Quais as características dos animes?

Anime é o nome do tipo de desenho animado feito no Japão.

Porém, de acordo com os Cursos Online Grátis, o conceito japonês de anime, este termo é usado para classificar todos os tipos de anime, ou seja, independentemente da origem (nacional ou estrangeira).

Podemos destacar que a origem da palavra anime é incerta. Alguns acreditam ser um acrônimo para animação inglesa (“animação”), enquanto outros acreditam que pode ter se originado na animação francesa.

Quais as características dos animes?
Quais as características dos animes?

O anime é confundido com um gênero de animação quando na realidade é apenas um meio, pois pode abranger inúmeros gêneros diferentes, como infantil, romance, comédia, terror, aventura, ficção científica, etc.

No Brasil, os animes fazem muito sucesso desde a década de 1980, os mais populares Dragon Ball Z, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, Sakura Card Captors, Pokémon, Digimon, Sailor Moon, Death Note, One Piece, etc.

Sinopse de alguns animes que fazem sucesso no Brasil

Dragon Ball Z

Cinco anos após vencer o Torneio Mundial de Artes Marciais, Goku tem uma vida pacífica com sua esposa e filho. No entanto, isso muda com a chegada de um misterioso inimigo chamado Raditz, que se apresenta como o irmão perdido de Goku e revela que ele é um guerreiro da raça Saiyan, e que foi originalmente enviado à Terra para conquista-la. Com sua tentativa fracassada de recrutar Goku como aliado, Raditz adverte Goku e seus amigos de que uma nova ameaça se aproxima rapidamente da Terra, uma que poderia mergulhar o planeta em um conflito intergaláctico e fazer os próprios céus tremerem. Uma guerra será travada pelas esferas místicas do dragão, e somente os mais fortes sobreviverão.

Dragon Ball Z (1989)
Dragon Ball Z (1989)

Naruto

Momentos antes do nascimento de Naruto Uzumaki, um enorme demônio conhecido como o Kyuubi, a Raposa de Nove Caudas, atacou o vilarejo da folha oculta Konoha, causando destruição. Para pôr fim à devastação de Kyuubi, o líder da aldeia, o quarto Hokage, sacrificou sua vida e selou o monstruoso animal dentro do recém-nascido Naruto. Agora, Naruto é um ninja hiperativo e cabeça dura que ainda vivem em Konoha. Evitado pelos demais habitantes por causa da Kyuubi dentro dele, Naruto se esforça para encontrar seu lugar na aldeia, enquanto o seu ardente desejo de se tornar o Hokage de Konoha o leva a conhecer alguns grandes novos amigos, e também alguns inimigos mortais.

Naruto (2002)
Naruto (2002)

Cavaleiros do Zodíaco

Os 88 Cavaleiros de Atena trajam desde os tempos mitológicos armaduras protegidas pelas constelações do céu para, assim, servir sua deusa e preservar a paz e o amor na Terra. Agora, nos tempos modernos, nasce uma nova Atena e, para que ela não seja assassinada ainda bebê por aqueles que estão ofuscados pelo poder e pela ganância, ela é levada para longe, onde cresce como Saori Kido. Uma nova batalha santa está para começar! Vão, jovens Cavaleiros, protejam Atena!

Os Cavaleiros do Zodíaco (1986)
Os Cavaleiros do Zodíaco (1986)

Sakura Card Captors

Kinomoto Sakura é designada a Caçadora de Cartas pelo Guardião do Selo, Kerberos, quando ela acidentalmente abre o livro mágico das Cartas Clow e as espalha aos quatro ventos. Para proteger o mundo de um desastre, ela deve capturar todas as Cartas Clow com a ajuda de sua amiga, Tomoyo, e Kerberos.

Sakura Card Captors
Sakura Card Captors

Pokémon

Explore o mundo de Pokémon com Ash e seu parceiro Pikachu em busca do sonho do menino de ser um mestre Pokémon.

Pokémon (1997)
Pokémon (1997)

Digimon

Sete crianças estão num acampamento de verão quando, inesperadamente, uns estranhos aparelhos caem do céu – os digivices (digital devices ou dispositivos digitais) e elas são transportadas para o Mundo Digital (Digimundo), mais propriamente para uma ilha conhecida como Ilha Arquivo. Cada uma das crianças conhece um digimon que se torna seu companheiro. Para tentarem regressar a casa, as crianças percebem que existem digimons bons e digimons maus. Eles iniciam uma luta contra os inimigos que pretendem dominar o Mundo Digital com a força da Escuridão, contando com a ajuda dos seus digimons que, com o passar do tempo, se tornam mais poderosos e conseguem se converter em criaturas maiores e mais fortes.

Digimon (1999)
Digimon (1999)

Sailor Moon

Usagi Tsukino é uma garota chorona, fraca nos estudos e preguiçosa. Mas seu jeito gentil, alegre e animado é inigualável, assim como sua paixão por dormir e comer. Um dia, o destino dessa garota comum se transforma ao encontrar Luna, uma gata preta com sinal de lua crescente na testa e a habilidade de falar como os humanos.

A gata mensageira da Lua diz que Usagi é uma Guerreira Sailor escolhida e que tem a missão de lutar contra seres malignos, procurar as outras guerreiras aliadas e encontrar a Princesa da Lua. Ao perceber os movimentos de Luna, Queen Beryl, a rainha do Reino da Escuridão, ordena que seus subordinados impeçam as Guerreiras.

