Programas de afiliados valem a pena

Como funcionam os programas de afiliado?

Os programas de afiliados valem a pena? Sim, valem, mas tudo dependerá do pleno conhecimento sobre cada plataforma de vendas afiliadas e do esforço do vendedor.

Programas de afiliados valem a pena?

O marketing de afiliados evoluiu bastante, sendo bastante conhecido na Amazon, Hotmart, Udemy e por meio da monetização de blogs.

Essa possibilidade de ganho financeiro e crescimento profissional como empreendedor se deve ao surgimento de novas tecnologias digitais dedicadas para venda de produtos tangíveis (físicos), infoprodutos (como cursos online) e de serviços.

Inicialmente, o indivíduo que atua como afiliado é um indivíduo que trabalha identificando produtos que se adequam ao seu blog, perfil de rede social, canal no YouTube e lista de e-mails para serem anunciados em troca de remuneração.

A remuneração ocorre através do pagamento de comissões a cada venda realizada, clique no link ou veiculação de anúncios, dependendo da política de remuneração de cada marca e plataforma.

Estamos falando de uma atividade que tem crescido bastante nos últimos tempos em todo o mundo para promover diversos tipos de produtos e gerar oportunidades de ganho para produtores de produtos e serviços e, ao mesmo tempo, para os vendedores.

Geralmente, plataformas como Hotmart, Edduz, Amazon e Americanas.com são as mais conhecidas para gerar boas comissões.

O usuário que pretende trabalhar como vendedor digital de produtos afiliados precisa se cadastrar nessas plataformas e começar a indicar produtos sem, necessariamente, ser dono de um blog ou site, podendo divulgar os links de vendas nas redes sociais e no seu canal de YouTube.

Programas de afiliados no Brasil

No Brasil, existem grandes programas que são seguros e eficientes. Atualmente, a Hotmart, Eduzz, Monetizze são as principais plataformas de programas de afiliados.

Essas plataformas são dedicadas a infoprodutos, principalmente cursos e e-books. Costuma ser uma boa dica para vendedores iniciantes com um canal de divulgação e de cadastro bastante fácil e inteligível.

A seguir listamos outras plataformas bastante oportunas e seguras para quem deseja iniciar como afiliado:

1 – Udemy

Essa plataforma é muito usada para divulgar cursos online, sendo uma plataforma de grande relevância na área. É reconhecida como uma das melhores plataformas dedicadas para a venda afiliada.

Essa plataforma costuma oferecer treinamentos, cursos e orientações para o seu público, e os vendedores afiliados contam com um processo de capacitação para facilitar todos os processos de vendas.

A Udemy oferece painel de acompanhamento de desempenho completo e simples, o que ajuda no processo de gerenciamento das comissões.

2 – Hotmart

Estamos falando da mais antiga do Brasil e a maior plataforma da América Latina no segmento de infoprodutos. Possui um grande catálogo de produtos como cursos online, treinamentos, ebooks, mentorias e demais tipos de produtos digitais.

Oferece uma vasta gama de treinamentos e tutoriais através de blogs, ebooks e e-mails para os seus afiliados. Na plataforma é possível acompanhar suas comissões e outros dados.

3 – Americanas

Para quem gosta de indicar produtos físicos, a loja Americanas.com também possui um programa bastante seguro e robusto para vendedores digitais. É importante se cadastrar e procurar conhecer as principais categorias de produtos.

Programas de afiliados valem a pena

Como falamos no início do artigo, esses programas valem muito a pena. Porém, a ansiedade e a falta de experiência dos vendedores iniciantes poderão atrapalhar a alcançar os primeiros resultados.

Em muitos casos, até especialistas em marketing digital podem se sentir desafiados para alcançar bons resultados.

Porém, é importante conhecer, estudar e saber aplicar os principais passos do marketing de afiliados para saber procurar as melhores abordagens e técnicas de vendas.

É primordial que o usuário, seja para produzir o seu próprio produto ou para revender produtos de terceiros, tenha um computador pessoal com acesso à internet e muita vontade de aprender.

Com boa determinação, o vendedor poderá observar os casos de sucesso, selecionar os produtos que realmente podem atrair vendas e construir canais de vendas e de relacionamentos.

Inicialmente, as melhores plataformas de vendas afiliadas não fazem nenhum tipo de exigência no momento do cadastro. Mas, é importante que o vendedor afiliado esteja sempre antenado com o surgimento de novos produtos.

Lembramos que o vendedor afiliado digital se refere ao indivíduo que vende os produtos e, geralmente, não é o autor, o criador e nem o responsável pela entrega do mesmo.

O controle de estoque de produtos físicos ou de entrega de infoprodutos é de responsabilidade da marca produtora e revendedora e da marca proprietária da plataforma.

Na base, a entrega e o estoque também são responsabilidades dos produtores, mesmo que o afiliado possa criar uma relação de proximidade com os clientes.

Geralmente, os empreendedores que criam produtos ou que vendem procuram programas de afiliados para viabilizar vendas e obter ganhos financeiros.

A adoção desse tipo de programa ajuda a economizar verba com publicidade no caso do produtor e a gerar uma renda adicional para quem vende. Para o vendedor afiliado, a grande dedicação é a venda de produtos de terceiros.

Programas de afiliados rendem dinheiro?

Depende da qualidade do produto e da dedicação dos vendedores. É importante conhecer e dominar técnicas de vendas, criar canais de atração de público e facilitar o processo de vendas para o cliente final.

Todo tipo de negócio online requer muita dedicação e esforço, mas, hoje é bem comum encontrar afiliados profissionais que faturam mais 200 mil reais por mês apenas com as generosas comissões que recebem diariamente.

Melhores programas de marketing de afiliados

A seguir apresentamos a lista dos melhores programas de afiliados do Brasil.

  1. Monetizze
  2. Udemy
  3. Hotmart
  4. Eduzz
  5. Amazon
  6. Awin
  7. Lomadee
  8. AdSense

Programa de afiliados Amazon

O programa de afiliados da Amazon é um dos mais antigos da internet em todo o mundo. Neste caso, proprietários de sites e blogs podem criar links a serem veiculados em seus sites para indicar a venda de produtos vendidos e entregues pelo site da Amazon.

Programa de afiliados Amazon

Todo o cadastro é gratuito com ferramenta acessíveis e fáceis de serem usadas. A cada venda realizada, o portal pode pagar até 9% de comissão sobre o valor de cada produto vendido.

Conclusão 

Os Programas de Afiliados são poderosos e podem gerar uma ótima renda todos os meses, tudo vai depender do seu esforço, empenho, e foco. Também é importante buscar conhecimento na área e ficar atento às novidades relacionadas a ferramentas, SEO, conteúdo e tráfego.

Um negócio lucrativo que está apenas engatinhando no Brasil, aproveite esta oportunidade você também!

Carinhosamente
Marcos Mariano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *