Problemas para estudar? Confira dicas para focar nos estudos

Problemas para estudar? Confira dicas para focar nos estudos
Problemas para estudar? Confira dicas para focar nos estudos

Como focar nos estudos

Manter a concentração nos estudos em casa é uma tarefa difícil, por muitas vezes a família ou outros moradores não colaboram e fazem barulho, ou lhe atrapalham pedindo favores a todo tempo, ou até mesmo as mais variadas distrações rotineiras poderão ser o suficiente para fazer com que você se desconcentre e não mantenha o foco nos estudos.

Neste artigo você verá algumas dicas e técnicas que poderão lhe ajudar durante sua rotina de estudos, confira a seguir.

Dicas para focar nos estudos

Local adequado

O primeiro e mais importante passo para ser realmente produtivo e focado em suas horas de estudo é possuir um ambiente adequado para tal, longe de distrações como televisão, videogame ou um ambiente do qual você tenha contato direto com outra pessoa que possa tirar sua atenção.

Escolha um cômodo especifico em sua residência e torne ele o seu local de estudos, é importante que você mantenha sempre este local para estudar, caso mude o ambiente de estudos todas as vezes seu cérebro terá dificuldade para entender que ali é um local do qual você precisa de concentração e foco.

Caso divida a casa com outras pessoas peça para que elas respeitem seu horário de estudos e não fiquem transitando a todo momento pelo seu espaço.

Elimine distrações e gatilhos mentais

A escolha de um local adequado para se estudar deve ser levado em consideração a quantidade de distrações e até mesmo gatilhos mentais que terá durante o tempo que estiver no cômodo; se possível desligue seu celular ou o deixe longe de você durante o tempo de concentração; os gatilhos mentais são mais difíceis de serem controlados e até mesmo evitados, porém você será mais facilmente manipulado a se sentir com preguiça e sono caso faça da sua cama o seu local de trabalho por exemplo.

Você pode gostar:  Amazon Prime: Vantagens e porque você deveria assinar

Seja flexível

É claro que manter uma rotina e um horário fixo para os estudos será muito útil para uma maior concentração e foco, uma vez em que gradualmente sua mente irá aprender que de x a x horário você estará estudando; porém como não somos maquinas programadas imprevistos podem acontecer, as vezes um simples dia ruim em que não acordamos tão dispostos poderá ser o motivo de um baixo rendimento durante os estudos pela manhã, nesta ocasião por exemplo não hesite em mudar seu horário de estudos para a tarde ou noite; uma das vantagens de se estudar de casa é a flexibilidade então aproveite da mesma.

Técnicas para focar nos estudos

Utilize músicas

As vezes reduzir o som ambiente e ouvir uma música que seja de seu agrado poderá ser uma ótima técnica para que você foque nos estudos, o bom e velho fone de ouvido por exemplo poderá ser útil caso em sua residência haja muitas pessoas conversando ou até mesmo o simples barulho do trânsito seja um incomodo.

Entretanto fique atento para o tipo de música que irá escolher para lhe acompanhar em sua jornada, opte por estilos mais calmos e tranquilos, caso escolha uma banda ou artista do qual seja muito fã a animação poderá ser tanta que irá lhe desconcentrar; caso tenha dificuldades em escolher as músicas por conta própria você poderá encontrar no YouTube playlists já prontas feitas exclusivamente com o objetivo de lhe manter focado.

Escreva a mão

As vezes já estamos tão no automático escrevendo pelo computador/notebook que isso poderá acabar afetando seu processo de aprendizagem; por isso sempre que possível faça anotações ou até mesmo seu estudo a mão no bom e velho caderno; estudos comprovam que o exercício de escrever manualmente e fazer anotações é um ótimo passo para se manter focado e aprender os conteúdos com maior facilidade.

Técnicas para focar nos estudos
Técnicas para focar nos estudos

Crie um ritual

Antes de entrar de cabeça nos estudos e iniciar suas horas de foco e concentração procure criar um ritual que irá lhe auxiliar a ficar bem e se sentir confortável para as próximas horas, você poderá por exemplo adotar exercícios como: yoga, meditação, alongamentosou até mesmo utilizar da aromatização caso lhe agrade, fazer o uso de incensos e óleos essenciais poderá criar um ambiente mais aconchegante e apropriado para seus estudos; os óleos essenciais do terra poderão lhe servir desde como aromatizantes até como auxiliar durante seu processo de foco, concentração e evitar o estresse.

Você pode gostar:  4 Livros de Empreendedorismo para alavancar suas vendas

Não consigo focar nos estudos

Está tendo dificuldades para focar nos estudos? Confira alguns dos hábitos que podem estar lhe atrapalhando.

  • Estudar por muitas horas sem realizar pausas;
  • Deixar para estudar na última hora;
  • Deixar com que distrações levem sua concentração;
  • Condições desfavoráveis como durante a madrugada lutando contra o sono;
  • Não definir prioridades;
  • Estudar em um ambiente desorganizado.

Espero que essas dicas possam ajudar a melhorar seus estudos. Estudar é um dos poucos caminhos que ainda temos para mudarmos nossas próprias vidas e o mundo.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Imagem padrão
Marcos Mariano

Tenho 30 anos e sou apaixonado por jogos, animes, tecnologia, criptomoedas e literatura. Atualmente estudo Marketing Estratégico Digital e mato meu tempo escrevendo qualquer coisa que passe pela minha cabeça.

Artigos: 915

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.