear com livros é uma ótima maneira de incentivar as pessoas a se aventurarem pelo mundo literário. Mas é preciso ter bom senso na compra, se a pessoa em questão não é habituada a ler não compre um calhamaço para ela, pois as chances de que ela leia e goste são praticamente nulas.

Livros são presentes duráveis. É muito legal ganhar um chocolate no amigo secreto, mas infelizmente ele acaba rápido, agora os livros não. O que eu estou querendo dizer é que os livros vão proporcionar uma experiência mais duradoura,e após a leitura do título você pode fazer outras coisas com ele como colocar na sua estante, doar, ou trocar por outros, mas a mensagem dele permanecerá.

Livros não são caros! O preço médio de livros dos mais vendidos do Brasil em 2013 ficou em R$27,00 de acordo com o Publish News. Resumindo, há preços para todos os bolsos! Livros estimulam o senso crítico e ampliam a visão de mundo. Todo livro é um mundo novo cheio de ideias, com histórias que podem ser divertidas, assustadoras, engraçadas, angustiantes… Os livros sempre acrescentam algo!

Livros são memoráveis! Muito provavelmente o presenteado lembrará do seu presente por muito tempo, sendo um vale livro ou um título específico a pessoa lembrará do gesto por muito tempo.

Você pode gostar:  8 profissões para quem gosta de ler
Will & Will, John Green

Indo além dos livros tradicionais

A leitura é toda uma experiência, e com isso os presentes não precisam se limitar ao tradicional livro físico. Aqui vai (outra) lista de possíveis presentes:

  • Luz de leitura.
  • E -books ( geralmente mais baratos que os livros físicos)
  • Edições de colecionador
  • Camisetas, canecas, que remetem a algum livro
  • Funko pop dos personagens (de um livro que a pessoa goste)
  • E-readers (para aqueles que estão dispostos a gastar um pouco mais em um presente)

E por aí vai, use sua criatividade…

Com amor,
Ana Luiza Martins Cesario

Ana Luiza Martins Cesário
Ana Luiza Martins Cesário

Por muito tempo viajei entre mundos mágicos e realidades sem contar para ninguém, agora escrevo sobre eles! Me chamo Ana Luiza e sou uma apaixonada por histórias de amor. Ás vezes a dose de coragem que precisamos é um amigo!

Artigos: 19

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.