O que é ser um NEET?

NEET é um termo muito usado na internet, especialmente na comunidade que gosta de animes. Porém, esse termo está, atualmente, se tornando maior e mais conhecido na sociedade geral, sendo assim ter conhecimento do que seria um NEET é muito interessante para que uma pessoa saiba se ela se encaixa no termo ou não. Se você se encaixa nesse termo, está na hora de tentar mudar de vida! Uma pessoa considerada NEET não possui emprego, carreira, não estuda, especialmente cursos superiores e nem mesmo participa de algum curso ou treinamento, ou seja, são pessoas estagnadas e pouco interessadas pela vida.

Ser NEET pode ocorrer por diversos fatores, não podemos sempre culpar a pessoa por sua situação, porém um dos conceitos de NEET é que a pessoa sempre faz parte desse tipo de vida por livre arbítrio e não por não possuir opções ou suporte e apoio de diferentes fontes. Uma pessoa NEET, na maioria das vezes, não possui interesse por simplesmente escolher não tentar, então vale considerar essa característica antes de chamar alguém ou se considerar um NEET.

Netojuu No Susume (2017)
Netojuu No Susume (2017)

A quantidade de pessoas consideradas NEET no Japão é um número preocupante. No fim de 2001, começaram a aparecer muitas pessoas com dívidas e problemas bancários que acarretaram problemas econômicos e sociais para o país, pois, até então, o Japão seria considerado uma das maiores economias do mundo com uma educação de grande qualidade que impulsionava os resultados de seus jovens para obterem trabalhos em sua área de escolha. O número de pessoas consideradas NEET já passa de 10 milhões no país, o que é um número alarmante e, infelizmente, existem muitas causas por trás disso.

Você pode gostar:  Leadale no daichi nite | Primeiras impressões — Apenas um fã de animes isekai

Se você está curioso para entender mais sobre o que é ser um NEET, iremos entender nesse artigo como vivem essas pessoas e as razões por trás desse tipo de vida ocorrer. Há vários tipos de NEET, sendo elas separadas em algumas categorias que veremos abaixo.

Como vivem as pessoas que não trabalham nem estudam

Para entender de fato o que é um NEET, devemos entender o que significa esse termo em si. NEET é uma abreviação do inglês, sendo isso not in education, not employed, not training, ou seja, não está atualmente estudando na faculdade ou, talvez, nem mesmo no ensino médio, não está empregado ou fazendo bicos e nem mesmo tentar algum curso ou treinamento para adicionar habilidades ao seu currículo. O NEET é considerado um dos maiores malefícios da nova geração. O termo em japonês utilizado para definir um NEET seria hikikomori e já existem mais de 10 milhões de NEET espalhados pelo Japão.

ReLIFE (2016)
ReLIFE (2016)

Um NEET pode ser uma pessoa que não faz nenhuma dessas coisas, mas eles também devem ser colocados em categorias. Há pessoas hikikomori que não saem de casa, apenas para ir ao mercado ou uma loja, por exemplo, há outras indecisas que simplesmente não tentam nem uma coisa nem outra e outras que já tiveram um emprego, porém foram dispensadas e desistiram de sua carreira. Infelizmente, ser NEET pode ser uma opção pessoal da pessoa, porém muitas se sentem forçadas a ser um hikikomori pela sociedade ao seu redor.

Por que os NEET existem?

As pessoas NEET possuem uma característica em geral: a falta de esforço para obter uma carreira, ensino ou objetivos. Mas seria essa falta de esforço algo que realmente deve ser colocado apenas sobre seus ombros? A verdade é que existem vários fatores da sociedade que podem acabar fazendo com que uma pessoa se torne em um NEET, sendo alguns deles os seguintes:

  • Falta de incentivo dos pais e parentes para seguir com uma carreira ou seguir objetivos;
  • Falta de opções ao sair do ensino médio;
  • Falta de verba para iniciar o ensino superior ou buscar cursos e treinamento;
  • Problemas mentais como depressão, distúrbios de personalidade e ansiedade.
Você pode gostar:  O mangá The Irregular at Magic High School's 'Yotsuba Succession Arc' chega ao final

Infelizmente, há outros fatores que afetam muitas pessoas e fazem com que essas pessoas acabem optando por nem mesmo tentar. O modo como são criados, por exemplo, é um fator crucial para que uma pessoa seja ou não determinada em seguir com uma carreira ou, ao menos, obter um emprego e fazer cursos, mesmo que técnicos.

O Japão sofre de uma realidade difícil desde o ano 58 da era Shogun. Durante o tempo, os EUA tomaram conta do país por alguns anos. Enquanto isso tenha impulsionado a economia e educação do local, a geração seguinte de jovens acabou se tornando depressiva, ansiosa e, em geral, traumatizada com os eventos da época. Nos anos 90, o Japão já tinha mudado completamente seu cenário rural e rústico para um cenário tecnológico e avançado. Enquanto para estrangeiros isso parece ser ótimo, vale notar que a mudança drástica de cenário forçou muitas famílias a mudar tradições milenares dentro de suas casas, também mudando como o comércio era feito e mais.

Como ter redes sociais interessante...
Como ter redes sociais interessantes e atrair seguidores

Isso deixou uma cicatriz na sociedade japonesa mais jovem e, até hoje, é possível ver os resultados. Apenas no começo dos anos 2000 os primeiros resultados dessas mudanças começaram a vir à tona. Sendo assim, os NEET são pessoas que não fazem parte da sociedade trabalhadora japonesa, porém não é por isso que devem ser considerados imprestáveis ou inúteis.

Conheço um NEET, o que fazer?

Se você conhecer alguém que é um NEET, o apoio e suporte moral é o primeiro passo para mudar seus jeitos e ajudar uma pessoa a seguir com uma vida mais saudável e até mais feliz. Muitas das pessoas que se encaixam neste termo são pessoas com baixa autoestima, que já sofreram abusos ou bullying durante sua vida. Por isso, também é válido e necessário recomendar terapia para pessoas como essas e mentorias para orientar a pessoa sobre como e quando entrar no mercado de trabalho. Seja qual for a personalidade ou sonho de alguém, é válido dizer que ninguém merece se sentir inútil, portanto, um ombro amigo sempre é bem-vindo quando alguém se vê nessa situação, sem emprego, educação ou vontade de seguir em frente.

Você pode gostar:  Como os animes são feitos?

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Imagem padrão
Camille Paoleschi

Me chamo Camille, tenho 19 anos e escrevo desde minha infância. Atuo como redatora de conteúdo e sou apaixonada em animes de vários gêneros, desenhos animadoa e video games. Tenho um interesse enorme por idols, Vtubers e suas seiyuus.

Artigos: 57

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.