Pular para o conteúdo

Quais os softwares utilizados pelos Vtubers?

Os youtubers virtuais, ou Vtubers, estão conquistando a Internet cada vez mais com seu carisma, sendo que o principal diferencial que eles apresentam de outros criadores de conteúdo é poder ter um avatar virtual com um modelo em 3D ou 2D. Quem assiste o conteúdo desses Vtubers muitas vezes não tem noção do trabalho que é colocado por trás desses vídeos e streams, afinal há uma necessidade de vários softwares sendo utilizados ao mesmo tempo, além do fato que a criação de um avatar virtual também necessita do uso de diferentes softwares, fora os softwares que todos os streamers já utilizam para fazer suas transmissões ao vivo. Mas, enfim, quais seriam os softwares utilizados pelos Vtubers?

Marcos configurando o OBS
Marcos configurando o OBS

Segundo a wiki dos Youtubers Virtuais, existe uma série de softwares que podemos encontrar nas mãos de um Vtuber. O processo de realizar uma a stream com êxito pode ser mais difícil do que parece, especialmente no início. Enquanto Vtubers de grandes empresas como Hololive e Nijisanji não precisam arcar com custos, os Vtubers menores e independentes precisam pagar de seu próprio bolso para obter a maioria desses softwares. Então, se você está pensando em se tornar um Vtuber ou talvez fica imaginando como funciona os bastidores por trás de cada stream, iremos falar um pouco mais sobre os principais softwares utilizados por Vtubers para fazer sua magia acontecer.

Descubra quais programas os Vtubers usam

Fazer transmissões ao vivo não é nada fácil, devemos já deixar isso claro. Quem pensa que é apenas clicar em um botão e ser feliz, pode estar muito errado. Por trás de uma stream de Vtuber, normalmente existem alguns detalhes. Primeiramente, antes dos programas, devemos mencionar que a maioria dos Vtubers usa um layout que combina com seu personagem, ou seja, uma caixa de texto personalizada para seu chat no canto da tela, talvez uma tela inteiramente personalizada com detalhes como contato e mais. Esses pequenos detalhes necessitam de um investimento inicial do Vtuber, pois um artista precisa ser contratado para produzir o que são chamados de ‘pacotes de streams’, sendo essas as ilustrações que tornam as streams mais bonitas e personalizadas.

Você pode gostar:  Como se tornar Vtuber: Aparelhos, custo e Hololive

Sabendo disso, muitos se questionam como essas ilustrações são aplicadas na stream para que os espectadores possam ver. Portanto, vamos citar alguns dos principais programas que auxiliam nessa questão, na produção do personagem, no tracking da pessoa por trás do personagem e mais.

VSeeFace

O VSeeFace é um dos softwares mais famosos por ser totalmente gratuito e auxiliar no tracking. Através do VSeeFace, que está disponível para Windows, é possível que a pessoa personalize seu personagem dentro do programa para seguir seus movimentos. O Windows precisa ser 10 para que rode esse software.

VRChat

Quem pensa que o VRChat é apenas um lugar para se divertir entre amigos está muito enganado. Vtubers podem transferir seu modelo para dentro do jogo e utilizar ele como uma forma de usar seus óculos VR para produzir conteúdo.

VRoid Studio

Simplesmente o software mais popular para a criação de personagens do zero. Devemos dizer que a modelagem não precisa, necessariamente, fazer parte do VRoid, pois ele oferece várias bases dentro do seu programa para pessoas com menor experiência poder editar seu modelo do zero. VRoid é totalmente gratuito e possui várias funcionalidades para a criação de um personagem.

VIVE Tracker

Para realizar o tracking, o VIVE é um dos softwares mais utilizados, pois ele auxilia o Vtuber a orientar a posição do tracking em relação a sua câmera, tornando o tracking feito por outros softwares de maior qualidade.

Leap Motion

Para organizar o tracking das palmas e mãos, o Leap Motion é o software gratuito mais utilizado. Apesar de ser um pouco complicado, existem vários tutoriais de como utilizar ele pela Internet.

FaceVTuber

Não podemos dizer que esse é um software, pois não precisa ser baixado no computador para funcionar. O FaceVTuber possui o intuito de guiar um Vtuber, testando seu modelo online utilizando um tracking básico com a câmera de seu próprio computador, por exemplo. Ele é ótimo para testar se as articulações de um modelo estão corretas e é um site totalmente gratuito e online para testes.

Você pode gostar:  10 animes parecidos com Yu-Gi-Oh! GX

iPhone

Obviamente, esse não é um software, porém todo iPhone a partir do iPhone 9 possui a chamada In Depth Camera, ou seja, uma câmera aprofundada. Isso oferece a oportunidade de um Vtuber usar seu dispositivo iOS para fazer streams com um tracking quase que perfeito, usando apenas um dispositivo móvel. Infelizmente, usuários de Android não possuem essa vantagem, mas não devemos descartar a possibilidade de um novo celular Android com uma tecnologia que possibilita o tracking.

OBS Studio

Em geral, o OBS é um software utilizado pela maioria dos streamers, mesmo que não sendo Vtubers. Através do OBS, é possível personalizar uma stream na Twitch ou Youtube adicionando ilustrações nas bordas, caixa para o chat personalizada e muito mais. O OBS também ajuda na qualidade da stream e para realizar a stream em geral, portanto ele é uma ferramenta essencial para qualquer Vtuber.

Bônus: E para quem não pode usar esses softwares?

Quem quer começar a produzir conteúdo com seu próprio personagem virtual não precisa ficar triste se não pode, de imediato, usar esses softwares, pois todos eles requerem uma máquina mais potente para aguentar o serviço que oferecem. O aplicativo para Android e iOS chamado de REALITY é uma opção para quem não possui o hardware suficiente para produzir seu conteúdo no PC. O aplicativo oferece um criador de personagem onde o usuário pode personalizar o cabelo, olhos, altura e muito mais de seu Vtuber, além de poder nomear ele, vestir ele como bem entender e mais.

REALITY
REALITY

A plataforma continua em constante crescimento e muitos criadores dela já possuem mais de 100 mil seguidores, inclusive havendo uma base de usuários brasileiros no app. Sendo assim, é uma forma de experimentar com o ramo e ainda também aprender mais sobre fazer streams, sem necessitar de uma máquina potente ou vários softwares diferentes para se tornar um Vtuber.

Você pode gostar:  Boruto: Diretor do anime planeja processar estúdio

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.