O que é o metaverso e porque ele pode mudar nossas vidas

Entenda um pouco dos elementos centrais do metaverso que o Facebook quer criar

O metaverso é um dos assuntos do momento, justamente pela mudança de nome da empresa por trás do Facebook. Neste post entenderemos um pouco mais sobre os terrenos do Metaverso.

Quando uma pessoa realiza a compra de um terreno, ela compra um terreno imaginando que acontecerá algo ali, que vai gerar renda, não se compra um investimento por diversão. Justamente como um terreno, eu posso comprar algo por 1 milhão e vender por 5 milhões. Isso seria um leilão em uma imobiliária virtual.

O que é o metaverso e porque ele pode mudar nossas vidas
O que é o metaverso e porque ele pode mudar nossas vidas

Como o metaverso vai mudar nossas vidas?

O metaverso é um espaço virtual que vai replicar e recriar a vida cultural, e que inclusive pode dar dinheiro no mundo tradicional. Talvez esse seja um dos motivos por que essa tecnologia só surgiu agora.

Se antes você precisava se deslocar para os ambientes, com o metaverso, a sua presença se fará online, de forma imersiva e 3D. Por isso, muitas pessoas estão se preparando para comprarem os seus terrenos e ter um bom recurso e retorno financeiro com estes itens e acessórios do metaverso.

Acessórios

Muitas pessoas têm comparado o Metaverso com uma versão do filme “Jogador Número 1 (2019)”, apesar de o mais próximo ser versões de Second Life e Roblox. Algumas pessoas contam também com o recurso VR (virtual reality), óculos de realidade virtual para melhorar ainda mais sua experiência imersiva. Para isso, tem que ter uma Internet de fibra óptica de boa qualidade, afirmam especialistas.

Economia

Existem várias formas de se ganhar dinheiro com metaverso é uma delas é fazendo a comercialização de produtos. Como por exemplo, um tênis digital virtual, muitas das marcas de sucesso já estão pensando nisso. A empresa Nike já terá produtos virtuais para vender. Já imaginou quantas pessoas têm 10 relógios coloridos e saem de casa uma vez por mês? Através do Metaverso, as coisas seriam mais no estilo Pokémon Fly, então tendo um relógio diferente no ambiente online, ela vai sair para rua virtual com aquele tênis, com aquele boné.

Como comprar um terreno?

Então agora você vai entender o processo de implementação do metaverso. Você comprou um terreno lá, como é que vai ser possível construir a sua vida lá? Como é que está a valorização? Como é que se dá valor no terreno?

Os terrenos virtuais são as terras existentes em diversas plataformas que possuem uma ligação com o metaverso, como o Decentraland (MANA) e o Sandbox (SAND). Esses pedaços virtuais do solo ficam dispostos em mapas divididos em lotes

A questão é que mesmo estando situados no ambiente virtual estes terrenos custam o dinheiro utilizado como criptomoeda, não possuindo registro e podem ou não valorizar com o tempo. Por isso falamos anteriormente do mercado imobiliário.

Tal economia digital é negociada através de um token não fungível, ele também é chamado de NFT. O NFT é uma espécie de representação de algo exclusivo, podendo ser digital ou não. O NFT funciona como a escritura da casa, mas com algumas diferenças.

Ela não se constitui de um documento físico, mas sim como uma chave aleatória, dividida de sequências e números. Por isso não há a necessidade de um cartório para a sua comprovação, pois o seu registro é em um blockchain, uma espécie de banco de dados isso imutável, que teve seu surgimento com a bitcoin em 2008.

Preços

Alguns fatores afetam o valor dos imóveis no Metaverso. No dia 20 de dezembro, o terreno mais barato vendido no marketplace da Decentraland custava 4.200 MANA, o equivalente a US $13.524. No OpenSea, o pedaço de terra mais em conta desse metaverso era negociado a 3.4 Ether, o que dá cerca de US $13.402.

No marketplace do The Sandbox e na coleção da plataforma no OpenSea, os preços dos espaços virtuais começavam a partir de 3.01 ETH – algo em torno de US $12 mil. A data de acesso desses dados também é 20 de dezembro. 

Alguns dos preços são elevados devido à escassez. Imagine que um produto é muito procurado, restando assim poucas unidades do produto ou serviço. Com os imóveis no metaverso é exatamente esse o pensamento: os valores tendem a subir e a procura tende a ser cada vez maior.

O tamanho da propriedade também é algo que parece sair da realidade e entrar na imersão do Metaverso, quanto maior o imóvel, maior será o seu valor. Existe uma denominação chamada “estates”, constituída por dois lotes ou números maiores. Quanto maiores os estates, maiores os preços.

Se você optar por morar em bairros nobres, terá também um peso maior no seu bolso. De acordo com a plataforma, isso ocorre porque esses moradores atraem maior tráfego. E com mais usuários passando perto da localidade, mais chances os proprietários têm de ganhar dinheiro. Algumas formas de monetização dos lotes são o aluguel do espaço para desenvolvedores, criação de games e até mesmo anúncios.

Vale a pena se envolver com o Metaverso?

Quanto às vantagens, a principal delas é justamente a valorização. Se a plataforma escolhida realmente ganhar o coração dos entusiastas do mercado e dos investidores, os preços dos terrenos tendem a explodir.

Outra vantagem é a escassez. A quantidade de lotes da Decentraland e do The Sandbox, por exemplo, é fixa. Ao comprar um terreno, o investidor está colocando dinheiro em um pedaço de terra virtual único, que ninguém mais tem acesso.

Como todo mercado, investir em terrenos do metaverso também tem riscos. O principal é a plataforma onde o terreno virtual está localizado não vingar. Se isso acontecer, os preços tendem a cair. É a mesma lógica por trás da compra de imóveis reais para investimento – se a região escolhida virar palco de violência ou começar a ser depreciada, os valores das casas desabam.

Outro risco envolve a liquidez. Se você compra um token não fungível, e depois de um tempo resolve vendê-lo, não é de uma outra para outra que se consegue achar um comprador. É diferente do que ocorre com criptomoedas como o BTC e o ETH, por exemplo, que têm alta liquidez.

Carinhosamente
Marcos Mariano

O que é o metaverso e porque ele pode mudar nossas vidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/