Toma Aí Um Poema

Toma Aí Um Poema: Um Podcast de Poesia

Podcast Poesias Declamadas

Recentemente comecei a me aventurar mais pelo mundo dos podcasts, e com isso tive a oportunidade de conhecer o “Toma Aí Um Poema“, podcast criado por Jéssica Iancoski. O podcast tem como objetivo declamar o máximo de poemas brasileiros para torná-los mais acessíveis ao público nos mais diversos meios.

Podcast no Spotify, atualmente com 1000 ouvintes semanais
Podcast no Spotify, atualmente com 1000 ouvintes semanais

Porque o Toma Aí Um Poema é um podcast diferente

Um grande diferencial que eu vejo logo de cara nesse podcast, e provavelmente um dos motivos de ele estar entre os 20 podcasts de arte mais ouvidos do Spotify: ele é fácil e rápido de ser consumido, pela sua duração, algo que não é comum quando se fala desse tipo de mídia.

Quando comecei a ter contato com a Jéssica e fui ver como era o podcast, fiquei impressionado com o quanto eu fiquei preso, eu fui ouvindo uma declamação após a outra e ficando cada vez mais interessado. Se você gosta de poemas e poesias não deixe de conferir, tanto no Spotify quanto no YouTube.

A parte mais legal: participe do podcast você também

Algo que achei bem interessante é a existência de um formulário no próprio site, através do qual você pode enviar os seus poemas para serem declamados no podcast. Preste bastante atenção já que a duração não pode ultrapassar dois minutos tá?

Envie o seu poema
Envie o seu poema

Para participar basta preencher um formulário bem básico onde você autoriza o compartilhamento do conteúdo enviado e afirma ser o autor. É importante lembrar também que o projeto não tem fins lucrativos, tudo que é feito é para difundir o acesso às poesias.

O podcast nas palavras das criadoras

“Nós somos a Andreia Moema, Daniele Santos e Jéssica Iancoski, as minas que fazem o maior podcast de declamação de poesia em língua portuguesa acontecer diariamente. Somos formadas em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Tanto a Daniele, quanto a Andreia são educadoras e a Jéssica, bem, foi ser escritora na vida.

No início de 2020, criamos o Toma Aí Um Poema com os objetivos de transbordar poesia e, também, ajudar novos autores nacionais e lusófonos a encontrar um destino para as suas produções. Desta forma, diariamente produzimos e disponibilizamos conteúdo gratuito sobre poesia e literatura, nos diferentes formatos e canais, mas, sobretudo em Podcast.

Em menos de um ano de projeto alcançamos resultados incríveis e, mesmo o foco não sendo números. 

O Toma Aí Um Poema é o maior podcast de poesias declamadas em língua portuguesa, segundo o Spotify. O projeto está entre os 20 Podcasts de Artes mais escutados da plataforma.

O podcast posta pelo menos um poema por dia, com duração aproximada de um minuto.  Os quadros são variados e contemplam autores brasileiros famosos e não famosos, lusófonos, mundiais e músicas. 

Texto por Jéssica Iancoski

Alguns dados importantes

  • Até agora, foram declamados mais de 300 autores diferentes. 
  • Segundo dados do Spotify, o Toma Aí Um Poema já teve mais de 30 mil ouvintes ao longo do tempo e soma 15 mil seguidores. 
  • O Podcast foi escutado em 44 países.
  • O Objetivo do Podcast é espalhar o máximo de poemas possível!

Onde encontrar o podcast

Para ficar por dentro de tudo, siga as redes sociais do Toma Aí Um Poema e se inscreva tanto no Youtube quanto no Spotify, vou deixar todos os links aqui embaixo.

Ficamos por aqui, mas em breve estaremos no podcast

Essa foi uma pequena introdução ao podcast Toma Aí Um Poema que eu particularmente tenho gostado bastante de ouvir. Se você é um apreciador de poesias pode aproveitar sem nenhuma moderação, e o melhor: os episódios curtos permitem que você faça isso com grande facilidade.

Espero que gostem e que acompanhem, já que em breve teremos alguns poemas da Pousada Nerd sendo lançados lá também.

Carinhosamente
Marcos Mariano

3 comentários em “Toma Aí Um Poema: Um Podcast de Poesia”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.