Sailor Moon (1992)
Sailor Moon (1992)

Death Note

O jovem estudante Light Yagami acha um caderno com poderes sobrenaturais, chamado Death Note, no qual é possível matar uma pessoa apenas escrevendo seu nome no caderno. Quando o descobre, Light tenta eliminar todos os criminosos do mundo e dar à sociedade um mundo livre do mal. Mas seus planos começam a sair de rumo quando o detetive L resolve contrariar Light.

Death Note (2006)
Death Note (2006)

One Piece

Houve um homem que conquistou tudo aquilo que o mundo tinha a oferecer, o lendário Rei dos Piratas, Gold Roger. Capturado e condenado à execução pelo Governo Mundial, suas últimas palavras lançaram legiões aos mares. “Meu tesouro? Se quiserem, podem pegá-lo. Procurem-no! Ele contém tudo que este mundo pode oferecer!”. Foi a revelação do maior tesouro, o One Piece, cobiçado por homens de todo o mundo, sonhando com fama e riqueza imensuráveis… Assim começou a Grande Era dos Piratas!

One Piece (1999)
One Piece (1999)

Principais características dos animes

O anime é consumido principalmente por otakus, tradicionalmente conhecidos no ocidente como fanáticos da cultura pop japonesa.

O anime tem características bem diferenciadas, como, por exemplo, o uso de direção de arte ágil, enquadramento arrojado, muita ação de cena e uma variedade de temas como ficção científica, aventura, infantil, romance e horror.

Mesmo em obras infantis, cenas de humor adulto são comuns (uma mulher beliscando secretamente o marido para mantê-lo quieto em uma conversa, fazendo birra por ciúme ou amor platônico).

Há também muitos personagens andróginos e homossexuais nos animes japoneses, geralmente sutis. Ambos os traços são reflexos da cultura japonesa, onde a homossexualidade e o hermafroditismo não são muito diferentes da heterossexualidade, então as crianças não têm problemas em ver isso.

Mas fora desse contexto, como no Ocidente, esses atos são muitas vezes incompreendidos, levando em muitos casos à censura e adaptações de papéis.

Entre os otakus, há também os fãs de cosplayers, de um certo anime ou mangá, que gostam de se retratar como de forma fantasiada os personagens de suas séries japonesas favoritas.

Muitas vezes, torneios de cosplay são realizados em reuniões e conferências otaku (que exploram muito a paixão por anime e mangá) para recompensar os cosplayers por seus melhores personagens e performances.

Características dos animes

Os desenhos de anime são caracterizados por uma forte exibição dos sentimentos e de emoções dos seus personagens através das expressões faciais.

Como, por exemplo, os olhos grandes, desenhos cheios de brilho e de cor, onomatopeias e expressões que são muito exageradas, características comuns nos animes.

Tipos de anime

O anime pode abordar diversos tipos de tópicos e atingir um público-alvo específico. Os animes são categorizados de acordo com o seu público e com os temas que eles possuem, os comuns são: Shonen, Shoujo, Shonen e Hentai.

Shonen: O anime Shounen é voltado para adolescentes do sexo masculino que tem uma paixão pela área da ação e aventura. Por exemplo: Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, etc.

Girls: Estes animes são voltados para as adolescentes do sexo feminino. Normalmente, tratam da chamada “mitsvá” feminina, o drama e as preocupações típicas das adolescentes, como, por exemplo, o primeiro amor, o primeiro beijo, entre outras coisas.

Seinen: Anime para público adulto, geralmente voltado para homens. Eles lidam com os mais diversos assuntos complexos, profundos que são mais realistas.

Hentai: esses são os animes com um certo conteúdo adulto, com cenas eróticas e com sexo explícito.

Os Cursos Online Gratuito da área da animação apontam que os animes tem várias outras categorias e subcategorias.

Características

Olhos: Geralmente muito grandes, bem definidos, redondos ou oblíquos, cheios de brilhos, geralmente com uma cor marcante como bolas vermelhas, rosa, laranja, roxas, douradas ou simplesmente pretas sobre fundo branco. Esta técnica foi introduzida por Tezuka para que ele pudesse dar mais emoção aos seus personagens. Eles são considerados partes fundamentais e expressivas de um personagem, os olhos podem assumir uma variedade de formas e formas para expressar as emoções do personagem. Saiba que uma das características mais famosas dos animes são o tamanho dos olhos.

As razões mais prováveis ​​para esse recurso são a influência dos antigos desenhos da Disney e a crença japonesa de que os os olhos são as janelas da alma.

Cabelo: Vem em todas as formas, volumes e penteados, eles sempre cheio de fitas, laços, etc., e claro cores.

Corpo: Na maioria das vezes, sempre vai ser um formato escultural, às vezes excessivamente escultural, é cheio de detalhes.

Roupas: Desenhos sempre coloridos e imaginativos. Diversos personagens sempre vão usar a mesma roupa porque essa é uma forma de caracterizá-lo. Independentemente do tipo de história, o uso de roupas tradicionais japonesas, como o kimono, também é comum.

Personalidade: Todos os personagens costumam ter uma personalidade que será muito bem elaborada, sendo ricas, recheadas com os mais variados e variados traços, independente de cada situação e personagem.

Voz: Também é um grande elemento importante em um personagem porque nos permite conhecer um pouco através de sua voz. Estes são todos escolhidos com base na personalidade do personagem. As vozes são muito poderosas, estridentes, harmoniosas ou até esponjosas. Saiba que elas fazem parte de qualquer mundo dos animes e todos os dubladores são objeto de admiração da grande parte dos fãs.

Quais as características dos animes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Licença Creative Commons
Pousada Nerd criado por Marcos Mariano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Baseado no trabalho disponível em https://www.pousadanerd.com/