O que os jovens leem atualmente?

Quais estilos de leitura podem converter mais leitores para o mundo literário

Uma das reflexões que tem passado pela minha mente recentemente é “O que os jovens mais leem atualmente?”. Muito se diz que o jovem brasileiro não lê, porém já abordamos em outro texto que esse é um problema geral com várias causas e que não atinge apenas os jovens.

Pela minha própria experiência emprestando livros todos os dias para diversas faixas etárias, e sendo também um jovem (não tão jovem) que gosta de ler, quero apresentar aqui alguns estilos literários que sei que agradam os mais jovens.

Marcos procurando um livro interessante

Esse texto é bastante especial para mim porque vamos falar sobre mangás, Wattpad, fanfics e Webtoons. Acredito que essa seja uma incrível conexão que podemos fazer entre a literatura, os animês e a tecnologia.

Vamos começar com o mais comum e que você provavelmente já leu (ou assistiu uma adaptação em formato de filme), e provavelmente gostou mesmo sem saber que se tratava de um livro young adult, ou jovem adulto, em português.

Literatura jovem adulto

Livros do gênero jovem adulto ganharam muita força nos últimos anos, se tornando um dos gêneros mais lidos entre as pessoas na faixa etária dos 14 aos 30 anos. Geralmente suas histórias abordam temas como o fim do ensino médio, primeira relação sexual, primeiro amor e outras experiências marcantes.

Algumas vezes as histórias podem ter elementos de fantasia também, mas geralmente, esse ambiente escolar contribui muito para que os jovens se identifiquem com as histórias.

Eu costumo brincar que os livros de John Green são livros que falam sobre o Marcos do ensino médio, e isso foi provavelmente o que me motivou a ler praticamente todos as suas obras. Um protagonista nerd sempre me encanta, seja nos livros ou nos animês.

Fanfics

Fanfics são histórias criadas de fãs para fãs onde os personagens presentes são parte de algum Universo já conhecido, como, por exemplo, Harry Potter. Geralmente os fãs criam histórias românticas vivendo aventuras com os personagens dos seus sonhos.

Esse caráter de autopublicação das Fanfics cria um espaço muito interessante para pessoas que sonham em ser escritoras profissionais e não teriam essa oportunidade de outra maneira. Um exemplo de história que começou como uma Fanfic do One Direction e depois se tornou um livro é After.

One Direction

Outra coisa legal das fanfics é que elas alimentam todo o Fandom de um determinado Universo. Isso faz com que os personagens se mantenham vivos por anos mesmo que obras oficiais não sejam lançadas.

Caso você, assim como muitos jovens se interesse pelo mundo das Fanfics, recomendo que dê uma passada no Spirit. A plataforma é completamente gratuita tanto para leitura quanto para publicação.

Spirit Fanfics e Histórias

Está esperando o que para dar vida aos seus personagens favoritos de animês, séries, livros ou personagens de bandas?

Wattpad

O Wattpad é uma comunidade de escrita global que conecta mais de 80 milhões de pessoas. Em grande parte seus usuários são jovens com amor pela leitura ou pela escrita e que resolvem se dedicar a isso.

Wattpad, plataforma de histórias

Apesar de também contar com Fanfics, o foco do Wattpad ao contrário do Spirit, é em histórias com personagens próprios. Dessa maneira, você provavelmente vai encontrar algo que goste em meio aos diversos gêneros disponíveis na plataforma.

Outro diferencial da plataforma é a realização de concursos de escrita, o que eleva muito a qualidade das histórias fazendo com que a cada dia mais pessoas façam parte da comunidade e leiam o que é produzido.

Uma facilidade que tanto Spirit quando Wattpad oferecem é a leitura através de um aplicativo ou do computador, ou seja, você pode ler sem ter muitos gastos adicionais como você teria se fosse comprar um livro.

Mangás

Outra forma de leitura que captura muito a atenção dos jovens são as histórias em quadrinhos (HQ) e os mangás. Aqui vou ser obrigado a defender que os mangás são muito diferentes no sentido de prender a atenção já que as histórias possuem finais mais claros e mensagens que buscam gerar alguma mudança em quem lê.

Apesar dos preços ainda elevados que dificultam o acesso a esse material, e possível encontrar algumas obras em bibliotecas públicas. Atualmente vivemos em um bom momento onde a infinidade de mídias existentes contribuem para o interesse pelos mangás.

Mangá Spy x Family disponível no site da Panini

De acordo com o livro Cultura Pop Japonesa, que eu recomendo e muito a leitura, os mangás são atualmente os únicos formadores de leitores de quadrinhos no Brasil. Com isso temos ideia da importância dos mangás entre os jovens e de como esse material tem sido consumido pelos mesmos provavelmente com muito mais frequência do que os livros clássicos que todos tentam nos obrigar a ler.

WebToons

Por último temos as Webtoons, que são de longe as minhas queridinhas no momento (apesar da Ana estar lendo 10 vezes mais do que eu). As Webtoons tem espaço garantido entre os jovens por diversos motivos, sendo o principal deles a facilidade de leitura, já que foram pensadas especificamente para distribuição online, seja no site ou em dispositivos móveis.

WebToon, página inicial

Repleto de histórias dos mais variados estilos, os sites de WebToon oferecem uma leitura agradável, gratuita e de altíssima qualidade enquanto revela novos artistas e escritores.

Você pode acompanhar diversas histórias de uma única vez, seguindo um lançamento semanal parecido com o dos mangás e dos animes, com o diferencial de ser totalmente grátis, colorido e de fácil acesso.

Leia confortavelmente em qualquer dispositivo

Não preciso nem dizer que o principal público das WebToons são os jovens conectados com a tecnologia e o mundo nerd não é mesmo? Uma última coisa, não se assuste com o site em inglês, a maioria das histórias possui tradução de altíssima qualidade para o português feita pelos próprios fãs.

Em breve trarei um texto para o blog falando especificamente das WebToons e também sobre a história que estou lendo no momento, chamada Let’s Play.

Nos vemos em breve

Nesse texto compartilhei com vocês algumas das opções de leitura que eu sei que atraem a atenção de muitos jovens e que talvez possa atrair a sua também. Acredito que conforme as pessoas passem a ter mais acesso à tecnologia e a boas condições financeiras esses meios se tornem cada vez mais utilizados e diversificados.

Infelizmente no momento explorar a leitura ainda é um privilégio social-econômico, e vamos ter que lutar muito para acabar com isso. Caso queira explorar algumas maneiras de ler sem gastar absolutamente nada, não deixe de conferir o texto que publicamos aqui na Pousada Nerd: Como ler sem gastar nada (ou quase nada).

Isso é tudo que tenho para dizer sobre o que os jovens leem atualmente, complementando o texto sobre os motivos dos jovens não lerem. Nos vemos em breve, e se cuide, jovem.

Carinhosamente
Marcos Mariano