Muito se fala de criptomoedas atualmente, porém você sabia que existem países que realmente aceitam o bitcoin como sua moeda oficial? É algo raro por enquanto, porém já podemos citar 3 países que escolheram o Bitcoin, também conhecido como BTC, como sua moeda oficial nacionalmente.
Algo que deve ser notado é que países de economia mais frágeis adotam moedas como o Bitcoin, porém países com uma economia mais forte possuem seus próprios Bitcoins, um dos exemplos a China, que inspira o Brasil e outros a tentarem seguir pelo mesmo caminho da moeda digital chinesa.

Enquanto o Bitcoin ainda não substituiu moedas fortes e físicas como o dólar, ele continua no caminho de se tornar um meio de pagamento para movimentar o valor do dólar. O bitcoin, em geral, possui a vantagem de driblar as burocracias de um banco convencional. No entanto, vale mencionar que, para realmente fazer uso do BTC, é preciso que as pessoas tenham acesso à Internet, seja um computador, celular ou outro tipo de dispositivo.
Por isso, a implantação do Bitcoin em alguns países se torna algo complicado, pois além desse acesso, é preciso que as pessoas tenham um nível educacional mínimo e uma inscrição em uma corretora de criptomoedas, o que é feito online. Nesse artigo, descubra quais são os países que usam o Bitcoin como moeda oficial, além de o que é o BTC e como ele funciona.
O que é o Bitcoin e como funciona na prática?

Para resumir de forma simplória, o Bitcoin é um tipo de moeda digital, ou criptomoeda, descentralizada. Muitas histórias de pessoas que ficaram milionárias ou perderam tudo com a rápida valorização e desvalorização dessa criptomoeda nos últimos anos fez com que ela ganhasse uma fama mundial. Afinal, o Bitcoin foi a primeira moeda virtual criada no mundo.
Essa moeda pode ser utilizada como qualquer outra moeda, porém no meio digital. O Bitcoin pode comprar produtos, serviços e qualquer outro item. Isso significa que o Bitcoin é muito útil, porém o estabelecimento precisa aceitar a moeda digital para isso ser possível.
Uma das maiores vantagens do Bitcoin e qualquer outra moeda é que ela não possui uma cédula física, ou seja, é inteiramente digital. O Bitcoin foi a primeira moeda descentralizada do mundo, ou seja, não é preciso ter intermediários em qualquer tipo de transação com ela. Além disso, não é necessário que ela seja regulada por bancos ou governos.
Qualquer negociação feita com Bitcoin é feita na blockchain. Esse seria um banco de dados onde toda transação com o BTC é registrada entre os participantes da rede. Mesmo assim, o BTC continua descentralizado e aberto. Fora isso, é preciso notar que as informações dos participantes são anônimas.
Quais são os países que usam Bitcoin como moeda oficial?

A inflação elevada, crise econômica e outras questões são problemas comuns em vários países, inclusive no Brasil, porém certos países estão buscando uma forma viável de consertar seus problemas através de uma solução digital: O uso da moeda digital Bitcoin para suas transações, de forma reconhecida e oficial. Existem, atualmente, 3 países que usam o Bitcoin como moeda oficial. Quer descobrir quais são eles?
El Salvador

No dia 7 de setembro de 2021, um ocorrido mudou o mundo das criptomoedas para sempre. El Salvador foi o primeiro local a decidir que o Bitcoin poderia se tornar sua moeda oficial. Durante o anúncio oficial do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, disse que a razão para sua escolha era simples: A grande parte do PIB de seu país vinha de moradores de El Salvador vivendo fora do país e enviando dinheiro para suas famílias.
Através do BTC, o presidente viu uma oportunidade de agilizar esse processo, tornar ele mais fácil e economizar nas taxas. Em geral, o plano é melhorar a economia de El Salvador. O país possui PIB de US$ 24,64 bilhões segundo dados de 2020 e 6,5 milhões de pessoas em sua população.
Com a implantação dessa mudança, o turismo do país aumentou em 30%. Além disso, grande parte dos turistas já não são mais da América Central, pois a mudança atraiu muitos americanos dos Estados Unidos para El Salvador. Mesmo com esse efeito positivo, estudos mostram que o Bitcoin não é utilizado em grande número pela população durante seu dia-a-dia, portanto existe um caminho muito longo para normalizar seu uso.
Argentina

Um estudo recente feito pela Triple A em 2021 mostra que pelo menos 3% da população argentina já usa o Bitcoin em seu dia-a-dia. Ou seja, mais ou menos 1,3 milhões de pessoas usam o Bitcoin em seu dia-a-dia. Para os argentinos, o Bitcoin se tornou uma maneira de transformar pesos argentinos em dólares americanos com poucos cliques.
A Argentina é um dos 10 principais países que querem adotar o Bitcoin e as stable coins como moeda oficial. As criptomoedas estão se tornando cada vez mais úteis no dia-a-dia de muitos, sendo elas muito utilizadas para investimentos ou reservas de valores.
República Centro-Africana

Inspirados por El Salvador, a República Centro-Africana adotou o Bitcoin como uma moeda oficial no fim de abril de 2022. O país está entre os mais pobres do mundo, com um PIB de apenas 2 bilhões de dólares segundo dados de 2020. Segundo seu presidente, o Bitcoin apresenta novas oportunidades para o país africano.
Algumas instituições irão ajudar o governo a aplicar essa nova moeda e educação para os moradores locais. O fato é que a educação sobre o assunto é muito importante para realmente tornar o Bitcoin algo positivo no país que vive em guerra e é muito pobre. Essa operação iniciou no Quênia e na Nigéria em abril. O governo tem a ajuda de algumas corretoras de criptomoedas, sendo uma delas a MARA, uma das maiores do mundo.
Se essa moeda der certo no país, será questão de tempo para ver os resultados em alguns meses. Mas e aí, você acredita que essas implementações do Bitcoin e outras criptomoedas é algo correto e até mesmo interessante para o Brasil? Diga-nos abaixo!